De nuvens altas é improvável.. Não sei bem um limiar para haver condições de precipitação, deve depender.. Mas de médias claro.. Nestes últimos dias tivemos várias ocasiões de precipitação fraca com nuvens cumuliformes, que a base estava a altitude para serem nuvens médias.. O problema é que normalmente em nuvens com precipitação a níveis relativamente altos, a maior parte da precipitação evapora-se antes de chegar cá a baixo, e só vemos "virga" e sinal no radar, mas nem pinga.. Além disso, se formos ver as frentes quentes, a massa nebulosa começa por nuvens altas que se vão tornando cada vez mais baixas, e frequentemente as primeiras pingas caiem de nuvens médias..
De núvens altas penso que não seja possível existir queda de precipitação. No entanto, de núvens médias é possível. Altoestratus Praecipitatio. Clouds Online The Weather Outlook Wikipédia Eumetcal
A classificação das nuvens por andares, tem de ter em conta a altura da sua base. Quando, essa altura, é inferior a 2 km estamos perante nuvem baixa, estenda-se ou não pelos outros andares, caso de certos cumulos ou nimbostratos. Nas situações de instabilidade atmosférica, em massa de ar com características tropicais...por vezes acontece, o ar ser muito seco junto à superfície e o nível de condensação ser relativamente elevado...(a natureza não se compadece com as classificações e normas de entendimento feitas pelo homem...) podem os movimentos verticais (essenciais para a ocorrência de precipitação) na nuvem convectiva, ocorrerem acima dos 2.000 mt de altura e pode a precipitação ser virga (caso se evapore na camada de ar seco que atravessa) ou pode atingir o solo como aguaceiro dependendo, nesse caso, da velocidade de queda da precipitação (função dos movimentos descendentes) e do grau de secura da camada de ar que atravessa. Cada situação será um caso...é a beleza da Meteorologia.
Não sei porquê. Eu coloquei a dúvida porque não tinha bem a certeza, mas tinha uma ideia que de médias sim, uma vez que ainda hoje tive vários aguaceiro moderados e até fortes, provenientes de nebulosidade média. De altas é que acho mt improvável. Peço a um administrador que se pronuncie!
Não é necessário quando as respostas dadas pelos restantes membros estão mais que completas e plenamente entendíveis.
OK.Obrigado. Como se formam as nuvens altas? E as médias? Até pode ser uma pergunta parva,mas é só para saber... E pôr aqui este tipo de perguntas e respostas é bom, pois se algum membro tiver dúvidas sobre esta matéria, vem ao tópic e tem toda a informação necessária...