Nortada - Cascais

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dados de vento do passado sábado, dia 25. Dia de nortada violenta na zona norte do concelho de Cascais.

Estação amadora do Pai do Vento, Alcabideche (cota 78 mts)
Rajada máxima: 90,1 km/h
Vento medio(24 horas) : 35 km/h

Estação IPMA- Cabo Raso ( cota 5 metros)
Rajada máxima: 61,8 km/h
Vento médio(24 horas): 35,6 km/h

Estação Amadora da Pampilheira, Cascais (cota 60 mts)
Rajada máxima: 47 km/h
Vento médio(24 horas): 19 km/h


Como tenho dito, em boa hora surgiu esta estação do Pai do Vento, pois veio colmatar uma lacuna na cobertura da forte nortada.
É notável como a estação conseguiu competir com a do Raso em termos media 24 horas, já na rajada máxima a diferença é tremenda.

@ruijacome uma estação em Alcabideche é que era!
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Conheço o Vale da Amoreira/zona do estádio do Estoril e posso confirmar que a nortada ali é bem forte!

O inicio desse vale, da-se entre duas localidades extremamente ventosas, Alcabideche e Alcoitão, sendo a primeira mais ventosa.
Um corredor impressionante, nas imediações no estádio existem árvores com deformação grau 4, o que para uma área de vale é excelente.

No outro dia, em conversa, contaram-me que pessoas compraram casa junto ao cabeço de Janes, passado uns tempos venderam, pois não podiam com o vento, o simples abrir a porta do carro por vezes era algo muito difícil. Impressionante.
Vou tentar começar a fazer mais medições naquele ponto.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Como prometido, outro video e respectiva medição.



Já agora deixo aqui o video que partilhei no tópico litoral centro, para não se perder, ao meno fica no tópico apropriado.
Vento incrivel!
@belem conheces bem esta zona, repara no potencial de vento, no pequeno cume que ronda o vale do Cabreiro.

 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Registos de hoje, no Cabreiro, Alcabideche.

Local de medição:

xlwtdMt.jpg


Era impossível fazer um video melhor, o anemometro registou 83,1 km/h, condições extremas!



O pico de vento mais intenso.

ZiJRiGY.jpg


Mais 2 videos.





Enfim, um fenómeno local simplesmente único em Portugal, agradecimento especial a serra de Sintra.
Assim se percebe, como é normal as arvores apresentarem deformações, pois são dias, muitos dias de vento forte constante ao longo de anos e anos, com agravante de ocorrerem rajadas mais fortes do que junto à costa.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem, impressionante mesmo. Isso não fica nada atrás das tais ciclogéneses explosivas que por vezes passam por cá. :confused::D

Boas,

Verdade, lembro me de uma vez teres estado aqui na zona e teres ficado surpreendido com vento, salvo erro estavas no Estoril, e por lá nem faz vento assim por aí alem comparativamente com a zona norte do concelho.
Quanto a intensidade do vento, aqui temos practicamente sempre a rajada maxima anual no verão, a rondar os 95/ 100 km/h.
Em 2015, foi diferente, a 17 Outubro tive por aqui rajada máxima de 133 km/h, o IPMA falou inclusive desse registo do bolentim de outubro. Esse vendaval foi de SO, o que provocou logo outro impacto na região, os bombeiros tiveram dezenas de ocorrências.
Ontem era impossível ir andar de bike, parece que não mas estes vendavais condicionam um pouco a o quotidiano das pessoas, embora estejamos habituados.
 
Última edição:

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Boa reportagem:thumbsup:

A nortada no Guincho é de tal maneira que na estrada se não se circular de vidros fechados está-sujeito a 'comer' areia e a entrar para os olhos. Já passei por isso:mad:

Aquela região mais apontada para dentro do oceano é naturalmente mais fria e faz mais contraste térmico com o interior muito aquecido (depressão térmica) e também favorecendo da circulação geral na atmosfera durante o verão. Há quem lhe chame um tipo de monção. À medida que a depressão térmica se vai definindo ao longo do dia, maior vai sendo a intensidade da nortada, para se extinguir durante a noite, com o fim da depressão térmica por arrefecimento.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Boas,

Verdade, lembro me de uma vez teres estado aqui na zona e teres ficado surpreendido com vento, salvo erro estavas no Estoril, e por lá nem faz vento assim por aí alem comparativamente com a zona norte do concelho.
Quanto a intensidade do vento, aqui temos practicamente sempre a rajada maxima anual no verão, a rondar os 95/ 100 km/h.
Em 2015, foi diferente, a 17 Outubro tive por aqui rajada máxima de 133 km/h, o IPMA falou inclusive desse registo do bolentim de outubro. Esse vendaval foi de SO, o que provocou logo outro impacto na região, os bombeiros tiveram dezenas de ocorrências.
Ontem era impossível ir andar de bike, parece que não mas estes vendavais condicionam um pouco a o quotidiano das pessoas, embora estejamos habituados.
Também fui de férias com casa a Tires há 2 anos, é uma coisa impressionante, nem há noite abrandava e as árvores dobravam-se todas, é qualquer coisa de surreal a zona oeste de Lisboa.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa reportagem:thumbsup:

A nortada no Guincho é de tal maneira que na estrada se não se circular de vidros fechados está-sujeito a 'comer' areia e a entrar para os olhos. Já passei por isso:mad:

Aquela região mais apontada para dentro do oceano é naturalmente mais fria e faz mais contraste térmico com o interior muito aquecido (depressão térmica) e também favorecendo da circulação geral na atmosfera durante o verão. Há quem lhe chame um tipo de monção. À medida que a depressão térmica se vai definindo ao longo do dia, maior vai sendo a intensidade da nortada, para se extinguir durante a noite, com o fim da depressão térmica por arrefecimento.


Boas,

Obrigado.
Sim a nortada no Guincho é muita conhecida por ser agressiva, mas existem sítios mais ventosos, os pequenos cumes expostos à serra entre Malveira e Alcabideche, chegam apresentar velocidade de vento quase tão intensa como junto à linha de costa, então em rajadas nem dá hipóteses, onde vivo este verão já tive rajadas de 100 km/h.
Quando criei este tópico, foi com o propósito de dar a conhecer sítios específicos onde ocorre nortada violenta do concelho de Cascais, e nem preciso ir junto ao mar, os videos, medições e fotos comprovam-no. Não nos podemos esquecer da importância da serra, sem ela não havia tanto vento nas proximidades da base da vertente sul, e a nortada seria igual ao resto da costa ocidental.
Isto também tem sido uma aprendizagem, pois passei aperceber-me de determinados sítios com um potencial eólico inacreditável, como é o caso do Cabeço de Janes.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Também fui de férias com casa a Tires há 2 anos, é uma coisa impressionante, nem há noite abrandava e as árvores dobravam-se todas, é qualquer coisa de surreal a zona oeste de Lisboa.

Boas,

Conheço bem Tires, o vento por lá também é agressivo.
Sim há noites de nortada que é a madrugada inteira a soprar, é impressionante.
Para teres noção, ha tardes/noites que o vento é tanto que entra pela chaminé a dentro atravessa andares ( moro num RC) e faz o exaustor da cozinha rodar a uma velocidade constante, é de loucos.
Por norma esse é o sinal que tenho cá em casa quando la fora está vendaval terrivel.
Tenho pena de nao existir mais membros nesta zona, pois isto é um muito fenómeno local, nem os modelos acertam por mais resolução que tenham.
Pela primeira vez, vejo o IPMA a falar em vento forte em especial junto ao Cabo Raso, já é um passo, mas estão longe...
 
  • Gosto
Reactions: 1337

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta foto foi tirada no passado Domingo, no Guincho, impressionante acumulação de areia fruto da nortada intensa, o passadiço foi engolido, e a cerca para lá caminha. A praia mais ventosa de Portugal tem destas coisas. O passadiço paralelo à estrada do Guincho uns bons metros lá em cima sofre do mesmo, volta e meia a acumulação chega aos 2 metros e consegue obstruir a ciclovia.
Nota-se falta de conhecimento na construção destas estruturas.


image upload no ads
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Deixo aqui mais uns registos.
Local já aqui falado, e no tópico de seguimento litoral Centro.
Este valeiro que vem deste do alto da serra produz uma ventania simplesmente brutal, acelaração medonha,em dias de nortada violenta, torna-se perigoso passar por lá de bicicleta ou moto. Este troço da estrada do Cabo da Roca até à entrada para Almoinhas Velhas,a chegar a Malveira da Serra, é sem duvida o mais violento de todo o percurso.
Na zona da curva a cota ronda os 200 mts, no local onde tirei a foto ronda os 220 metros.

free photo hosting

imageupload


Isto é uma rotunda aqui ao pé de casa com 3 árvores relativamente novas mas já em deformação, nortada tramada esta. A malta da câmara pensa que estar a por árvores na vila de Cascais lol incrivel a falta de conhecimento em termos de vento na zona norte do concelho...sem qualquer suporte.

free picture hosting
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Nos últimos dias resolvi fazer uma analise a nortada violenta que assola a minha zona, vou usar 2 estações meteorológicas amadoras (Carrascal de Alvide + Pai do Vento).
Uma está desactivada, infelizmente, mas dá para usar os dados pois ainda estão no wunderground, falo da estação do Carrascal de Alvide, Alcabideche.
Essa estação ficava mais próxima da minha casa e conseguia talvez representar um pouco melhor o que se passa por aqui, comparativamente com a actual estação que uso, Pai do Vento.
Os verões de 2012,2013 e 2014 vou usar a estação do Carrascal de Alvide.

A estação do Carrascal de Alvide deixou de trabalhar em Junho de 2015, foi uma pena.
A estação do Pai do vento começou a trabalhar em 2016, já registou uma rajada máxima de 129 km/h a 19 de outubro de 2015.

Até ao momento analisei 2 meses de verão de 2012, valores espectaculares.É por isto que quero ver se a porcaria do meu prédio tem o telhado arranjando o quanto antes, esta zona precisa de cobertura em termos de vento.Muitas vezes, tenho vento forte e a estação do Pai do Vento não regista nada de especial, apenas vento moderado, os 2 km/s de distância/ zona mais exposta e maior altitude fazem diferença.

Alguns dados:

picture share
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Boas,

Nos últimos dias resolvi fazer uma analise a nortada violenta que assola a minha zona, vou usar 2 estações meteorológicas amadoras (Carrascal de Alvide + Pai do Vento).
Uma está desactivada, infelizmente, mas dá para usar os dados pois ainda estão no wunderground, falo da estação do Carrascal de Alvide, Alcabideche.
Essa estação ficava mais próxima da minha casa e conseguia talvez representar um pouco melhor o que se passa por aqui, comparativamente com a actual estação que uso, Pai do Vento.
Os verões de 2012,2013 e 2014 vou usar a estação do Carrascal de Alvide.

A estação do Carrascal de Alvide deixou de trabalhar em Junho de 2015, foi uma pena.
A estação do Pai do vento começou a trabalhar em 2016, já registou uma rajada máxima de 129 km/h a 19 de outubro de 2015.

Até ao momento analisei 2 meses de verão de 2012, valores espectaculares.É por isto que quero ver se a porcaria do meu prédio tem o telhado arranjando o quanto antes, esta zona precisa de cobertura em termos de vento.Muitas vezes, tenho vento forte e a estação do Pai do Vento não regista nada de especial, apenas vento moderado, os 2 km/s de distância/ zona mais exposta e maior altitude fazem diferença.

Alguns dados:

picture share
Muito bom estudo!

Seria bom se o IPMA visse isso e finalmente abrisse os olhos.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87