O Estado do País 2017

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Orion 1 Jan 2017 às 19:57.

  1. guerrilla

    guerrilla
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    4 Dez 2016
    Mensagens:
    45
    Local:
    Aveiro
    O Passos safou-se de boa, imaginem que por azar fosse PM e estivesse numa visita de Estado a passear numa tartaruga das Ilhas Seychellese e ousasse não interromper a visita de Estado para vir ao funeral do Soares? A guincharia seria indescritivel
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,085
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    sair do euro era a nossa ruina, da ue ia-mos parar sei eu lá onde , tanto a ue como o euro obrigam a andarmos certinhos se queremos o dinheirinho que de la vem, e penso mesmo sendo tendencialmente de esquerda, que o pcp e amigos ou são mentecaptos burros ou é pura demagogia eleitoral para falarem da saída da ue e do euro
     
  3. Wessel1985

    Wessel1985
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    21 Set 2013
    Mensagens:
    532
    Local:
    Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
    A questão que por vezes não se está a ver é que podemos tentar resolver isto politicamente ao invés de tentar encontrar sempre as soluções que parecem mais fáceis e que passam por resgates infindáveis e apologias da desgraça constante ...

    É possível tentar dentro da UE e do projecto da moeda única um novo rumo e um novo caminho ...

    Sair unilateralmente do Euro sem rei nem rock concordo que seria uma decisão de choque, insensata e que nos colocaria na rota do abismo ... mas procurar uma mudança que passe por uma nova moeda única mais justa ou pelo fim deste projecto falhado que este euro representa não seria mal pensado ...

    As soluções não são fáceis e os problemas de qualquer das vias tomadas são inevitáveis mas é necessário agir e deixar de navegar à vista fazendo todos os possíveis para que a solução se encontre no seio das instituições europeias mas não nos conformando com o fatalismo e com o caminho único que neste momento parece ser o sugerido no interior da UE ...
     
  4. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    9,033
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    O estado da Europa...

    Planos massivos na infraestrutura ao estilo do Juncker (e antigamente o Marshall) são muito úteis em países em desenvolvimento (ou destruídos pela guerra). Nos países desenvolvidos há pouco mais para construir. A renovação da infraestrutura trará poucos benefícios económicos (porque a antiga construção já trouxe a maioria). Ademais, a infraestrutura europeia é consideravelmente mais nova e moderna do que a dos EUA. Assume-se o crescimento como algo inevitável e infinito. Não haverão limitações a essa teoria independentemente da doutrina económica?

    Está-se a exagerar os benefícios da federalização a todos os níveis. Pegando no exemplo da integração energética há problemas económicos (as fontes energéticas variam muito consoante o país e isso impactará os empregos que terá implicações políticas), problemas estratégicos (os chineses - dominantes em PT - teriam influência pan-europeia mediante ataques cibernéticos)...

    Não existe um 'euro' mais justo porque o cenário será sempre o mesmo em todo o lado. Cada um defenderá os seus interesses tendo os países mais fortes mais influência. Mas não é só na UE. A EAEU (União Euroasiática) liderada pela Rússia será igual. Não estou a ver um papel de liderança na Arménia, na Bielorússia ou no Cazaquistão. Mais a leste há a ASEAN. Está mesmo a ver que as Filipinas terão o mesmo peso que a China.

    Não vejo grande veracidade em olhar para a UE como solução para as 'elites' locais. Sempre que houverem posições de poder haverão redes de influências. Pelo menos agora tem-se uma ideia de quem são as elites locais (e mais poder de voto se bem que isso é mais simbólico do que realista). Se eu começar a fazer perguntas sobre a estrutura da UE poucos saberão responder. E é esse mesmo o problema.

    A Europa estará sempre dividida devido à sua diversidade (que muitos elogiam). No leste, aparentemente, a Croácia faz de tudo para que a Sérvia (ortodoxa, com uma relação interessante com a Rússia) não entre na UE devido ao seu passado recente. Claro que isto é pouco conhecido na Europa ocidental. Pudera. É muita malta diferente num espaço tão pequeno.

    Ímpeto é tudo. E não obstante a aparente força do nacionalismo, defendo que no fim do dia vencerá o pan-europeísmo forçado.

    O retorno às fronteiras trará mais segurança, especialmente na Europa Ocidental, mas trará brutais impactos económicos. Houve um estudo que falava em 110 mil milhões em 10 anos. Acho pouco. A extrema direita quer dividir a Europa em 2 (Norte e Sul). Em teoria faz sentido. Na prática haveria um colapso inflacionário no sul e um colapso deflacionário no norte. Claro que eles nunca dirão isto.

    Eu cá delicio-me a ver as multas que a VW leva nos EUA. Já na Europa...
     
    #34 Orion, 11 Jan 2017 às 16:03
    Última edição: 11 Jan 2017 às 16:12
  5. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    9,033
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Resumo de alguns países europeus...

    Espanha, que tudo indica cumprirá o défice:

    BBVA mejora al 3,3% su previsión de crecimiento para España en 2016
    S&P: España estará “muy cerca” de cumplir el objetivo de déficit en 2017

    Foreign tourists visiting Spain at record high in 2016
    Spain's jobless queue shrinks in 2016 (but most new jobs are precarious)
    80% of Spaniards under thirty still live at home with parents

    Germânia, que tem uma posição ambivalente para com os juros baixos:

    Germany's Schaeuble says interest rates are too low - magazine
    German economy surges at fastest rate in five years

    Buoyant German economic growth will be tough to sustain

    Germany's Schaeuble urges ECB to start unwinding stimulus this year
    Germany wants to use 6.2 billion euro budget surplus to amortize debt

    PT vem a seguir.
     
  6. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,190
    Local:
    Olhão (24 m)
    As aldrabices do ministro do Planeamento e das Infraestruturas:

    http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/obras-de-requalificacao-da-en125-concluidas-antes-do-verao

    http://www.cmjornal.pt/portugal/cidades/detalhe/condutores-revoltados-com-obras-inacabadas

    1- As obras recomeçaram hoje, mas deve ter sido em Marte...

    2 - Depois, diz que as obras recomeçaram e respondeu ao PCP que as obras recomeçam no segundo trimestre.

    3- As obras nunca irão estar prontas antes do Verão, só se for uma grande magia, com duas travessias sobre a linha férrea para demolir e fazer novas, deve durar 2 meses ou mais, falta a ponte sobre o Rio Arade que está a meio e falta umas dezenas de km's para remodelarem a 125. :huhlmao:

    Também, quem acredita nestes aldrabões, as obras estão sempre a arrancar, era Setembro, depois Outubro, certo é que já vamos a 12 de Janeiro e não se vê nada e só falta 6 meses para o Verão.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  7. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    8,098
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Não será fácil mas é perfeitamente possível acabar antes do verão.
    As 2 travessias têm apenas o problema de não ser possível suspender o serviço ferroviário, portanto a parte mais pesada da obra será durante a noite.

    Claro que falta o restante da EN"125 entre Faro e VRSA e sobre o restante a exigência continua.
     
  8. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    8,098
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Parece que as contas alemãs deram lucro... o que é uma aberração.
    Não parece ser importante o estado da ferrovia, os canais fluviais navegáveis e toda uma série de obras públicas que é necessário fazer.

    Quando começarem a cair aos pedaços já a CDU não estará lá.
     
    Wessel1985 gostou disto.
  9. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,190
    Local:
    Olhão (24 m)
    Atenção, à Páscoa, não será nada bom, a 125 estar cortada nessa altura e teres que ir por Albufeira, já no ano passado, isso foi adiado por essa razão. Estar mais de 1 mês cortada, isso vai ser lindo e fazer um desvio de 10 a 15 kms é obra. :rolleyes:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  10. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    9,033
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
  11. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    4,726
    Local:
    Porto
    A Espanha antes de entrar na CEE era muito mais desenvolvida que Portugal e ja tinha um terco de toda a area agricola irrigada da Europa! Mas se recuarmos uns seculos a Espanha ja era mais rica que nos nos seculos XVI e XVII. A Catalunha no seculo XVII era mais rica que Portugal, mais prospera... algo de muito grave se passou em Portugal nos seculos XVI e XVII que deixou o pais irremediavelmente atrasado e a contar tostoes. Mas voltando a Espanha. Convido-vos a dar uma volta por Alcoutim, Mertola, Ficalho, Serpa, e depois por Aracena, Aroche, Rosal de La Frontera. Do lado de la ha verdadeiras zonas industriais, ha fabricas onde produzem moveis, pates, enchidos, alimentos processados, etc. E do lado portugues? Nao ha nada. Ha uns tempo na radio ouvi o caso de um produtor de borregos do Alentejo. Engorda os borregos e depois vende para os espanhois, pois a nossa regulamentacao e as condicoes que temos sao assassinas. E os espanhois tratam do resto e vendem para Israel. E do que vivem as pessoas do lado de ca? Do Estado. A maioria da populacao e idosa e vive das pensoes. Os novos trabalham na autarquia, na escola, no centro de saude, na IPSS, depois ha uns cafes e restaurantes, pouco mais alem disto. Por que nao temos pequenas industrias em cada uma das sedes de concelho que efectivamente produzam bens transacionaveis? Nao temos, mas os espanhois do lado de la da fronteira tem.

    O regadio no Alentejo atrasou-se muito no Estado Novo, e depois na democracia continuou atrasado, ainda hoje esta por cumprir... isto e so um exemplo do nosso atraso em relacao a Espanha. Os espanhois alem do mais tem uma economia real muito menos regulamentada que nos, e pagam menos impostos. A marca Espanha vende, a marca Portugal nem por isso... nunca se fez marketing a serio como fizeram no passado os italianos e os espanhois...

    O PIB per capita de Espanha no final dos anos 60 era quase o dobro do portugues e os indicadores sociais e de saude estavam sempre duas vezes melhores que os nossos. Mas ja antes do Estado Novo Espanha estava bem a nossa frente...

    Curiosamente no final dos anos 60 a Grecia era mais rica que Espanha no entanto em termos comparativos comecou a cair mais tarde ao ponto de agora ser mais pobre que Portugal. Algo mudou na economia grega... e no modelo social e economico grego... o que tera sido? Foi ate bem antes do euro...

    Portugal anda a dar cabecadas ha muitas decadas mas os espanhois nao deram essas cabecadas. A primeira asneira foi aquela teimosia de manter as colonias de Africa, depois com o PREC destruiram o pouco capital que havia, nunca mais recuperamos desde isso... depois vieram as paixoes guterristas, mas o mais importante, a economia, nao foi nunca paixao de ninguem. E sem uma economia real rica e dinamica, sem fabricas modernas, sem uma agricultura moderna, sem servicos tecnologicos, sem nada disso e possivel nos dias de hoje sustentar um Estado Social. A economia precede o Estado Social, em Portugal meteram a carroca a frente dos bois e criaram o Estado Social sem economia.
     
  12. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,085
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    caro Frederico já se esqueceu da Historia, é de veras conhecido que nos tempos áureos o trono e não só esbanjou tudo que a teta da índia dava e que o pilim acabou em mãos lá de fora (onde já vimos isto) não nos esqueçamos que Espanha safou-se melhor nesse aspecto
     
  13. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    9,033
    Local:
    Ponta Delgada, Açores


    Insatisfatório para muitos mas perfeitamente previsível tendo em conta as circunstâncias.

     
    #43 Orion, 13 Jan 2017 às 18:28
    Última edição: 13 Jan 2017 às 18:33
  14. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    9,033
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    O que a mudança do governo não faz...

    Já publiquei os dados relativos aos pagamentos do estado (cujos montantes aumentaram ao longo do ano). Agora vou para o investimento público.

    Em 2015 o cenário era este:

    2015 foi o “pior ano de sempre” do investimento público

    António Costa critica "fúria privatizadora imparável" do Governo

    1 ano depois o cenário era este:

    Costa baixa investimento público para valor mais baixo da democracia (Abril)

    Investimento público cai 24,8% (Dezembro)

    Investimento público em Portugal é o mais baixo desde 1986 (Janeiro de 2017)

    Será deprimente ver as congratulações bacocas se o défice for o previsto ou abaixo. Pior será se for superior...

    Prevejo que o Galamba de 2017 será conveniente e radicalmente diferente do Galamba de 2015. Mas, enfim, os dados não interessam e a amnésia seletiva irá imperar. Interessa é ser 'otimista'.
     
  15. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    9,033
    Local:
    Ponta Delgada, Açores





    O camarada convocou um exercício militar (Zamora 200) contra as 'forças imperialistas' que 'podem invadir o país'. Mas o pior nem é isso e a religiosidade dele que normalmente é abominável aos olhos comunas...

    É mesmo a relação que tem com os 'imperialistas'...

    [​IMG]

    Mas isso interessa? Claro que não. Os ignorantes são sempre um eleitorado fiel. Portanto é continuar com a luta.

    https://www.youtube.com/watch?v=Qu01HPROFOg
     
    #45 Orion, 14 Jan 2017 às 21:01
    Última edição: 14 Jan 2017 às 21:12

Partilhar esta Página