Nova PCE-fws xx

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Acho que sim, isto tudo depende dos mercados;)

Mas em Espanha já existe a nova PCE, certo?

mas que loja é que eide de comprar??

e a frequencia dela? qual é a frequencia aqui para portugal?

entao o painel solar que ela tras serve para medir a radiaçao solar, para o UV e para carregar as pilhas
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mas em Espanha já existe a nova PCE, certo?

mas que loja é que eide de comprar??

e a frequencia dela? qual é a frequencia aqui para portugal?

entao o painel solar que ela tras serve para medir a radiaçao solar, para o UV e para carregar as pilhas

Estação SP, que grande confusão que para ai vai... :p

Ora deixa lá ver se te posso ajudar a aclarar as ideias:

A nova estação meteorológica "Fine Offset" (nome que engloba todas as variantes destas estações, sejam Watson, PCE, National Geographic™, Weather Eye, etc), tem ainda não está a ser comercializada pela empresa PCE em Espanha.
Ao que parece primeiramente apareceu na Austrália a 119 Euros (há que contar com o acréscimo dos portes). Na Europa, onde apareceu à poucos dias na Inglaterra, está a aproximadamente 150 Euros.

Quanto à frequência não te preocupes, a que tem a australiana serve perfeitamente para cá.

Quanto à tua última questão, o painel solar serve para medir os UV e a radiação global solar (que nesta estação é apresentado na consola em lux e não nos habituais W/m2. Mas isso no software Cumulus por exemplo, já foi resolvido com uma equivalência e como tal o valor é publicado na web em W/m2).
Quanto ao carregar as pilhas, isso ainda não encontrei uma resposta conclusiva. Por isso não te sei responder.

Ainda sobre este novo modelo da gama Fine Offset, a consola não é táctil e quem ainda quiser usar o software Easy Weather (que é muito limitado), agora existe uma versão denominada "Plus", que já trás os campos para os novos sensores. Os cabos que tipo "telefónico" que conectam os vários sensores são de 6 fios ao invés das que temos que têm apenas 4.

Nesta thread estamos todos a partir do principio que a PCE a vai comercializar, mas nada se sabe. Lá fora vai aparecendo e muita gente está contente com ela. Parece que a captação de sinal é melhor e aquele picos de valores absurdos que por vezes alguns utilizadores têm repetidamente encontrado, não acontecem. Mas só quando estiver largamente difundida é que poderemos ter mais certezas. ;)

Se alguém quiser comprar este novo modelo, terá de ter em conta a assistência (isto não são Davis e ao fim de um ano ou pouco mais, muitas têm de substituir algum dos sensores. Como em tudo, há muitos outros casos onde tudo funciona bem durante vários anos!).
Eu se fosse aos que estão indecisos, esperaria mais uns mesitos. entretanto ela baixarão de preço e aparecerão em mais locais à venda.

O modelo Fine Offset WH2080, que é o que o Filipe Cunha tem. É igual à WH1080 (a que muitos de nós temos), mas tem o painel solar. Neste caso apenas serve como alimentação, não tem UV nem radiação solar, se bem, que com uma consola das WH3080/1 e um transmissor que funcione na mesma frequência, possivelmente deverá dar estes dados também. :unsure: Mas claro, entramos no campo da especulação pura e dura! :D

Ainda uma última achega.
A diferença entre os modelos terminarem em 0 ou 1, prende-se com o facto de as que terminam em 0 terem o tal relógio rádio-controlado enquanto que os modelos terminados em 1 não têm esta funcionalidade.
Quer isto dizer que as versões que se vendem na PCE são as WH1080 e a WH2080. ;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
O modelo Fine Offset WH2080, que é o que o Filipe Cunha tem. É igual à WH1080 (a que muitos de nós temos), mas tem o painel solar. Neste caso apenas serve como alimentação, não tem UV nem radiação solar, se bem, que com uma consola das WH3080/1 e um transmissor que funcione na mesma frequência, possivelmente deverá dar estes dados também. :unsure: Mas claro, entramos no campo da especulação pura e dura! :D
;)

Boas
Ainda vou ter que fazer umas experiencias com a minha, pois desde que anda com pilhas lithium, desactivei o painel solar...mas há quem consiga dados no WD de UV e Lightmeter com uma fws-20, embora marados:lmao:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Muito Obrigado!

Mas ainda nao vou comprar agora, secalhar daqui a 1 mes ou 2 nao sei bem

Entao mas posso comprar esta estaçao nova em qualquer mercado nao vai fazer diferença né?

mas no pode haver interferencias?

isso do relogio rádio controlado nem faz muita diferença tem a ver com a actualizaçao da data e das horas, no é?
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas
Ainda vou ter que fazer umas experiencias com a minha, pois desde que anda com pilhas lithium, desactivei o painel solar...mas há quem consiga dados no WD de UV e Lightmeter com uma fws-20, embora marados:lmao:

Filipe explica lá melhor isso? Permite-me que desconfie que isso seja possível, pois a consola que todos temos (seja WH1080 ou 2080) não recebe os dados, logo não os pode processar para o software no computador e para além disso os cabos que também temos na estação (cabo telefónico de 2 pares), não tem espaço físico, falta-lhe 1 par, para que enviei esses dados. Tens algum link disso? É que para se ter um gráfico com os UV ou radiação global solar no wunderground basta configurar a conta para tal, aquilo não detecta automaticamente, por isso se fores por ai já sabes. ;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Filipe explica lá melhor isso? Permite-me que desconfie que isso seja possível, pois a consola que todos temos (seja WH1080 ou 2080) não recebe os dados, logo não os pode processar para o software no computador e para além disso os cabos que também temos na estação (cabo telefónico de 2 pares), não tem espaço físico, falta-lhe 1 par, para que enviei esses dados. Tens algum link disso? É que para se ter um gráfico com os UV ou radiação global solar no wunderground basta configurar a conta para tal, aquilo não detecta automaticamente, por isso se fores por ai já sabes. ;)

Pois eu tambem estou desconfiado, mas houve cá um user que tem uma wh2081 (PCE - fws20) e tinha as ligações de origem, e debitava UV e lightmeter, embora com horarios marados, e claro, a consola não os tinha, apenas estavam accionados no wonderground e eram aqui que apareciam:huh::huh:.
Por isso fiquei de por as ligações de origem na minha a ver que valores me dava, para tirar duvidas;)
Tambem já experimentei o software de origem da WH3081, mas por vezes não abre, por isso vou experimentar tambem isso:rolleyes:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
mas o painel solar é que dá os dados do UV e da radiaçao solar, nao tem nenhum sensor UV

pois é como dizes os cabos tem de ter mais fios para transmitir à estaçao meteorlogica a radiaçao solar e o index UV, pois ela só está a carregar a bateria.

a aqui perto de minha casa à uma estaçao La crosse, e essas estaçoes nao tem sensor UV e no wunderground aparece me o index UV e é mentira, e outras vezes já nao aparece...

Entao mas memso assim para vosses terem os dados da radiaçao solar e o index UV precisam da consola WH3080 e onde é que voces a compram à parte??
 

CarlosH

Cirrus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
36
Local
Torres Vedras
Boas


Será!????????????????

Haja quem compre uma para a malta ver como é que é.

Mas eu tb estou em crer que para alterações lá terá de ser os sensores agregados ao emissor e a consola caso contrario zero.
Nesta ainda tenho uma esperança!
Aguardemos para ver
Um abraço

Tá muito calor :cheers:
 

CarlosH

Cirrus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
36
Local
Torres Vedras
Hoje coloquei mais uma vez a radiação solar a funcionar na minha PCE - FWS 20, mas muito sinceramente tb nem sei explicar muito bem o que aconteceu para que ficasse a funcionar, e lá que está a dar, lá isso é verdade.

O que fiz foi fazer o donwload do software para a nova estação WH 3081, passados dois dias e como os dados tinham ficado bloqueados, resolvi retirar o software Easy Plus.

Acontece que hoje ao vir ver os dados da estação reparei que existiam dados de radiação solar e dos UV's, no programa cumulus a que está ligada a minha estação, de seguida fui ao wunderground, e fui colocar para dar dados no sistema, até agora tem estado a dar, até o gráfico está com uma configuração aceitavel.

Muito sinceramente, lá que está a dar os dados, isso está, agora o que aconteceu e o pq, muito sinceramnete nem sei.


Um abraço

:cheers:[/QUOTE]
 

CarlosH

Cirrus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
36
Local
Torres Vedras
Não disse se era de noite, ou se é de dia, o que é real está lá, e só para quem queira ver, mas tb tem mais uma coisa, o que aki coloquei foi a experiência que se passou comigo, se não acreditam tb não tem importância, quem quiser que vá ver, mas uma coisa é certa, se eu aki coloquei esta pequena experiência, foi para que daki podesse surgir dialogo na matéria.

Como nem se quer nos conhecemos, e o respeito é bonito, ficamos por aki.

É que já nem tenho mais idade para me chatear, nem paciência para polémicas, quem não gosta não come, mas tb não tem o direito de estragar.

O respeito é bom, e bonito!

Façam o favor de serem felizes, passem bem!

:thumbsup:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Carlos,

Desculpe se se sentiu ofendido de qualquer forma. Mas não posso aceitar que o gráfico esteja com uma "configuração aceitável".

São uns quaisquer valores que aparecem por lá, vindos sabe-se lá de onde. Se a estação não tem sensor, como pode apresentar esses dados. Provavelmente um bug do software.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
A estaçao pode ter o painel e esse painel tem como funçao carregar as pilhas da estaçao metoeorlogica, e o painel desta nova estaçao WH3080 é muito semelhante ao painel da WH2080, mas mesmo assim nao sei

Axo que vai haver ai um problema qualquer que é no registo do UV e da radiaçao solar, porque o cabo "telefonico" nao tem os cabos para o UV e para a radiaçao solar, e vai haver ai uns pequenos atroplamentos nos dados...

O que se pode fazer é ver quantos cabos tem a nova WH3080 e depois fazer umas ligaçoes do painel ao termometro e ao higrometro, e ver se dá em alguma coisa...

e olha que no wunderground à erros, porque já vi umas vezes a aparecer index UV numa estaçao La crosse onde ela nao existe
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Só tenho uma coisa a referir, quem realmente quiser Sensor de UV e radiação solar global, que compre uma estação com os mesmos. :)

Se têm tempo disponível e não querem gastar mais dinheiro isso já é com cada um. Agora acho que cada um de nós que pretende disponibilizar dados via net, de forma desinteressada para com o resto do mundo, que o faça da forma mais responsável possível ou então não coloque a sua estação online e "brinque" como entender com a sua estação. Até porque se existirem demasiadas vezes dados "estranhos" (as chamadas inconsistências), arriscam-se a serem apagados do WU. E esta até é uma das redes, dentro do género, mais benevolentes com os seus utilizadores. ;)

O Filipe logo no inicio deste tema de discussão, colocou um link com uma WH3080 a funcionar no WU. Volto aqui a deixar o link para assim observarem uma Fine-Offset a funcionar com os referidos sensores de forma correcta. A sua localização é na África do Sul. ;)

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IWESTERN101

E aqui ficam os gráficos de ontem:

WXDailyHistory.asp


Ainda para quem quiser saber mais sobre estas estações deixo o link do fórum de suporte do software Cumulus, onde se tem debatido bastante esta nova estação low cost.

http://sandaysoft.com/forum/viewforum.php?f=13


Abraço!