O Estado do País 2016

Comprei o Público até anos recentes. Deixei de comprar porque perdeu qualidade. É um jornal armado ao pingarelho com artigos mal escritos e enviesados, com uma linha ideológica clara para quem sabe ler as entrelinhas. É a linha das ideias de um Podemos ou de um BE.

O Correio da Manhã vende bem e informa. Os jornalistas do Público dever-se-iam perguntar por que motivo o CM vende e eles não. Hoje li o CM e há alguns anos que não compro o Público.

Detesto o formato do jornal público, não é nada convidativo a ler-se. Tem uma letra esquisita, artigos demasiado longos, pouco realce nas cores. O correio da manhã é o oposto, consegue ler-se praticamente na diagonal, pois é uma combinação de pequenos artigos, pequenos resumos e caixinhas de opinião um pouco por toda a página, caixas-resumo no cabeçalho com assuntos relacionados. E depois as cores, a dimensão das imagens. É chamativo, fácil de ler, com muita investigação pelo meio, enfim todo um conjunto de ingredientes que o torna popular, refletindo-se depois no preço também.

• Gosto
Reactions: james e frederico
só olham para os 500 mil euros desprezando o problema de qualquer bem registado em nome de alguém ser utilizado para pagar dívidas de centenas ou alguns milhares de euros. E tudo se passava muitas vezes em 15 dias, o proprietário era desapossado dos bens rapidamente.

• Gosto
Reactions: Wessel1985
só olham para os 500 mil euros desprezando o problema de qualquer bem registado em nome de alguém ser utilizado para pagar dívidas de centenas ou alguns milhares de euros. E tudo se passava muitas vezes em 15 dias, o proprietário era desapossado dos bens rapidamente.

Agreste, podes explicar melhor a tua posição?

És a favor ou contra a perdão de penhoras a famílias carenciadas, com casa própria, de valor até 574223euros?

Os detentores de vistos gold (>500mil eur), também usufruem desse perdão?

Se quem tem casa própria de meio milhão de euros têm perdão contra-penhora, como ficam os seus credores (alguns deles pobres de carenciados)? E o crédito malparado dos bancos como fica? Fica para ser resolvido com os depósitos acima de 100mil eur, ou pagam os contribuintes como sempre?

Ainda à poucos anos, no Governo Sócrates, havia quem tivesse casas a valer 100 ou 200 mil euros ou contas no banco com algumas dezenas de milhares de euros, que recebia rendimento mínimo por não ter ocupação nem rendimentos regulares. Um escândalo que o governo anterior, e muito bem, alterou.

Os grandes interesses instalados sempre se deram maravilhosamente bem com o PS ( alguém os vê a berrar?)

Não é por acaso que os banqueiros deram pulos de contente com a nomeação do Governo Costa.

Ressalvando que o anterior Governo quase nada fez contra os interesses instalados, a fatura do que este Governo já fez e fará chegará mais cedo ou mais tarde.

Ou alguém acha, partindo do princípio que não se rendeu ao Deus Baco ou ande a fumar coisas esquisitas, que um aumento da despesa em mais de mil milhões de euros não compensado pelo crescimento da economia ( na melhor das hipóteses cresce mais um bocadinho, mas não chega , lamento informar) Não irá piorar ainda mais os nossos já depauperados cofres?

E a descapitalizacao da segurança social? Para já, enquanto durar a festa , não se vai notar muito. Mas esperem daqui a umas décadas e nos disserem que temos de trabalhar até aos 80 anos e receber de reforma 1/3 do que contávamos.

Tentam fazer de nós burros, lá com a história do crescimento artificial da economia e do aumento do consumo.
Isto é um dos maiores embustes, pois só serve para aumentar as importações , a dívida e dependência externas e para que as famílias fiquem sem poupanças, fundos de maneio, aumentando por efeito os incumprimentos contratuais.

E depois lá vem a ladainha de uma certa esquerda jacobina, elitista e falsamente social atirar as culpas para os malandros da direita que querem empobrecer o país, quando foram eles próprios a acender o rastilho.
Só tretas que nos tentam impingir.

o princípio é impedir a venda de um bem de 20 mil euros para tentar cobrar uma dívida de 200 euros. Os salários também não podem ser totalmente destruídos para pagar uma dívida qualquer.

A norma determina que o agente tributário ou de execução deve penhorar o que melhor se adequa à dívida. A lei permitia tudo e vai deixar de permitir.

A casa de 574 mil euros terá no interior artigos que podem ser penhorados e vendidos em leilão. Em todo o caso é melhor que os 25 mil euros de património que impedem alguém de receber apoios sociais.

• Gosto
o princípio é impedir a venda de um bem de 20 mil euros para tentar cobrar uma dívida de 200 euros. Os salários também não podem ser totalmente destruídos para pagar uma dívida qualquer.

A norma determina que o agente tributário ou de execução deve penhorar o que melhor se adequa à dívida. A lei permitia tudo e vai deixar de permitir.

A casa de 574 mil euros terá no interior artigos que podem ser penhorados e vendidos em leilão. Em todo o caso é melhor que os 25 mil euros de património que impedem alguém de receber apoios sociais.

Nada, nem um poucochinho convincente.. Os salários não podem ser totalmente penhorados (isso já é do tempo da maria cachucha)!

Proteger vistos GOLD?? Estou deveras surpreendido com o PCP, que em matéria de responsabilidades individuais sempre foi coerente: quem deve paga, quem tem a receber.. recebe.
PS: Coerente, salvo seja, exceto aquela fase do expropriar terras a latifundiários, ficando a arder com as dívidas aos bancos.

A realidade é outra: os credores ficam a arder, sendo que muitos deles poderão ficar devedores e até insolventes.

Seria interessante que aprovassem uma lei assim.

Um banco empresta a um casal 200 mil euros para comprar uma moradia.

O casal fica no desemprego e deixa de pagar as prestações.

O banco fica com a moradia, a qual está agora avaliada em 175 mil euros. O casal já pagou 50 mil euros, mais os juros.

Ora eu acho que o casal tem direito aos 50 mil euros que já pagou.

Curioso estou eu para ver a reação do PCP face ao teste nuclear dos democratas norte-coreanos.

Vou adivinhar. As bombas de uns são imperialistas, as bombas de outros são para defender a soberania :rolleyes:

• Gosto
Reactions: james e frederico
The European Commission will table initial proposals already in 2016 for a uniform European road toll system as a solution to a long-term conflict with Germany over road tolls on highways, reports Die Welt. EU transport commissioner Violeta Bulc said: "I invite Germany to support us in this proposal."

https://euobserver.com/tickers/131718

a casa devia ser impenhorável e do que sei de leis roça o inconstitucional, isto porque a a constituição diz que o cidadão tem direito a habitação. Em muitos países a casa não pode ser penhorada nos USA o estado da Florida proíbe a penhora de Habitação mesmo ficando divida para pagar

• Gosto
Seria interessante que aprovassem uma lei assim.

Um banco empresta a um casal 200 mil euros para comprar uma moradia.

O casal fica no desemprego e deixa de pagar as prestações.

O banco fica com a moradia, a qual está agora avaliada em 175 mil euros. O casal já pagou 50 mil euros, mais os juros.

Ora eu acho que o casal tem direito aos 50 mil euros que já pagou.

Seria o ideal, mas a restrição ao crédito seria gritante.
Não existe qualquer interesse político, nessa ideia.

a casa devia ser impenhorável e do que sei de leis roça o inconstitucional, isto porque a a constituição diz que o cidadão tem direito a habitação. Em muitos países a casa não pode ser penhorada nos USA o estado da Florida proíbe a penhora de Habitação mesmo ficando divida para pagar

Porquê?
Se a minha vida monetária mudar terei de me adaptar a esse facto.

Viver numa habitação alugada não é nenhum bicho papão, e deveria ser a solução para a grande maioria dos portugueses. A política podre das últimas décadas é que incentivou à aquisição de uma habitação por alguém irá pagar até à idade da sua morte.

Pior situação acontece numa situação de divórcio, em que uma casa torna-se num bem quase impossível de dividir em virtude dos empréstimos.

• Gosto
Reactions: David sf

Podes citar pff, o texto da constituição, onde refere que cada cidadão tem direito a uma casa?

Uma coisa é poder ser proprietário, outra é ter direito a uma casa. Olha eu não tenho, devo levar o governo ao tribunal constitucional?

E se cada cidadão tem direito a uma casa, quem é que a paga? Podes informar-nos?

O que existe atualmente é algo assim: tenho uma casa própria, que vale 200mil eur, sendo que já paguei 100mil de empréstimo ao banco. Se não conseguir cumprir mais as obrigações, nem negociar com o banco uma reestruturação da dívida (prazo máximo atingido), resta a penhora da casa e venda pelo banco.
A casa valia 200mil, estão pagos 100mil, se a casa for vendida por 150mil, a receita é distribuída da seguinte forma:
- banco recebe 100mil (o montante em dívida)
- o penhorado recebe 50mil (o valor restante da venda).

Podes citar pff, o texto da constituição, onde refere que cada cidadão tem direito a uma casa?

Uma coisa é poder ser proprietário, outra é ter direito a uma casa. Olha eu não tenho, devo levar o governo ao tribunal constitucional?

E se cada cidadão tem direito a uma casa, quem é que a paga? Podes informar-nos?

O que existe atualmente é algo assim: tenho uma casa própria, que vale 200mil eur, sendo que já paguei 100mil de empréstimo ao banco. Se não conseguir cumprir mais as obrigações, nem negociar com o banco uma reestruturação da dívida (prazo máximo atingido), resta a penhora da casa e venda pelo banco.
A casa valia 200mil, estão pagos 100mil, se a casa for vendida por 150mil, a receita é distribuída da seguinte forma:
- banco recebe 100mil (o montante em dívida)
- o penhorado recebe 50mil (o valor restante da venda).

Artigo 65.º
Habitação e urbanismo

1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.

• Gosto