1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

O Estado do País 2019

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por luismeteo3 4 Jan 2019 às 10:58.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Tenho muitas dúvidas disso. Boa parte das pessoas em lista de espera são pessoas idosas. A minha tia quando morreu estava à espera de ser operada a uma catarata. Morreu de aneurisma. O meu tio morreu de cancro mas estava inscrito para fazer prótese no joelho.
    Julguei que esses números tivessem as circunstâncias em conta. Assim, não faz sentido nenhum dado que não se sabe o que é o quê! É que nem serve para atacar o problema de não se souber a magnitude dele. Tens a certeza que esses números são gerais?

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Se o Estado apoiasse verdadeiramente as empresas, controlasse o número de funcionários públicos e melhorasse a produtividade dos serviços do Estado, talvez não estivéssemos tão mal.
    A corrupção nem é o principal problema em Portugal. O IPC classifica Portugal como o 22° país mais corrupto da Europa. Podíamos estar bem piores, mas felizmente não estamos. :inocente:

Nós temos infelizmente é falta de audácia, não temos gente progressista e votámos sempre nos mesmos ao longo de 45 anos. Há partidos que têm ótimos programas eleitorais, não sei como é que as pessoas não vêm isso... :intrigante:

frederico e Pedro gostaram disto.
  3. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Sim, são dados gerais. O Bastonário da OM já pediu à ACSS uma análise por causa de morte, espero que seja feita e espero estar enviando. É daquelas coisas em que abdico de bom grado de ter razão
    Mas, tendo nós uma ministra que limpa doentes das listas de espera, duvido que isto seja feito ou, sendo feito, que seja revelado

4. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Eu acho é uma irresponsabilidade libertar esses dados e juntar tudo. Isso diz o quê, às pessoas e às autoridades competentes? Eu, que não tinha lido nada sobre o assunto, fiquei convencida que eram números de mortes ligadas às causas pelas quais as pessoas estavam em lista de espera. Se eu estiver numa lista de espera para reparar uma hérnia e morrer atropelada, o que tem uma coisa a ver com a outra? Devo sequer figurar na lista de mortes de pessoas que estão em lista de espera? Normalmente estas 'confusões' dão é muito jeito para não se fazer nada e para não se resolver problema nenhum. Quando o problema é abstracto, a solução costuma ser à medida do problema...

5. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Pedro, no meu comentário não fui bem explícito. De facto os médicos têm de vir já com a especialidade concluída. A questão do acordo com Universidades prende-se com a necessidade de avaliar a qualidade dos currículos e garantir que se contratam médicos com boa formação académica.

Pedro gostou disto.
  6. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    O meu tio-avô faleceu há uns meses e estava em lista de espera para cirurgia há quase dois anos. Também foi teimoso, tinha possibilidade de ter ido ao privado e não foi. Conhecendo por dentro o SNS continuo a achar que não se acaba com as listas de espera por falta de vontade e força política.

Pedro gostou disto.
  7. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Cada funcionário público é quase um voto garantido no PS, BE, PCP ou PSD. Entendes?

"Charneca" Mundial e Pedro gostaram disto.
  8. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Vamos lá a factos.

- Guterres demitiu-se com o país no «pântano» e de «tanga».
    - Durão Barroso subiu os impostos, prometeu reformar o Estado e acabou fugindo para Bruxelas.
    - Santana Lopes teve uma curta estada e sai deixando o país com um défice superior a 6%
    - Sócrates promete resolver o problema do défice, reformar a Saúde, Educação e reduzir o número de funcionários
    - Sócrates leva o país à bancarrota e deixa uma dívida em percentagem do PIB em torno dos 130%
    - Vítor Gaspar aumenta os impostos e faz cortes cegos na despesa para controlar o défice
    - Paulo Portas promete um PDF com as medidas para Reforma do Estado que nunca aparece
    - Graças a circunstâncias externas e reformas de Adolfo Mesquita Nunes o turismo explode e o país volta a crescer
    - Centeno faz cativações e aumentam os impostos indirectos (taxas e taxinhas)
    - A carga fiscal em 2018 atinge um máximo histórico

Número de funcionários públicos em 2018, segundo o site Pordata: 683 469
    Máximo histórico em 2011: 727 785

Ora o Diabo aqui está nos pormenores. Estes número não têm em conta os funcionários dos Hospitais-empresa, que antes eram contabilizados como funcionários públicos. Nem entram aqui os funcionários das empresas municipais. Há ainda o sector das Misericórdias e IPSSs em geral, que dependem do Orçamento de Estado, caso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Na realidade poderemos estar a falar de perto de 1 milhão de pessoas. Nem com a troika o número de funcionários públicos caiu e já voltou entretanto a aumentar. Portanto a Reforma do Estado nunca foi feita, o que se fez foi aumentar os impostos e para assegurar o aumento de despesa do Estado com ordenados, pensões ou Estado paralelo, e cativações no investimento público. Agora, cada um tire as suas conclusões.

Pedro gostou disto.
  9. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    A conclusão de 99% das pessoas: a culpa é do Passos, o Guterres é que fugiu, o Santana Lopes nem foi eleito e o Mesquita Nunes além de ser gay no CDS agora foi para a Galp e só seria tacho

frederico gostou disto.
  10. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Não sei como vim parar aqui a este post mas pronto. Mas é verdade, eu sempre achei que o Mesquita Nunes não fazia sentido nenhum no CDS. Até em QI.

11. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    O Mesquita Nunes é um grande talento, basta ver os debates em que participa, no entanto motivou invejas e dentro do PSD e do CDS algumas elites temem-no...

Pedro gostou disto.
  12. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Seria muito mais valorizado noutras paragens penso eu

frederico gostou disto.
  13. Pedro