O Estado do País 2016

pronto acabei com este topico, esta cheio de treinadores de sofá que só conseguem criticar tudo que não gostam sem tentar compreender as medidas estou a ver a ver que o Vasco Polido Valente não esta sozinho na sua visão onde só ele e as suas ideias são as certas

Com as discordâncias políticas posso eu bem, até porque há que colocar algumas coisas em perspectiva (tenho poucas dúvidas que deve haver gente ligada a partidos aqui, porque me recuso a acreditar que alguns casos sejam (apenas) simpatia política já que ela não faz ninguém justificar o injustificável nem cega. tem de ser mais alguma coisa. O pior mesmo é ter de levar com machismo, xenofobia e outros ismos e fobias afins. Logo nos primeiros dias do ano, vinha eu toda despachada postar aqui já nem me lembro o quê, quando me deparo com um post profundamente xenófobo. Por um lado foi bom, pois fez-me reflectir: se no meu dia-a-dia faço os possíveis e impossíveis para me distanciar de pessoas que eu considero preconceituosas, porque diabos me sujeito a elas e às suas opiniões de forma voluntária aqui? O que me fez começar a postar neste tópico é exactamente aquilo que me fez deixar de o fazer. Isto é um micro-cosmos de uma parte deste país, a parte que me desgosta: aquilo a que os anglo-saxónicos chamariam 'a far-right men's club'. É uma pena porque há uma ou outra pessoa que respeito muito mas isso não chega. Deixo um último desejo: que continuem a espernear e a berrar por aqui. É bom sinal. Pior será quando o deixarem de fazer.

é sempre o bota abaixo é desempregado é malandro ou anda em maroscas tem uma ideologia mais social és comunista pior que estaline, é a falta unidade que me espanta qualquer um pode cair na miséria e não é por conhecermos uns chicos espertos que todos o são

Com as discordâncias políticas posso eu bem, até porque há que colocar algumas coisas em perspectiva (tenho poucas dúvidas que deve haver gente ligada a partidos aqui, porque me recuso a acreditar que alguns casos sejam (apenas) simpatia política já que ela não faz ninguém justificar o injustificável nem cega. tem de ser mais alguma coisa. O pior mesmo é ter de levar com machismo, xenofobia e outros ismos e fobias afins. Logo nos primeiros dias do ano, vinha eu toda despachada postar aqui já nem me lembro o quê, quando me deparo com um post profundamente xenófobo. Por um lado foi bom, pois fez-me reflectir: se no meu dia-a-dia faço os possíveis e impossíveis para me distanciar de pessoas que eu considero preconceituosas, porque diabos me sujeito a elas e às suas opiniões de forma voluntária aqui? O que me fez começar a postar neste tópico é exactamente aquilo que me fez deixar de o fazer. Isto é um micro-cosmos de uma parte deste país, a parte que me desgosta: aquilo a que os anglo-saxónicos chamariam 'a far-right men's club'. É uma pena porque há uma ou outra pessoa que respeito muito mas isso não chega. Deixo um último desejo: que continuem a espernear e a berrar por aqui. É bom sinal. Pior será quando o deixarem de fazer.

Nem todos podem ser de esquerda, a esquerda tem de saber lidar com isso, lá por agora ser uma Moda quase geral ser-se de esquerda em Portugal, a esquerda tem de aceitar que hajam pessoas a pensarem de formas diferentes, isso dos "ismos" tem muito que se diga, os de direita são tão "ismos" como os de esquerda apoiantes de regimes tipo norte-coreanos, ou maoistas, ou sovieticos( a grande fome da Ucrania á quem finja que não existe, parece aqueles que negam o holocausto)o que não faltam são esqueletos no armário em ambos os casos, nem uns são melhores ou superiores moralmente a outros.
Aliás actualmente considero que não existe direita em Portugal.
Confunde-se muito direita com neo-liberalismo, ou liberalismo, pior confunde-se extrema direita com direita liberal. Neo-liberalismo, e liberalismo, podem ser inseridos no espaço politico de uma direita que defende a economia de mercado desregulada, a ausência quase de Estado,apoios sociais, frieza ao estilo americano com os mais desfavorecidos, etc e em Portugal infelizmente hoje só há essa direita, não há mais nenhuma.
Enquanto na esquerda, que é quase uma moda e é sem duvida a "nova burguesia" , temos uma oferta enorme de esquerdas neste pais, é só esquerdas de todas as maneiras e feitios, de todas as formas, enquanto na direita só temos uma visão, um paradigma, isto é tão escandaloso que o único suposto candidato de direita deste pais para as Presidências tem diga-se de andar a engraxar a esquerda e fora o Marcelo Rebelo de Sousa na direita temos um deserto, quantos candidatos temos de esquerda? todos os outros.
O que acontece com a esquerda em Portugal é como irmos a um restaurante e termos na ementa, camarão frito, camarão cozido, camarão de espetada, estrogonofe de camarão, camarão empanado,camarão com coco, é o que se passa em Portugal esquerda disto, esquerda daquilo, esquerda+esquerda+ esquerda, liga-se a tv qualquer intelectual é de quê? de esquerda, qualquer humorista é de quê? esquerda, qualquer actor de teatro, qualquer cineasta, qualquer escritor é de quê? esquerda,esquerda e mais esquerda . Direita? Apenas uma visão, apenas uma direita, que eu pessoalmente não considero uma direita válida.
Portugal está orfão de uma direita conservadora, mais tradicional. não me venham com coisas, nenhuma direita conservadora acha normal ou aceitaria, a venda de empresas ancoras portuguesas a grupos de paises maoistas, ou marxistas, ou ex-maoistas ou marxistas. Uma direita conservadora, não aceita que aldeias,vilas do interior de Portugal fiquem desertas e se percam tradições seculares.
Portugal está de facto orfão de uma direita mais conservadora, seria bom que o CDS voltasse aos tempos antes de Paulo Portas, e voltasse a ter uma matriz bem mais conservadora que tem actualmente sem estar colado á direita da tecnocracia liberal seguida pelo PSD e pela familia politica do PSD, no espaço europeu.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: keipha
Confunde-se muito direita com neo-liberalismo, ou liberalismo, pior confunde-se extrema direita com direita liberal. Neo-liberalismo, e liberalismo, podem ser inseridos no espaço politico de uma direita que defende a economia de mercado desregulada, a ausência quase de Estado,apoios sociais, frieza ao estilo americano com os mais desfavorecidos, etc e em Portugal infelizmente hoje só há essa direita, não há mais nenhuma.

Essa é para rir. É exactamente o contrário, nenhuma direita em Portugal é liberal, toda defende o Estado -Gordo e protector e os poucos cortes que lhe fazem é porque não têm dinheiro para o sustentar. Direita conservadora e beata para quê? Se até a esquerda o é?

• Gosto
Reactions: Topê
Essa é para rir. É exactamente o contrário, nenhuma direita em Portugal é liberal, toda defende o Estado -Gordo e protector e os poucos cortes que lhe fazem é porque não têm dinheiro para o sustentar. Direita conservadora e beata para quê? Se até a esquerda o é?

Não é bem assim, vivem mais para os interesses de grupos económicos monopolistas, muitos deles estrangeiros, mas têm uma visão liberal sobre os serviços que o Estado presta aos cidadãos, sendo como em Portugal existe uma forte promiscuidade entre meia duzia de empresas monopolistas e o Estado, é muito mais dificil aplicar um neo-liberalismo fiel.
É a minha opinião caro David sf, concordo contigo que a esquerda é insaciável e tenta ir a todas, agora também tenta ser muito próxima da Igreja católica devido ao fenómeno Papa Francisco, mas mesmo assim falta um espaço de uma direita conservadora e tradicional num pais que foi durante muitos anos conservador e tradicional. Por algum motivo o Manuel Monteiro continua a ser o candidato com melhores resultados eleitorais no CDSm e era uma linha de liderança e um paradigma ideológico onde muitos portugueses se revêm.
A direita de um pais não pode estar limitada a um só sentido, a uma só visão, como votante na direita, em Portugal sinto-me orfão de opção politica válida. Um pais não pode ser todo ele maçónico, ou de esquerda, é um risco que a democracia do pais corre, deverá haver diversidade.

• Gosto
Reactions: james
O CDS, com a saída de Portas, tem agora uma boa oportunidade para se tornar um verdadeiro partido de direita, liberal e respeitador das liberdades individuais, o que não acontece atualmente.

Enquanto isso, continua a vergonha das reversoes das privatizações e sub - concessões, no ensino, etc.

Um Governo sem sentido de Estado que está a envergonhar todas as pessoas que ainda acreditam neste país. Esta cedência a uma minoria do eleitorado só é possível devido ao povo resignado e incauto que infelizmente ainda somos.

E a fatura chegará brevemente, pois acho que qualquer pessoa que saiba contar até 50 sabe que esta brincadeira ( brincadeira mesmo) vai custar muito caro.

O PREC destruiu criminosamente o capital que havia no país. O que veio depois foi construído com dívida externa e num clima de promiscuidade com os dois principais partidos.

É normal que tenhamos que andar a mendigar investimento estrangeiro. Não há capital em Portugal e a alternativa é bem pior e as consequências do isolacionismo podem ser vistas numa Coreia do Norte.

Reconstruir uma classe burguesa forte demoraria décadas mas com o actual quadro fiscal é impossível, pois empresas e famílias não conseguem acumular riqueza. Para além disso, à Esquerda não interessa que haja famílias com independência financeira, isso é um perigo para um Regime que se quer com dependências várias, para garantir o poder.

• Gosto
Reactions: james
É normal que tenhamos que andar a mendigar investimento estrangeiro. Não há capital em Portugal e a alternativa é bem pior e as consequências do isolacionismo podem ser vistas numa Coreia do Norte.

Mesmo que não tivesse havido nacionalizações não acredito que Portugal estivesse muito diferente. Com a globalização os países pequenos são tendencialmente engolidos pelos maiores.

Com as discordâncias políticas posso eu bem, até porque há que colocar algumas coisas em perspectiva

:huhlmao:

(tenho poucas dúvidas que deve haver gente ligada a partidos aqui, porque me recuso a acreditar que alguns casos sejam (apenas) simpatia política já que ela não faz ninguém justificar o injustificável nem cega. tem de ser mais alguma coisa

O mesmo se pode dizer de ti. Talvez algum dia te apercebas :rolleyes:

Logo nos primeiros dias do ano, vinha eu toda despachada postar aqui já nem me lembro o quê, quando me deparo com um post profundamente xenófobo.

Quando o PSD estava no poder duvido que as publicações com os 'ismos' tenham sido impedimento... :facepalm:

Por isso precisamos de uma Europa Federal definitivamente.

O que é que uma Europa federal traz de diferente? Vai impedir que os bancos espanhóis absorvam os portugueses por valor irrisório? Vai impedir que a Wolkswagen recompre os seus carros nos EUA e na Europa parece que nada aconteceu? Vai impedir que as regiões periféricas (como os Açores) colapsem por não poderem competir? Sabes quantos lóbis há em Bruxelas?

O que é que uma Europa federal traz de diferente? Vai impedir que os bancos espanhóis absorvam os portugueses por valor irrisório? Vai impedir que a Wolkswagen recompre os seus carros nos EUA e na Europa parece que nada aconteceu? Vai impedir que as regiões periféricas (como os Açores) colapsem por não poderem competir? Sabes quantos lóbis há em Bruxelas?

E qual é a tua alternativa?

Orgulhosamente sós, pobretes mas alegretes?

Por isso precisamos de uma Europa Federal definitivamente.

Isso para mim é quase um mito os europeus odeiam-se literalmente uns aos outros. A Europa é pequenissima, a nivel territorial, mas os Europeus acham-se todos muito diferentes uns dos outros, e não gostam uns dos outros, a Europa é mais pequena territorialmente que uma India, ou uma China, mas totalmente anacrónica entre si, em curtos espaços geograficos, são cultivadas grandes diferenças, é impossível formar uma federação, quando os franceses que estão a 500 kms de Tras-os-montes, acham-se melhores aos portugueses, depois os alemães acham-se melhores que os franceses, depois os ingleses acham que não precisam da Europa para nada, depois os portugueses acham os alemães uns grandes maus quando a Alemanha tem empresas que criam centenas milhares de postos de trabalho em Portugal e empregos de qualidade,etc,etc,etc, é um circulo vicioso .
isso tinha de haver uma unificação tipo Império Romano, mas isso é impossível, a Europa estará sempre condenada a esse nivel, muito mais agora que corre riscos de ser engulida por areas geograficas que dantes controlava.
Depois a cultura Europeia mais generica, sofre de um grande karma, culpa-se de tudo, carrega ás costas, complexos historicos enormes, uma espécie de divida eterna para com um mundo, isto tudo não permite que a Europa seja um projecto de futuro, se um dia Alemanha deixar de controlar mal ou bem a Europa e der um estoiro industrial, tipo Detroit, a Europa voltará a tempos muito dificieis é por isso que a ausência de projecto europeu pode ser muito mas muito complicada.

Portugal numa Europa federal continuará provavelmente pobre.

O Sul de Itália não saiu da miséria com a unificação.

O leste alemão também continua pobre.