1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

O Estado do País 2019

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por luismeteo3 4 Jan 2019 às 10:58.

1. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Seria possível isto em Portugal nos dias de hoje? Em horário nobre? Creio que não. Se fosse PM, uma das primeiras medidas seria extinguir a ERC.

Pedro gostou disto.
  2. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Tive aulas de Educação Sexual no Ensino Básico, que cobriam tão somente coisas básicas como DST e formas de prevenção inclusivamente métodos contraceptivos e nada mais. A questão LGBTQ era abordada em Formação Cívica pela importância de não marginalizar quem se tivesse assumido (precocemente), mas tal como era "ensinado" o mesmo quanto a negros, ciganos, etc., Etc. Etc. Chega e sobra. E esta educação devia vir já de casa.
    A questão da orientação sexual propriamente dita surge no ensino secundário numa fase em que diria que talvez metade dos jovens já se introduziu nalguma forma na sua definição enquanto pessoa sexual. Este tipo de precocidade segue tão somente a doutrina de pensadores marxistas do século passado, uma das etapas da hegemonia cultural de Gramsci de certa forma.
    Este tipo de atitudes em nada beneficia a causa LGBT. Quem é heterossexual é-o desde sempre, quem é homossexual é-o desde sempre (venha a permitir-se a si mesmo sê-lo ou não). A tentativa de imposição desta "não-normalidade" fazia sentido até 1980 e picos quando a homossexualidade era ainda considerada uma patologia psiquiátrica pela OMS. Não o sendo, e sendo algo genetica-, biologica- ou qualquer outra coisamente definido, deixem as crianças ser crianças e formem-nas sim enquanto cidadãos respeitosos de si e do próximo e formem os adultos para ajudar as crianças e adolescentes que precisarem. Isso sim é preciso. Sei do que falo.

Scan_Ferr e frederico gostaram disto.
  3. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Eu lembro-me da Tieta. :D :o Não tenho a culpa, era o que dava à hora de jantar. :huhlmao:

Se fosse agora, punham um véu na Tieta que ela podia constipar-se. :D

Belos anos 80/90, não tinhamos Internet nem telemóvel e não andávamos agarrados a nada, nessa altura a infância era mais feliz do que agora.

Agora, por onde se vai, é só putos agarrados ao telemóvel ou ao tablet, ainda no outro dia, fui jantar ao restaurante, estava algumas crianças com os pais, todos estavam com o tablet ou o telemóvel a jogarem, certamente não vejo qual é a felicidade se tivesse tido uma infância assim.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    Pedro gostou disto.
  4. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Claramente não lidas com pré-adolescentes (debaixo de tecto não conta que eles têm comportamentos COMPLETAMENTE diferentes com tios, pais, avós, etc).

Gerofil gostou disto.
  5. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Por acaso não tenho essa experiência. A minha opinião deriva essencialmente do que se aprende em Psicologia Média nos cursos de saúde (esta noite não consigo dormir...)

6. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Eu lembro-me de ver a Tieta ao final da tarde na SIC. Aquele enrendo da tia enrolada com o sobrinho, mais as aparições da mulher de branco e a louca da beata irmã da Tieta era allgo a que na altura achava piada. Não tinha era maturidade para entender o enredo, era apenas uma criança. Nessa altura passou na RTP2 uma novela que via sempre, a VAMP, a criançada na altura adorava. Tenho uma vaga lembrança da Dona Beija na RTP2 e na TVE 1, que via de vez em quando, na esperança de ver a Maitê Proença sem roupa. Tenho uma vaga ideia da cena do suicídio na novela Rainha da Sucata, que na altura se assistia lá em casa à hora do jantar. Depois ainda vi a A Próxima Vitima, que dava na SIC à hora do jantar, e foi a última novela a que assisti na vida, descontado uns episódios esporádicos da Malhação. O que eu não perdia eram os episódios do Dragon Ball, que vi na televisão espanhola, e de outros desenhos animados da altura, mais as séries que davam na TVI e na TV espanhola, como os Ficheiros Secretos ou as Marés Vivas. Lá na minha casa as pessoas deixaram de assistir a novelas há uns 20 anos, mas recordo-me que falavam muito do Roque Santeiro, da Escrava Isaura, Gabriela, Sassaricando, Vale Tudo, ainda tenho por casa cassetes com as músicas de algumas dessas novelas, quando essas novelas passaram nem era nascido. Recordo-me que a minha tia gravava uma que era o Pantanal, que passava de madrugada na RTP2. As novelas eram tão populares nos anos 80 e 90 que lá na minha terra havia até quem desse à crianças nomes de personagens.

7. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Ah, esta aqui. Por causa disto tive pesadelos, por causa daquele personagem que era lobisomem. Recordo-me que havia uma árvore na novela e as mulheres iam lá comer as flores que caíam para ter sonhos eróticos com um fulano. Ora quando esta novela passou houve gente em Portugal que comeu flores idênticas às da árvore da novela e foram parar ao hospital, recordo-me ainda hoje desta ocorrência caricata, de ouvir umas mães a dizer a umas raparigas que comer flores é perigoso pois são venenosas e tal... ahah

8. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Não é assim que as coisas funcionam. Achar que pré-adolescentes não sabem ou são demasiado imaturos para saber o que são orientações sexuais é estar completamente fora da realidade. Estamos a falar de miúdos entre os 11 e os 13. Não pretendo chocar ninguém mas há miúdos com estas idades com vidas sexuais activas. Fingir que a realidade não é a realidade não resolve nada.

Pois eu também via e percebia tudo. E tinha talvez uns 10 anos.

Gerofil gostou disto.
  9. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Marinha Grande/Leiria/Fátima/Lisboa
    Eu gostei da aderência de hoje a esta greve estudantil. Ainda estamos é muito imaturos. Por Lisboa o protesto teve aderência mas desmobilizou-se rápido.

Pedro gostou disto.
  10. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    De um modo geral na Universidade do Porto as associacoes pareciam mais comissoes de organizacoes de festas. Notava-se aquele velho medo dos professores, o "respeitinho" herdado de outras eras. Quando ha uns anos o reitor alterou a epoca para trabalhadores-estudantes, limitando a 9 creditos apenas, quando ha cadeiras que tem 10 ou 15 creditos, o unico partido que reclamou foi o BE. Nunca vi verdadeiro associativismo cidadao, e havia tanta coisa que merecia a reclamacao dos alunos, desde o excesso inexplicavel de reprovacoes a algumas cadeiras a falta de alojamento para estudantes deslocados, do fim da epoca de exames em Setembro as faltas em aulas teoricas. Devo dizer que os unicos partidos que reclamavam a serio destas coisas eram o BE e o PCP, os estudantes que ja andavam ligados as jotas do PS, PSD e CDS pareciam mais interessados em organizar festas e outras coisas, e em preparar o seu proprio futuro... e devo dizer que por causa disto muitos jovens acabam por simpatizar com o BE e o PCP, pois nos restantes partidos ninguem efectivamente os defende.

Pedro e 4ESTAÇÕES gostaram disto.
  11. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    a patetice das praxes.. algo que finalmente está a acabar.
    a comissão de bêbados que organiza a semana académica... não há meio de se proibir a semana académica.

comeram as propinas goela abaixo, só a JCP faz campanha contra elas...
    inventaram empréstimos bancários para estudar, algo absurdo num país desigual e com muita gente deslocada.

a ausência de mulheres no processo de escrutínio e de decisão...
    não há qualquer responsabilidade mas há muita autoridade. As praxes femininas são muito mais humilhantes.

por um lado os jovens portugueses não podem estudar
    mas por outro lado as univesidades abriram um autêntico negócio de matrículas para os brasileiros e outros estrangeiros.

está tudo errado.
    mas é pra isso que fizeram o processo de bolonha.

Gerofil e 4ESTAÇÕES gostaram disto.
  12. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    sobre o protesto do clima...

quantos são os jovens portugueses que votam?

13. Scan_Ferr

Scan_Ferr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Ago 2010
    Local:
    Maceda (Ovar)
    Quando não se percebe do que se diz, de facto, só se diz m****. Diz lá por que é que a semana académica devia ser PROIBIDA?

14. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Marinha Grande/Leiria/Fátima/Lisboa
    Os menores (que para minha surpresa estavam em maioria no protesto) não votam de certeza.

15. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Mas vão votar. Em breve. Hopefully.

luismeteo3 e 4ESTAÇÕES gostaram disto.

Partilhar esta Página