O clima do interior Algarvio

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu acho que estamos a andar um pouco aos círculos.

Para ver se esses valores, são realistas ou não, é uma questão de verificar o material de instalação da estação, a sua manutenção e a sua localização geográfica.

Para todo o efeito, a estação da Junqueira, tem uma média anual superior ( em igual período) à de Alte ( ainda que em Janeiro, não tenha máximas tão altas, também não as tem assim tão baixas...). E nada me confirma que seja este o local mais quente do barrocal.

A Junqueira já está numa região climática distinta, o vale do Guadiana. Não tem a protecção da serra do Caldeirão a norte, e por isso as máximas de Janeiro são um pouco mais baixas que no barrocal.
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Além do mais, porquê só duvidar dos valores de Inverno? A estação muda de local durante o Verão? Ao levantar-se este tipo de dúvidas teria de se por em dúvidas todas as medições da estação e não apenas do Inverno.

Os valores podem estar errados para todo o ano mas os de inverno são os menos credíveis pois nenhuma outra estação do continente mesmo em condições similares alcança tais valores. O mais próximo em Portugal é o Funchal que está a quase menos 5º de latitude, muito mais longe das massas de ar frio que actuam no inverno e numa encosta virada para sul. Já dei o exemplo de Vidigal que está a 60 m numa orientação para sul e tem média das máximas em Janeiro de 16,6ºC e é a mais alta do estudo que tenho.

Tmax Alte em Janeiro
2006: 18,2ºC
2007: 20,9ºC
2008: 21,0ºC
2009: 16,5ºC
2010: 18,1ºC
2011: 18,5ºC
Media: 18,9ºC

Tmax Faro em Janeiro
2006: 14,7ºC
2007: 16,4ºC
2008: 17,4ºC
2009: 14,8ºC
2010: 16,0ºC
2011: 15,9ºC
Média: 15,9ºC

Tendo em conta que a estação é da DR Agricultura, terá com certeza muito mais interesse e empenho em ter dados fidedignos e reais do que as estações amadoras de alguns membros do fórum, que apenas o fazem para satisfazer o gosto pessoal.

Isso é uma indirecta? :p Se tens dúvidas sobre os dados da minha estação eu tenho todo o gosto em explicá-los. ;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O seu comentário mostra muito desconhecimento sobre o Algarve, mas também não está obrigado a isso, pois é de Bragança :thumbsup:

Faro-Aeroporto fica em cima da ria Formosa, e portanto, a influência marítima modera e muito as máximas.

O barrocal tem a serra de Monte Figo a sul e a serra do Caldeirão a norte, em boa parte da sua extensão. Está protegido dos ventos frescos de sul e das massas de ar vindas de norte.

Por isso, é normalíssimo que Faro-Aeroporto tenha temperaturas distintas do barrocal.

Epá não precisas me tratar por você que aqui somos todos amigos. ;)

O teu argumento é perfeitamente válido para o verão mas não para o inverno. No inverno o oceano é a fonte de calor. "Ventos frescos de sul" é coisa que não existe em Janeiro salvo em situações pontuais. Aqui em Bragança também estamos protegidos a Norte por uma serra muitíssimo mais alta que a do Caldeirão e nem por isso temos máximas 3º superiores a outras localidades de altitude semelhante, temos máximas similares a Valhadolid por exemplo.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Epá não precisas me tratar por você que aqui somos todos amigos. ;)

O teu argumento é perfeitamente válido para o verão mas não para o inverno. No inverno o oceano é a fonte de calor. "Ventos frescos de sul" é coisa que não existe em Janeiro salvo em situações pontuais. Aqui em Bragança também estamos protegidos a Norte por uma serra muitíssimo mais alta que a do Caldeirão e nem por isso temos máximas 3º superiores a outras localidades de altitude semelhante, temos máximas similares a Valhadolid por exemplo.

Bragança fica a Norte da Cordilheira Central. E a norte desse sistema montanhoso as temperaturas invernais são muito mais baixas. A justificação da serra do Caldeirão, esse raciocínio, aplica-se apenas ao Algarve, por causa de vários factores.

O caso algarvio é muito especial. VRSA, por exemplo, já registou 27ºC em Fevereiro, que é um dos meses mais frios do ano. E VRSA é uma cidade «fria» no contexto regional do Algarve. O sol de inverno, no Algarve, pode aquecer mesmo muito, acredita.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Bragança fica a Norte da Cordilheira Central. E a norte desse sistema montanhoso as temperaturas invernais são muito mais baixas. A justificação da serra do Caldeirão, esse raciocínio, aplica-se apenas ao Algarve, por causa de vários factores.

O caso algarvio é muito especial. VRSA, por exemplo, já registou 27ºC em Fevereiro, que é um dos meses mais frios do ano. E VRSA é uma cidade «fria» no contexto regional do Algarve. O sol de inverno, no Algarve, pode aquecer mesmo muito, acredita.

O problema é que aparentemente o sol de inverno algarvio não aquece em toda região da mesma maneira.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
O problema é que aparentemente o sol de inverno algarvio não aquece em toda região da mesma maneira.

Não podemos afirmar isso, porque a grande maioria das estações no Algarve estão situadas à beira mar!

Isso é uma indirecta? :p Se tens dúvidas sobre os dados da minha estação eu tenho todo o gosto em explicá-los. ;)

De certa forma era. :lol: Mas quando falei em satisfazer o gosto pessoal, não era satisfazer de forma a manipularmos as temperaturas nas nossas estações para nos agradar a nós próprios, mas matar o bichinho da meteorologia. :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Só para evidenciar um pouco mais o absurdo dos valores de Alte.

Loulé-Alte (37º 12' 40,8'' N e +79m) 2006-2010

Janeiro: 3,54ºC // 19,06ºC

Death Valley - Furnace Creek Station (36° 14′ 48″ N e – 86m) 1981-2010

Janeiro: 4,44ºC // 18,28ºC
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Só para evidenciar um pouco mais o absurdo dos valores de Alte.

Loulé-Alte (37º 12' 40,8'' N e +79m) 2006-2010

Janeiro: 3,54ºC // 19,06ºC

Death Valley - Furnace Creek Station (36° 14′ 48″ N e – 86m) 1981-2010

Janeiro: 4,44ºC // 18,28ºC

1º- As medias que retirei do site da direcção regional de agricultura são de 5 anos e as do vale da morte são normais oficiais de 30 anos.

2º- Os valores de verão não parecem influenciados..portanto os de inverno n serão tambem.

3º- As fotos evidenciam uma boa instalação.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
1º- As medias que retirei do site da direcção regional de agricultura são de 5 anos e as do vale da morte são normais oficiais de 30 anos.

2º- Os valores de verão não parecem influenciados..portanto os de inverno n serão tambem.

3º- As fotos evidenciam uma boa instalação.

Os valores de Verão também me parecem um pouco exagerados, mas foi o mês de Janeiro que me despertou logo a atenção. Para além da média das máximas ser assim tão elevada, como nunca vi em estações com latitudes semelhantes, é também o caso da amplitude térmica de Janeiro. Mais de 15ºC de amplitude num local que não é propriamente um deserto é bastante.

Pode não ser um problema com o local de instalação e sim no sensor, mas não faço ideia, apenas me parecem muito estranhos os dados.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Bragança fica a Norte da Cordilheira Central. E a norte desse sistema montanhoso as temperaturas invernais são muito mais baixas. A justificação da serra do Caldeirão, esse raciocínio, aplica-se apenas ao Algarve, por causa de vários factores.

O caso algarvio é muito especial. VRSA, por exemplo, já registou 27ºC em Fevereiro, que é um dos meses mais frios do ano. E VRSA é uma cidade «fria» no contexto regional do Algarve. O sol de inverno, no Algarve, pode aquecer mesmo muito, acredita.

Permite-me que dicorde contigo em VRSA ser uma cidade fria em relação contextual regional do Algarve.
Se me falares em Aljezur, ja concordo nessa afirmação.

;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Embora não entenda esta comparação com o vale da morte, eu poderia contrapor, dizendo que se lá com uma média de 18ºC de máxima os nevões são frequentes, então em Alte com nevões inexistentes uma média de 19ºC seria perfeitamente aceitável.

death_valley_sign.jpg


http://www.google.pt/search?hl=pt-P...&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

Mas mesmo pelos dados apresentados para as duas estações, Alte não é mais quente que Furnace Creek. Quanto à a neve, esta nunca será um fenómeno muito frequente em Furnace Creek pois a precipitação é muito baixa.
A área do Death Valley National Park é bastante extensa e vai dos -86m na parte mais baixa até aos 3366m. Nas montanhas a neve é um fenómeno muito frequente, mas na parte mais baixa do parque já não tenho tanta certeza disso.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Eu vou tentar obter uma resposta da direcção regional de agricultura do Algarve, conheço lá umas pessoas que trabalham lá.

Na foto, da estação do Alte, nota-se uma montanha mais elevada a norte, logo é um local abrigado ao vento norte, situado na encosta onde bate o sol, logo pode ser verdadeiras as temperaturas. As noites podem ser frias e com geada que pode situar-se num local abrigado.

Se percorrerem a Via do Infante entre o nó de Faro e Olhão em dias de Inverno com vento de norte na zona da Serra de Monte Figo parem no parque de estacionamento mesmo em frente à Serra de Monte Figo (Cerro de São Miguel) e parece ser um dia de primavera. Andem uns quilómetros e vão até ao Nó de Tavira e sentem logo a diferença.
 

Pastichio

Cirrus
Registo
24 Jan 2011
Mensagens
8
Local
Elvas
Eu vou tentar obter uma resposta da direcção regional de agricultura do Algarve, conheço lá umas pessoas que trabalham lá.

Na foto, da estação do Alte, nota-se uma montanha mais elevada a norte, logo é um local abrigado ao vento norte, situado na encosta onde bate o sol, logo pode ser verdadeiras as temperaturas. As noites podem ser frias e com geada que pode situar-se num local abrigado.

Se percorrerem a Via do Infante entre o nó de Faro e Olhão em dias de Inverno com vento de norte na zona da Serra de Monte Figo parem no parque de estacionamento mesmo em frente à Serra de Monte Figo (Cerro de São Miguel) e parece ser um dia de primavera. Andem uns quilómetros e vão até ao Nó de Tavira e sentem logo a diferença.

É melhor te despachares, pois essa é uma das direcções regionais próximas da extinção.

Relativamente ao facto do "local ser abrigado ao vento de Norte", em janeiro, pleno inverno, é pouco comum o Vento soprar de Norte, as situações típicas em Portugal Continental nessa época do ano provocam um fluxo ou de W-SW com passagem de sistemas frontais, sendo que os sectores quentes, quando estáveis com vento de W podem aumentar bastante as máximas ou ul fluxo mais de E, com um anticiclone ou sobre a sibéria e estendendo-se em crista sobre a peníncula ibérica ou mesmo com o núcleo sobre a peníncula ibérica, nestes últimos casos e principalmente no caso do anticiclone da sibéria, são onde se verificam as temperaturas mínimas mais baixas, com as formação de geada.

Acho que é possível durante 1 ano Alte ter registado essa média, principalmente se o anticiclone se localizou na península ibérica, servindo de bloqueio à passagem de sistemas frontais e muito importante acompanhado de um "estranho" mas possível fluxo anticiclónico de ar seco aos 500hPa.

Cumps.