Nova era do gelo

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,619
Local
Açores
Quanto a isso não sei. Contudo, já vi num documentário que debaixo do Saara existe um aquífero massivo e que ele já foi uma floresta tropical. Portanto, suponho eu, o alentejo já deve ter sido bastante verdejante.

http://www.natureworldnews.com/arti...er-beneath-sahara-desert-slowly-refilling.htm

http://www.livescience.com/4180-sahara-desert-lush-populated.html

Quanto à corrente do golfo, bom, deve ser complicado, se por um lado o calor não chega à europa deve ficar todo confinado no golfo do méxico. Pode esse excesso de calor aumentar a intensidade das tempestades? :huh: Tendo em conta que todas as correntes oceânicas estão mais ou menos interligadas deve provocar um caos climático.
 


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Quanto a isso não sei. Contudo, já vi num documentário que debaixo do Saara existe um aquífero massivo e que ele já foi uma floresta tropical. Portanto, suponho eu, o alentejo já deve ter sido bastante verdejante.

http://www.natureworldnews.com/arti...er-beneath-sahara-desert-slowly-refilling.htm

http://www.livescience.com/4180-sahara-desert-lush-populated.html

Quanto à corrente do golfo, bom, deve ser complicado, se por um lado o calor não chega à europa deve ficar todo confinado no golfo do méxico. Pode esse excesso de calor aumentar a intensidade das tempestades? :huh: Tendo em conta que todas as correntes oceânicas estão mais ou menos interligadas deve provocar um caos climático.

e ha grutas com imagens de lagos peixes mas nessa era o clima era mais quente e humido doque hoje e não mais frio, na verdade se o clima arrefecer os desertos tambem aumentao e quando aquece eles diminuem tem a ver com a humidade disponivel no ar
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Vou fazer o seguinte:

Plantar hectares de árvores nos terrenos que a minha avó tem a velho.

Assim, caso haja efeito de estufa, ajudo a acumular o dióxido de carbono. Caso venha o frio, tenho canhotas para dar e vender.

E a GazProm de mim não leva nada.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
o nosso planete vive de ciclos. E natural haverem épocas mais quentes, ou frias, secas ou chuvosas.
la no fundo e olhado para o passado até tem alguma logica, mas na meteorologia a logica não funciona.

mas vá, daqui a 50 anos, cá estaremos a comentar neste mesmo forum :D

mas estes gajos da GazProm.... mais uma maneira de aumentarem o gaz natural para os desgraçados da Europa, se não passam frio,,, ainda bem que consumimos o gaz da Argélia.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Mesmo assim tenho algumas dúvidas, quanto ao período denominado de "pequena idade do gelo", nomeadamente no que toca à extensão do período, localização e intensidade do mesmo, no hemisfério norte vs hemisfério sul! No meu post anterior quando referi que em torno da antártida as correntes marinhas são mais fechadas, julgo que errei, e o correto talvez é que o jet stream polar no sul tem menos ondulações, enfim isola mais o continente antártida do resto do hemisfério sul.. Corrijam-me se estiver enganado. Mas tal iria provocar uma reação diferente, quer na extensão, período e intensidade da pequena idade do gelo no hemisfério sul.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,619
Local
Açores
Vou fazer o seguinte:

Plantar hectares de árvores nos terrenos que a minha avó tem a velho.

Assim, caso haja efeito de estufa, ajudo a acumular o dióxido de carbono. Caso venha o frio, tenho canhotas para dar e vender.

E a GazProm de mim não leva nada.

Faz com a Gazprom como se faz com a EDP, compras as ações e eles devolvem-se o dinheiro, em dividendo, que te roubaram :lol:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Especula-se que a presença de Quercus robur em Marrocos seja uma relíquia de períodos em que o clima foi mais húmido e fresco.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Especula-se que a presença de Quercus robur em Marrocos seja uma relíquia de períodos em que o clima foi mais húmido e fresco.

Sim, tal como a presença do Pinus sylvestris no Gerês.

O contrário também ocorreu com alguns vestígios de laurissilva na Serra da Arrábida e outros que serão testemunhos de um período mais quente que o actual.

Com isto quero dizer que alternância climática sempre houve na Terra e vai continuar a haver com ou sem a nossa influência, e é conhecido que estaremos (ou não) perto do fim de um período interglaciário, mas este "perto" pode não estar numa escala humana o "perto" pode muito bem ser dezenas de anos ou séculos ou talvez mais ainda.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim, tal como a presença do Pinus sylvestris no Gerês.

O contrário também ocorreu com alguns vestígios de laurissilva na Serra da Arrábida e outros que serão testemunhos de um período mais quente que o actual.

Com isto quero dizer que alternância climática sempre houve na Terra e vai continuar a haver com ou sem a nossa influência, e é conhecido que estaremos (ou não) perto do fim de um período interglaciário, mas este "perto" pode não estar numa escala humana o "perto" pode muito bem ser dezenas de anos ou séculos ou talvez mais ainda.

O pynus silvestris tambem se encontra noutras montanhas do Alto Minho .

E nao se trata de uma sobrevivencia residual mas ainda de alguns bons povoados o que sera um bom indicador de que tem ainda boas condicoes de desenvolvimento nesses locais .

O mesmo se passa com o vidoeiro .
 

Lana Storm

Cirrus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1
Local
Bélgica
Mesmo assim tenho algumas dúvidas, quanto ao período denominado de "pequena idade do gelo", nomeadamente no que toca à extensão do período, localização e intensidade do mesmo, no hemisfério norte vs hemisfério sul! No meu post anterior quando referi que em torno da antártida as correntes marinhas são mais fechadas, julgo que errei, e o correto talvez é que o jet stream polar no sul tem menos ondulações, enfim isola mais o continente antártida do resto do hemisfério sul.. Corrijam-me se estiver enganado. Mas tal iria provocar uma reação diferente, quer na extensão, período e intensidade da pequena idade do gelo no hemisfério sul.

O período da "pequena idade do gelo" depende um pouco da fonte ques estás a ler. Uns dizem que foi entre o século 12 até ao século 18 outros do século 15 ao século 19. Quanto há localização, foi mais sentido no HN. Isto porque o HS tem mais percentagem de oceano do que Terra, comparado com o HN logo o HS demora mais tempo a 'adaptar-se' as alterações. O mesmo se verifica com o aquecimento actual.

E é verdade que o nosso planeta vive de ciclos, mas esses ciclos podem também serem importantes para perceber o que está acontecer no momento.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O Pinus sylvestris (assim como tantas outras árvores) poderia ter sobrevivido em mais locais, não fosse a destruição provocada pelo Homem.

Pruncipalmente incendios , ainda no verao passado arderam alguns povoamentos no geres alem de outras especies raras , mas que os media nao deram grande destaque pois coincidiu com um incendio num eucaliptal no Caramulo .
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O período da "pequena idade do gelo" depende um pouco da fonte ques estás a ler. Uns dizem que foi entre o século 12 até ao século 18 outros do século 15 ao século 19. Quanto há localização, foi mais sentido no HN. Isto porque o HS tem mais percentagem de oceano do que Terra, comparado com o HN logo o HS demora mais tempo a 'adaptar-se' as alterações. O mesmo se verifica com o aquecimento actual.

E é verdade que o nosso planeta vive de ciclos, mas esses ciclos podem também serem importantes para perceber o que está acontecer no momento.

Estamos de acordo! É mais fácil datar acontecimentos no HN por razões óbvias, e existe maior % de oceano no HS, facto este que até poderia justificar a razão do diferente comportamento do jet stream na antartida, que por sua vez provoca menos incursões em latitudes médias, como acontece no HN.

O jet stream na antartida, ao contrário do jetstream artico, ondula menos ou com menor amplitude, sendo por isso mais arredondado. O que não significa que não ondule de vez em quando e até chegue ao sul do brasil.

Isto leva a que os efeitos da chamada pequena idade do gelo, se tenham feito sentir mais rápido no HN.

"The Northern Hemisphere and the Southern Hemisphere each have both a polar jet and a subtropical jet. The northern hemisphere polar jet flows over the middle to northern latitudes of North America, Europe, and Asia and their intervening oceans, while the southern hemisphere polar jet mostly circles Antarctica all year round."

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Jet_stream