O Estado do País 2016

Isso para mim é quase um mito os europeus odeiam-se literalmente uns aos outros. A Europa é pequenissima, a nivel territorial, mas os Europeus acham-se todos muito diferentes uns dos outros, e não gostam uns dos outros, a Europa é mais pequena territorialmente que uma India, ou uma China, mas totalmente anacrónica entre si, em curtos espaços geograficos, são cultivadas grandes diferenças, é impossível formar uma federação, quando os franceses que estão a 500 kms de Tras-os-montes, acham-se melhores aos portugueses, depois os alemães acham-se melhores que os franceses, depois os ingleses acham que não precisam da Europa para nada, depois os portugueses acham os alemães uns grandes maus quando a Alemanha tem empresas que criam centenas milhares de postos de trabalho em Portugal e empregos de qualidade,etc,etc,etc, é um circulo vicioso .
isso tinha de haver uma unificação tipo Império Romano, mas isso é impossível, a Europa estará sempre condenada a esse nivel, muito mais agora que corre riscos de ser engulida por areas geograficas que dantes controlava.
Depois a cultura Europeia mais generica, sofre de um grande karma, culpa-se de tudo, carrega ás costas, complexos historicos enormes, uma espécie de divida eterna para com um mundo, isto tudo não permita que a Europa seja um projecto de futuro, se um dia Alemanha deixar de controlar mal ou bem a Europa e der um estoiro comercial, tipo Detroit, a Europa voltará a tempos muito dificieis é por isso que a ausência de projecto europeu pode ser muito mas muito complicada.

Concordo com tudo o que dizes.

E ainda torna a coisa mais trágica, pois a Se a Europa não se unir, política e economicamente, vai definhar ( a Alemanha também) e temo que no futuro, os países periféricos se tornem pobres ( nós incluídos) e a Franca, Alemanha, etc. Deixem de ser potências mundiais e se tornem pequenas potências regionais

Concordo com tudo o que dizes.

E ainda torna a coisa mais trágica, pois a Se a Europa não se unir, política e economicamente, vai definhar ( a Alemanha também) e temo que no futuro, os países periféricos se tornem pobres ( nós incluídos) e a Franca, Alemanha, etc. Deixem de ser potências mundiais e se tornem pequenas potências regionais

Caro James, mas este é o destino da Europa, a Europa é um continente tribal, em que os europeus, por natureza não gostam muito uns dos outros, e olham mais para as diferenças que para as semelhanças entre eles.
A rivalidade existe nos States, os okhis do grande livro as Vinhas da ira, são mal recebidos na California inicialmente, mas depois é diluido pois existe uma noção de pertença nacional que não existe na Europa. Pagam as dividas suberanas uns dos outros. Também sou a favor do federalismo europeu, mas acho impossivel, achas alguma vez este governo permitiria isso?

Caro James, mas este é o destino da Europa, a Europa é um continente tribal, em que os europeus, por natureza não gostam muito uns dos outros, e olham mais para as diferenças que para as semelhanças entre eles.
A rivalidade existe nos States, os okhis do grande livro as Vinhas da ira, são mal recebidos na California inicialmente, mas depois é diluido pois existe uma noção de pertença nacional que não existe na Europa. Pagam as dividas suberanas uns dos outros. Também sou a favor do federalismo europeu, mas acho impossivel, achas alguma vez este governo permitiria isso?

Se calhar, Portugal está mesmo condenado a nunca passar disto.

Se tivéssemos elites decentes, até defenderia a luta por um espaço económico aberto com os países de língua portuguesa. Talvez outros países pequenos com o tempo aderissem. Mas sem elites decentes... o Brasil está a afundar e está destruído pelo corrupção.

E qual é a tua alternativa?

Orgulhosamente sós, pobretes mas alegretes?

A minha opinião já sabes. Uma Europa federal é um erro crasso e mais cedo ou mais tarde será usada pelos países economicamente mais fortes para manter o status quo (já é). O tratamento diferenciado por parte da WV é um escândalo. Aldrabou todos mas só tem de recompensar alguns. Não há muita contestação porque está tudo refém. Não é de admirar a hesitação dos países do leste europeu. De federações já estão eles fartos.

Em Portugal a contestação não é muita porque só abrange a economia e algumas políticas. Se Bruxelas quisesse transformar Portugal num gigantesco campo de refugiados, como a Grécia se está tornando para as pessoas não irem para a Alemanha, França e RU, as opiniões seriam outras.

A minha alternativa é Portugal ser uma Suíça. Claro que há muita diferença na mentalidade. Mas como é que vai haver competitividade na Europa quando será tudo ditado em Bruxelas? Portugal já é irrelevante no contexto europeu (e somos troçados por causa disso pelos vizinhos europeus). Numa federação será ainda pior (algo que é difícil).

A distância promove indiferença. E os políticos trabalham para quem lhes garante o emprego (as eleições nacionais passarão a ser regionais). Medidas radicais serão comuns na Europa. E isso será sinónimo de instabilidade e rancor nacionalista. Quando um alemão ou um francês mandar cortar nas pensões ou confiscar depósitos bancários de gregos, italianos, portugueses, espanhóis aí é que vão ser elas (já é). Vou-me repetir ad nauseum. Uma federação com tanta nação diferente acabará por ser regida com mão de ferro. Ao longo da história muitas das guerras relacionaram-se com a independência, especialmente na Europa (porque é que não nos fundimos com a Espanha?). O que se está a fazer é contranatura. Se o Napoleão, o Hitler ou o Estaline tivessem conquistado a Europa também, em teoria, haveria paz e uma política única.

É essa mesma mentalidade do 'juntos estamos melhor' que as vozes para um governo mundial para resolver problemas continuarão a surgir (outra utopia que leva a guerras). Nos EUA também se quer implementar, com muita resistência sem surpresa, uma União Norte-Americana. O que é que o México tem a ver com o Canadá? Quando as fronteiras forem completamente abertas não será só o México o narco-estado. Verás uma onda massiva (ainda superior à atual) de consumo de drogas e de criminalidade a subir de latitude e o Canadá deixará de ser um dos melhores países do mundo para se viver.

Há muitos tipos de cooperação e sou a favor da maior parte delas. Já em relação a um governo central em Bruxelas, sou totalmente contra.

Última edição:
é sempre o bota abaixo é desempregado é malandro ou anda em maroscas tem uma ideologia mais social és comunista pior que estaline, é a falta unidade que me espanta qualquer um pode cair na miséria e não é por conhecermos uns chicos espertos que todos o são
Ninguém é de bota abaixo, apenas se defendem opiniões distintas.

Ao contrário do que pensas eu defendo os desempregados! Em cada ministério há um orçamento a cumprir, razão pela qual, os recursos são limitados. Se são limitados tem de haver regras, controlos, deveres para os beneficiários, senão a vida seria um pouco assim: todos acertam a lotaria, mas depois só ganham o preço do bilhete!

Isto não é ser-se de esquerda nem de direita, é ser-se sério! Se não houvesse maroscas, não havia denúncias.

Os mesmos que defendem cegamente os beneficiários, são os mesmos que culpam cavaco silva, pela política de subsídios na agricultura, sem controlos eficientes!

Então há maroscas ou não há maroscas? Em que é que ficamos, agora neste caso já é diferente?! Somos todos humanos, todos erram..

Outro erro é atribuir à esquerda, o combate à pobreza. Nada mais errado.. No médio e longo prazo, vem sempre a fatura. No fim, pobres e ricos ficam mais pobres. Tens vários exemplos: cuba, coreia do norte, venezuela, brazil.. Porque serão todos de esquerda, todos pobres? Estranho.. Então e as políticas sociais destes países não funcionam porquê?

Um país tem de governar respeitando os orçamentos. Na minha opinião, apenas a saúde pode fugir, pois são vidas humanos o que está em causa.

• Gosto
Reactions: james
8nO6kiO.png

MCXY4ud.png

Quem diria que na Noruega também há 'Sócrates' que duplicam a dívida em poucos anos (na Noruega bastou 3) :lol:. Sim, tecnicamente e em termos líquidos, a Noruega não tem dívida. Quem tiver propriedades que possam ser atrativas para investimento estrangeiro é melhor contactá-los. Eles têm dinheiro mas não sabem onde gastá-lo/investir.

http://economico.sapo.pt/noticias/j...depende-da-forma-como-ps-governar_239271.html

:D O Camarada Jerónimo manda no Costa e ele obedece e o Costa sim Jerónimo eu faço tudo o que tu quiseres mas não tires a chupa. Senão desato a chorar. :sad:

O PCP sempre a defender os interesses do povo e dos trabalhadores. Só se for os trabalhadores da CGTP, com a reversão das subconcessões dos Transportes de Lisboa e Porto já não vão ficar na rua e sempre podem marcar greves quando quiserem.

Mas a fatura dessa reversão vai sair cara aos trabalhadores mas o PCP é sempre a favor dos trabalhadores. Fia-te na virgem e não corras. Já dizia o outro. :rolleyes:

Curioso, então a comissão de utentes da A22 não marcou nenhuma concentração nem nenhuma manifestação e as portagens aumentaram, este João Vasconcelos do BE está mais caladinho que nem um rato. :rolleyes:

• Gosto
Reactions: james e Prof BioGeo
e o sr Frederico faz alguma coisa ou come e cala e vem descarregar em foruns que é mais facil, porque depois da liça toda há muitos heróis mas quando aperta são poucos os que fazem. É facil criticar diga o que achou da birra do paulinho dos esquecimentos em matéria de impostos do pedrinho compadrios do exterminador Macedo ou o curso martelado do relvas que até apareceu na volta a França como diria o grande JC quem nunca pecou atire a primeira pedra.
Se não fosse muitas das buzinadelas e dos idealistas hoje não tinhamos metade dos direitos e garantias . seria como no tempo em que o direito do povo era ouvir e calar e se quer estudar reza para nascer num berço abunado

Na hora certa estive aqui a criticar o Governo anterior.

Mas na discussão pública em Portugal há 40 anos que a balança pende com força só para um lado.

Seria interessante que aprovassem uma lei assim.

Um banco empresta a um casal 200 mil euros para comprar uma moradia.

O casal fica no desemprego e deixa de pagar as prestações.

O banco fica com a moradia, a qual está agora avaliada em 175 mil euros. O casal já pagou 50 mil euros, mais os juros.

Ora eu acho que o casal tem direito aos 50 mil euros que já pagou.

mas tu fazes ideia das garantias bancárias para emprestar 200 mil euros a alguém digamos normal? isto não é tudo armandos varas!

Curioso estou eu para ver a reação do PCP face ao teste nuclear dos democratas norte-coreanos.

Vou adivinhar. As bombas de uns são imperialistas, as bombas de outros são para defender a soberania :rolleyes:

sempre podemos dizer que o teste a ser verdadeiro foi feito no próprio território e não num atol do pacífico.