O Estado do País 2015

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Mas o TC e algum órgão politico , para ter uma agenda politica própria ? Devia decidir , de acordo com os artigos da lei constitucional , como deve fazer um tribunal de um pais civilizado .

Embora , claro , seja um tribunal muito sui generis , uma especie de mini parlamento , nomeado pelos partidos políticos .

Os salários não foram cortados por causa do TC. Isso permitiu que as pessoas tivessem mais rendimento. Rendimento esse que teria sido cortado se não fosse pelo TC.
.

Essa é muito boa. Em compensação pelo chumbo do TC ao corte de salários na FP, o governo aprovou o "brutal aumento de impostos" para toda a gente. Será que um aumento de impostos não é um corte de rendimento?

• Gosto
Reactions: MSantos
Essa é muito boa. Em compensação pelo chumbo do TC ao corte de salários na FP, o governo aprovou o "brutal aumento de impostos" para toda a gente. Será que um aumento de impostos não é um corte de rendimento?

Claro que é. Mas esse aumento dos impostos viria na mesma ou tens dúvidas? Já que ainda se está com défice provavelmente teria sido melhor poupar o setor privado desse aumento e reformular o estado. Ao menos as pessoas despedidas do público poderiam arranjar emprego no privado. Mas já é um bocado tarde para isso.

Claro que é. Mas esse aumento dos impostos viria na mesma. Já que ainda se está com défice provavelmente teria sido melhor poupar o setor privado desse aumento e reformular o estado. Ao menos as pessoas despedidas do público poderiam arranjar emprego no privado. Mas já é um bocado tarde para isso.

Então, mas foi isso mesmo que o TC impediu. O governo queria cortar na FP, o TC chumbou, e em compensação aumentou impostos para todos.

Só é chato é o (des)governo ser incapaz de governar sem constantemente atropelar a Constituição que jurou defender e por em prática. Se ao menos se arranjasse uma versão da Constituição da República com uns desenhos para estimular. Ou uma versão para crianças (como havia dos Lusíadas!). Agora tanta página, com tanta letra, desmotiva-os, claro. E venham para cá com a treta que a Constituição devia ser reformulada. Foi ESTA que juraram defender. Não outra. Mas como a palavra desta gente vale menos que um pataco furado...

Só é chato é o (des)governo ser incapaz de governar sem constantemente atropelar a Constituição que jurou defender e por em prática. Se ao menos se arranjasse uma versão da Constituição da República com uns desenhos para estimular. Ou uma versão para crianças (como havia dos Lusíadas!). Agora tanta página, com tanta letra, desmotiva-os, claro. E venham para cá com a treta que a Constituição devia ser reformulada. Foi ESTA que juraram defender. Não outra. Mas como a palavra desta gente vale menos que um pataco furado...

Com uma Constituição tão extensa, todas as leis são N vezes constitucionais e X vezes incostitucionais. A apreciação do TC é subjectiva, o que é provado pela divisão dos juízes na maior parte das decisões importantes (é muito raro um voto unânime). Com base na CRP consegue-se arranjar argumentação para declarar a mesma lei constitucional e inconstitucional. Obviamente, que os juízes do TC (funcionários do Estado, bem remunerados e à beira da reforma) seriam um dos grupos mais atingidos pelas medidas preconizadas pelo governo, e a maioria decidiu em causa própria a seu favor.

• Gosto
Reactions: MSantos
Claudia , Enganas - te neste ponto . Se formos por ai , todos os governos atentaram
Contra a Constituição , todos eles tiveram diplomas com a sua constitucionalidade apreciada ( ate o governo de Sócrates , imagine - se ) .
E este governo nunca teve nenhum diploma apreciado por um ataque direto e deliberado a Constituição , mas por questões de interpretação ( SEMPRE ) . E isso teve que ser feito porque ha uns senhores que estiveram no poleiro a uns anos atras e condenaram as velhinhas , as criancas , o pais em geral a muitos anos de pobreza , e isto e que importa reter . O resto e conversa para entreter .

Então deve haver imensos exemplos de anteriores governos (das duas 'cores') que tenham visto o TC a chumbar, repetidamente e com a mesma frequência, normas suas. Até porque, pela lógica, como são privilegiados, são (ou deveriam ser) os primeiros a serem afectados pelos cortes que não são exclusivos deste governo.

E em relação ao "fascista alemão", é a Alemanha que impulsiona as nossas melhores exportações, industria eléctrica, maquinaria, moldes, etc, tecnologia intermédia.

Não é a Espanha?

O alemão é fascista. Não confundas um indivíduo com um país. Quem tem uma obsessão em governar sobre os vizinhos (neste caso a França) é fascista. E sabes a resposta? Como é que os todos os países podem ter excedentes comerciais ao mesmo tempo?

Essa frase "não estão a crescer como se esperava" também é bonita. Quando tiveres tempo tens que explicar melhor.

É o que leio em algumas notícias. Nessa campo faço mea culpa :D.

De resto acho que tens um grande desconhecimento da realidade económica nacional. Sei que somos pobres e maus,temos que ser muito melhores, mas acho que não tens mesmo noção da quantidade de barcos que saem todos os dias carregados de Leixões, ou mesmo dos aviões cargueiros que carregam em Pedras Rubras a levar mercadoria para todo o mundo.

Desconheço o contexto desta frase. Eu raramente faço referência, e muito menos critico, os exportadores.

Então, mas foi isso mesmo que o TC impediu. O governo queria cortar na FP, o TC chumbou, e em compensação aumentou impostos para todos.

Viria na mesma. A forma mais rápida de teres um excedente comercial seria reduzir de forma brusca as importações, diga-se mercado interno. Achas que o setor exportador cresceria com a velocidade suficiente para absorver as pessoas? E a queda das receitas? Despedir pessoas do público é manifestamente insuficiente. Há que ter excedente comercial para o crescimento.

Enganas - te neste ponto . Se formos por ai , todos os governos atentaram
Contra a Constituição , todos eles tiveram diplomas com a sua constitucionalidade ( ate o governo de Sócrates , imagine - se ) .
E este governo nunca teve nenhum diploma apreciado por um ataque direto e deliberado a Constituição , mas por questões de interpretação ( SEMPRE ) . E isso teve que ser feito porque ha uns senhores que estiveram no poleiro a uns anos atras e condenaram as velhinhas , as criancas , o pais em geral , e isto e que importa reter . O resto e conversa para entreter .

Treta. Direcciono-te para o meu post anterior. Já agora, não me venhas com a ironia do governo Sócrates insinuando que isso me afecta. Não votei nele. Ao contrário do que parece neste fórum (que reflecte o país, de certa forma), para quem tem os horizontes um pouquinho mais largos, há vida para além do PS e PSD. Já nem falo do PP, que esses 'deitam-se' com o primeiro que lhes aparecer à frente. Há, até, quem não se sentindo representado por ninguém, vote em branco, como já fiz mais do que uma vez.
A verdade é que há neste país muita ignorância, muita falta de cultura (democrática, também), muito provincianismo e muita falta de amor próprio. O maior entrave a um futuro decente deste país, são os Portugueses. Os governos que elegem são um reflexo do povo. E isso entristece-me profundamente. Entristece-me ver que por mais que se minta, por mais que se engane, por mais que se roube e se aldrabe, tudo é aceitável para muitos Portugueses. Há gente que já cumpriu pena, gente sobre quem recaem ou recaíram suspeitas graves e ainda se houve o tão humilhante "rouba e mente mas fez obra". Merecemos melhor? Sinceramente, muitas vezes acho que não. Muitos dos mais novos, dos mais empreendedores, dos mais inteligentes vão embora, por vários motivos. E, na maioria, quem fica? Ficam estes que elegem o que temos visto. Ao contrário de muitos, sou Portuguesa por opção. Mas orgulho no meu país e nos meus concidadãos conformados, domesticados e amorfos, tenho cada vez menos.

O actual PM não pagou SS durante não sei quanto tempo. Num país com coluna vertebral, apenas e só isso seria mais do que suficiente para haver demissão imediata (voluntária ou forçada pelo povo na rua!). É uma questão de moralidade. Quem não cumpriu com as suas obrigações, não tem moral nem legitimidade para exigir e impôro que quer que seja aos outros.

Treta. Direcciono-te para o meu post anterior. Já agora, não me venhas com a ironia do governo Sócrates insinuando que isso me afecta. Não votei nele. Ao contrário do que parece neste fórum (que reflecte o país, de certa forma), para quem tem os horizontes um pouquinho mais largos, há vida para além do PS e PSD. Já nem falo do PP, que esses 'deitam-se' com o primeiro que lhes aparecer à frente. Há, até, quem não se sentindo representado por ninguém, vote em branco, como já fiz mais do que uma vez.
A verdade é que há neste país muita ignorância, muita falta de cultura (democrática, também), muito provincianismo e muita falta de amor próprio. O maior entrave a um futuro decente deste país, são os Portugueses. Os governos que elegem são um reflexo do povo. E isso entristece-me profundamente. Entristece-me ver que por mais que se minta, por mais que se engane, por mais que se roube e se aldrabe, tudo é aceitável para muitos Portugueses. Há gente que já cumpriu pena, gente sobre quem recaem ou recaíram suspeitas graves e ainda se houve o tão humilhante "rouba e mente mas fez obra". Merecemos melhor? Sinceramente, muitas vezes acho que não. Muitos dos mais novos, dos mais empreendedores, dos mais inteligentes vão embora, por vários motivos. E, na maioria, quem fica? Ficam estes que elegem o que temos visto. Ao contrário de muitos, sou Portuguesa por opção. Mas orgulho no meu país e nos meus concidadãos conformados, domesticados e amorfos, tenho cada vez menos.

Eu já te disse em quem ia votar ?

Para tua informação , tenho votado quase sempre em pequenos partidos . Isso faz de mim um pouquinho mais inteligente ?

No início dos anos oitenta, era o Mário Soares primeiro ministro dum governo de bloco central, a gerir também uma falência do país (na sequência do PREC) a maioria das decisões eram bem mais complexas e polémicas que as actuais e passaram milagrosamente pelo TC na altura.

Quando se vai ao PREC, é o desespero total, Vince. Francamente. Mas já agora, sendo coerente, anteriores inconstitucionalidades não desculpam estas. As inconstitucionalidades, sendo demagógico esperar que nunca existam, não podem ser aos montes nem a regra. Ou melhor, poder, pode, como se vê. Não devem.

Eu já te disse em quem ia votar ?

Para tua informação , tenho votado quase sempre em pequenos partidos . Isso faz de mim um pouquinho mais inteligente ?

No actual contexto? Na minha opinião, sim.
Eu não ponho de parte a hipótese de votar, futuramente, no PSD. Este bando não é o PSD, felizmente para o PSD. Num PSD que vai a votos coligado com o PP, nunca votaria. Neste PSD só votaria se estivesse sob a influência de alguma substância alteradora da realidade. Mas como não bebo nem uso drogas, não é previsível.

No início dos anos oitenta, era o Mário Soares primeiro ministro dum governo de bloco central, a gerir também uma falência do país (na sequência do PREC) a maioria das decisões eram bem mais complexas e polémicas que as actuais e passaram milagrosamente pelo TC na altura.

O país estava falido na sequência do PREC? a maioria das decisões eram bem mais complexas e polémicas que as actuais? Isso ou é cegueira partidária ou falta de informação. 1º o país não estava falido muito pelo contrário foi Soares quem o faliu/vendeu aos US. 2º a maioria das decisões de Soares foram muito fáceis, vender o País e com isso ser generosamente recompensado.

Estado
Fechado para novas mensagens.