1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

O Estado do País 2019

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por luismeteo3 4 Jan 2019 às 10:58.

1. Hawk

Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Nov 2006
    Local:
    Funchal
    Eu acho que se devia criar uma nova lei em que a requisição civil era imediatamente activada quando as greves se realizam em ano de eleições. Já percebemos que este governo vulgarizou completamente a figura de requisição civil.

Pedro gostou disto.
  2. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Não me parece possível uma mudança na questão da natalidade sem uma mudança profunda de mentalidades.

Dou um exemplo. Quando andava no Básico começou a panca das roupas de marca. Havia bullying com base na roupa. Quem era mais pobre trabalhava no Verão desde os 12 anos para comprar a roupa na casa de desporto ou na Pull and Bear. Quem vestia da feira era alvo fácil. Os filhos dos professores, advogados ou construtores exibiam as novidades. Os pais sabem disto e preferem não ter filhos ou ter só um e tentar dar os melhores bens materiais que consigam pagar. No tempo dos meus pais, não havia nada disto na dimensão que existe actualmente. Em Inglaterra, o problema não existe. Toda a gente veste farda.

4ESTAÇÕES gostou disto.
  3. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Os portugueses ganharam certas pancas parvas nos últimos 20 a 30 anos e isso também se reflecte na natalidade.

O Estado tem muitas culpas no cartório: um caso flagrante está no preço dos livros escolares ou nos valores que se pagam em Portugal no pré-escolar.

4ESTAÇÕES e Pedro gostaram disto.
  4. Hawk

Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Nov 2006
    Local:
    Funchal
    O problema da natalidade nos países ocidentais, e em particular em Portugal, não está exclusivamente relacionado com a impossibilidade de proporcionar condições dignas de crescimento/desenvolvimento dos filhos, pelo menos na perspectiva da proporção necessária dos rendimentos próprios que é necessário facultar aos filhos. Está em muito relacionado com o facto das pessoas não quererem abdicar de um determinado estilo de vida em função de ter filhos. A problemática da fraca taxa de natalidade é transversal às várias classes sociais, quer os que ganham 600€, quer os que ganham 2000€.

Quanto à sustentabilidade da Segurança Social, está seriamente comprometida, Tenho a curiosidade de ir ver a lista mensal da caixa nacional de aposentações:

http://www.cga.pt/listamensaldr.asp

e é absolutamente absurda a quantidade de funcionários públicos que auferem mais do que 4000€ e 5000€ de reforma. Completamente absurdo. Tenho pena e até alguma raiva que eu, e provavelmente os meus filhos, sejamos obrigados a sustentar vícios destes.

#2104 Hawk, 16 Abr 2019 às 16:43
    Última edição: 16 Abr 2019 às 16:57
    frederico e Pedro gostaram disto.
  5. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    ->https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=File:Total_fertility_rate,_1960–2017_(live_births_per_woman).png

Se tivesses começado pela visualização das taxas de natalidade, se calhar não terias perdido tempo com complexas reflexões que, com demasiada frequência, são desconcertantes.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    4ESTAÇÕES gostou disto.
  6. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    Sabes seguramente que grande parte desses vencimentos se destinam a ex magistrados...
    seguramente concordas com a independencia do poder judicial...
    seguramente concordas que a independencia (ou a prevenção da alta corrupção) se resolve melhorando o vencimento mensal...
    Posto isto, é de interesse Nacional arranjar alternativas para eu e os meus filhos (como tu e os teus) um dia terem reformas!

4ESTAÇÕES gostou disto.
  7. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Porque não, juntar-nos ao protesto e exigir preços mais baixos dos combustíveis, mas não está tudo na fila a perderem horas para atestar o depósito para ter combustível para dar umas voltinhas. Carrega mais Costa, o povo gosta que vão à carteira. :lol:

Epá, se acabar a Espanha é logo ali e bem mais barata. :D

4ESTAÇÕES gostou disto.
  8. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Em boa verdade as classes altas antigamente não abdicavam da boa vida. Tinham amas que criavam as crianças e até amamentavam.

Mesmo as pessoas mais carenciadas desenrascavam-se com os idosos da família que assumiam a função de cuidadores das crianças.

A urbanização destruiu os laços das comunidades. É preciso voltar à cultura de bairro. Precisamos de um novo modelo urbano.

4ESTAÇÕES gostou disto.
  9. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Mais grave tem sido o aumento do preço de alguns medicamentos essenciais. Há doentes a passar muito mal para conseguirem pagar medicamentos básicos como antibióticos. Pena que ninguém fala disto. A farmácia em Portugal está genericamente muito mais cara que em Espanha.

4ESTAÇÕES gostou disto.
  10. Hawk

Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Nov 2006
    Local:
    Funchal
    Se eu tivesse a falar de ex-magistrados referia os de 6000€ e 7000€ para cima que estão lá...

Vejo acessores com pensões de quase 5000€; professores do ensino secundário nos 3000€; professores universitários entre os 4000€ e os 5000€, na área da saúde idem idem. Isto vai muito além dos ex-magistrados e forças armadas. Esta lista de pensões tresanda a insustentabilidade por todo o lado. Algumas destas pessoas vão para casa com menos de 60 anos. Algumas com 57... Pensões destas são completamente insustentáveis.

11. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Espero que estejas a dar o exemplo e já tenhas, pelo menos, uns três. Abaixo disso, parece-me pouco, para tanta moralidade da treta.

4ESTAÇÕES gostou disto.
  12. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    Mas as regras devem ser iguais...se um pof no topo da carreira se reforma tem que ganhar o previsto...como um majistrado ou reformado das FA...a forma (tempo de serviço vs progressões) é que era demasiado rápida antes (até 2009).
    Agora ja ha muito que tal não se verifica

4ESTAÇÕES gostou disto.
  13. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    luismeteo3 e 4ESTAÇÕES gostaram disto.
  14. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Marinha Grande/Leiria/Fátima/Lisboa
    Eu acho que se devia criar uma nova lei em que é proibido governar no último ano de mandato.

luismeteo3 gostou disto.
  15. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Além da panca com as marcas posso mencionar os ir levar os filhos à escola de carro quando há bons transportes públicos disponíveis ou quando se pode ir a pé.

Partilhar esta Página