Nuvens nacreosas na Islândia

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,322
Local
Inverness, Escocia
Acho que ainda não tinha partilhado aqui.

Das muitas coisas belas que experienciei na Islândia, uma delas foi o show de nuvens nacreósas, quando cheguei ao país a 4 de Janeiro de 2011.

Foi um show estonteante, fantástico. Algo que nunca tinha visto.

E no melhor cenário. Um dos cenários mais alieanígena para ver um show destes. Estava na Blue Lagoon, uma lagoa vulcânica de cor azul-leitosa, rodeado por campos de lava avermelhados, num dia gelado em Janeiro.

Isto antes de o sol nascer ao meio-dia, dentro de uma lagoa com 40ºC, e com temperaturas lá fora a rondar os -6ºC e um vento muito forte de norte. As fantásticas nuvens coloridas pareciam óleo derramado no céu. Algo surreal tendo em conta o cenário.

1009058a.jpg


1009060a.jpg


Ao final da tarde desse dia, o show continuava, surpreendendo os habitantes de Reykajvik (as nuvens nacreosas normalmente só são visiveis da Antártica - creio que o último show cá foi em Fevereiro de 2005) Fotografia abaixo tirada por volta das 16h (após o pôr-do-sol - o dia em início de Janeiro dura apenas 4-5 horas)

1009107a.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Lindíssimas sem sombra de dúvida! :surprise:

Não as conhecia era pelo nome que as chamas :unsure:. O nome em português que conheço é: "Nuvens Nacaradas" ou "Estratosféricas Polares".

Nas fotografias não se vê bem, mas o efeito pérola ou nacarado (dai o nome) é realmente de outro mundo!

Deve ter sido realmente uma experiência única irpsit! :thumbsup:

Eu há uns anos, penso que em 2007 ou 2008 (não sei precisar a data concreta), já ao fim do dia vi uma nuvem em tudo semelhante a estas. Tinha várias cores e o céu apresentava-se limpo, apenas existia essa tal nuvem que parecia um arco íris de cores. Eu e a minha esposa presencia-mos aquela beldade durante uns 3 minutos e era um deleite visual! Não tinha era máquina à mão e foi uma pena! :(

A única nota negativa é o facto de as teres guardadas há tantos meses, sem a partilhares aqui com a malta da meteo :p :D

Abraço e obrigado!! :thumbsup:

PS - Encontrei este post antigo, onde se fala destas nuvens e sobre uma notícia dum jornal espanhol, que dava a possibilidade de se virem a ver na P. Ibérica em 2008:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,322
Local
Inverness, Escocia
O que tu viste, actionman, foram irridiscências.
Eu esclareci num outro tópico a diferença duma irridiscência (visivel sempre de dia, em qualquer altura do ano e qualquer zona do globo) e as nuvens nacaradas (somentes visiveis das zonas polares e no inverno, somente visiveis antes do amanhecer e depois do anoitecer)

A explicação passo a citar em baixo:

Vou esclarecer este fenómeno.

O que tu vistes (e do que o artigo fala) é das irridiscências, que são belos efeitos coloridos nas nuvens, causados pelos cristais de gelo. São relativamente raras mas ocorrem em todo o mundo e em qualquer altura do ano.

260px-Irid_clouds1.jpg


As nuvens nacaradas (nacreous clouds) só são visiveis no Inverno e APENAS nas regiões dos pólos. Ocorrem na Estratosfera (ao contrário das irridescências) e são muito mais luminosas e bem mais fantásticas. Estas ocorrem principalmente na Antárctica e só mais raramente nos países do Árctico, pois requerem temperaturas muito baixas. As nuvens nacaradas não podem ser visiveis de Portugal.

global%257Ewarming%257E3.jpg


Eu já vi ambas, e as nuvens nacaradas ao contrário das irridiscências aparecem antes do dia e têm um brilho próprio, são ovaladas e com cores muito brilhantes. As nuvens nacaradas quando aparecem duram bastantes horas, ao contrário das irridiscências que duram alguns minutos. As irridiscências costumam aparecer em pleno dia, com nuvens altas. Costumam ter forma mais irregular, e associada à nuvem onde a difração da luz ocorre. As nacaradas são nuvens individuais por si só e ocorrem antes do sol se elevar acima do horizonte.

As nuvens noctilucentes são diferentes. Ocorrem na Mesosfera, ou seja, mais altas ainda, e como também requerem temperaturas muito baixas, ocorrem geralmente nas regiões polares e somente nos meses de verão (quando a Mesosfera está mais fria). Tal como as nacaradas, têm brilho próprio e somente aparecem depois de o sol se por ou antes de nascer. São visiveis como filamentos brilhantes azuladas, a brilhar no céu do crepúsculo. Em anos recentes, estas nuvens têm vindo a ser visiveis cada vez mais a sul, portanto poderão ser observadas ocasionalmente de Portugal (mas bastante baixas no horizonte). A diferença dos cirros, é que estas têm brilho próprio inconfundível, tal como as nacaradas.

300px-Helkivad_%C3%B6%C3%B6pilved_Kuresoo_kohal.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
O que tu viste, actionman, foram irridiscências.
Eu esclareci num outro tópico a diferença duma irridiscência (visivel sempre de dia, em qualquer altura do ano e qualquer zona do globo) e as nuvens nacaradas (somentes visiveis das zonas polares e no inverno, somente visiveis antes do amanhecer e depois do anoitecer)

A explicação passo a citar em baixo:

Foi isso mesmo irpsit! :w00t:

Obrigado pela explicação! Foram essas sim senhor! E foi ao final do dia, estava o Sol a iniciar o seu ocaso! ;)

Quanto às nacaradas, eu pelo que andei a ler, também aparecem em zonas de mais baixa latitude. Em Inglaterra, há vários relatos, agora se não serão as iridiscentes... pois isso não sei!
 
Última edição: