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O Estado do País 2019

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por luismeteo3 4 Jan 2019 às 10:58.

  1. Pedro

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    Super Célula

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    Escrutínio e responsabilidade pessoal
     
  2. Orion

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    Furacão

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    https://www.thelocal.dk/20151101/danish-pm-in-us-denmark-is-not-socialist

    https://www.bloomberg.com/news/arti...n-sweden-against-system-that-keeps-wages-down

    Nórdicos... Populações pequenas e (relativamente) homogéneas, grandes grupos industriais (exportadores), centros mundiais de inovação e (relativamente) ricos em recursos naturais. 20% das exportações finlandesas estão relacionadas com a floresta, por exemplo.

    Fala-se de mais acerca deles. Deve-se sim implementar altos níveis de transparência mas achar que só isso trará prosperidade nórdica é ridículo.
     
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    Nimbostratus

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    Fiquei na mesma.
    Escrutínio a quem? Ás pessoas que sofrem, se esfolam, se matam a lutar e a trabalhar?
    Quem vive bem e á francesa, não por mérito, mas por nascença/sorte, não precisam de fazer mais nada.
    “Escrutínio e responsabilidade pessoal” é coisa que não precisam.
    Têm acesso fácil a mundos e fundos.
    Depois claro, o trabalho árduo fica distribuído por uns poucos. Quem for incapaz de o fazer, fica na rua.
    Marx tinha razão numa coisa que dizia: “O mundo não está dividido em nações, mas sim em classes sociais.”

    Não fui eu que comecei.
     
  4. Orion

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    Furacão

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  5. Pedro

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    Super Célula

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    Escrutínio e responsabilidade pessoal
    Não, escrutínio a todos, chefes e funcionários. A toda a gente, e progressão de acordo com a produtividade. Ao contrário da social democracia,o que é preciso resgatar é a meritocracia
     
  6. Pedro

    Pedro
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    Super Célula

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    https://sicnoticias.pt/economia/201...economico-e-anuncio-cluster-do-pastel-de-nata

    https://www.google.com/amp/s/www.ts...nao-serve-como-designio-nacional-2747374.html

    "
    The centuries-old Portuguese treat has become a global brand, and a very modern marketing machine is pushing it.
    https://t.co/ov2x377QxK"

    Autista socialistas a serem autistas socialistas

    Ainda hoje chamei o Galamba à atenção para a quantidade de baboseira que diz relativo a cortes em saúde. É um meme vivo aquele rapaz, o da famosa questão "Já alguém se retratou das calúnias a Sócrates?". Fiquei, até ao momento, sem resposta como é óbvio
     
  7. Pedro

    Pedro
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    Super Célula

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    #3922 Pedro, 26 Jun 2019 às 00:08
    Última edição: 26 Jun 2019 às 09:12
  8. 4ESTAÇÕES

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    Nimbostratus

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    Meritocracia com uns a não fazer nada ou por desonestidade ou porque têm berço de ouro e com outros a terem o trabalho todo. A produtividade é baixa porque o trabalho está muito mal distribuído e não porque “quem trabalha trabalha pouco”.
    A “meritocracia” é a verdadeira social-democracia e não um liberalismo chique em que se aceita que existam filhos e enteados.
     
  9. Pedro

    Pedro
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    Super Célula

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    Meritocracia não depende duma filiação política. Politizar algo tão lógico como progressão por produtividade não tem o mínimo de cabimento, bastam dois neurónios para aceitar um conceito tão simples

    Sempre me fez confusão o pessoal de esquerda achar que a culpa de todo o mal é de quem nasce em berço de ouro, quando muitos dos dirigentes politicos de esquerda nasceram precisamente em berços de ouro. Essa categorização da sociedade é perpetuada enquanto arma política pela própria esquerda. Ainda hoje descontrui a típica narrativa que só tem sucesso escolar quem nasce em berços de ouro. Uma ova. Eu nasci e vivi numa aldeia, andei sempre na escola pública da área de residência, só andei um ano numa explicação e era com uma pessoa amiga da família. Sempre andei de transportes públicos de e para a escola. Sou bolseiro na faculdade porque o meu pai perdeu o emprego em 2010 e ficamos 4 a depender do salário da minha mãe, mas mesmo com isso não foi a falta de dinheiro que me afastou dos meus objetivos. Já fiz um Erasmus, com uma bolsa da UE. Sou a segunda pessoa da minha família a ir para a faculdade e serei a primeira a ter mestrado. O meu pai só acabou o 12° já quase a casar com mais de 25A e a minha mãe fez o secundário pela via profissional. As pessoas criam e perpetuam muitas das barreiras na sua própria cabeça como desculpa para inércia própria. Não é com todos, mas muitos certamente serão assim.
     
    #3924 Pedro, 26 Jun 2019 às 13:35
    Última edição: 26 Jun 2019 às 13:42
  10. N_Fig

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    Cumulonimbus

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    Eu percebo onde estás a querer chegar, mas há desvantagens que não deviam existir. E não estou a falar de ter mais ou menos dinheiro para explicadores, ou de apanhar professores que expliquem melhor ou pior, isso acontece. Estou a falar de haver escolas onde tens 17's nos testes e acabas com 19 no final do ano porque "precisas da nota", e noutras escolas acabas com 16 porque o professor não vai com a tua turma e resolve castigá-la coletivamente...
     
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  11. Orion

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    Furacão

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    Turistas a mais. Esta é uma queixa muito expressada nos últimos tempos.

    A principal impulsionadora do fenómeno tem sido a aviação de baixo custo. Esta também está a ser responsável pelo aumento das emissões de CO2.

    Islândia, turistas a mais. Depois a WOW - que transportou 30% dos turistas no ano passado - foi à falência.

    Resultado? Em vez de crescer, é provável que haja uma ligeira recessão na economia islandesa. Entre 2000 a 3000 pessoas devem ir para o desemprego (o que é bastante tendo em conta a população da ilha)

    Agora já há menos turistas e menos emissões de CO2. O pior é para a malta de lá.

    Ainda nos nórdicos, e se queremos ser como eles, a primeira coisa a fazer é mesmo sair do Euro. Só os finlandeses é que adotaram a moeda e os outros não aparentam ter grande interesse.

    Para além disso, também dava jeito encontrar um poço de petróleo. É porque os dinamarqueses, por exemplo, continuam a arrecadar boa massa.

    [​IMG]

    Se Portugal não tivesse que gastar alguns milhares de milhões a importar combustíveis já havia uma folga jeitosa no orçamento.

    A Dinamarca já não é autossuficiente de hidrocarbonetos desde 2017. Nada dura para sempre mas ainda possui reservas. Isso interessa, e muito.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Há algo pior do que malta que ficou rica à custa dos hidrocarbonetos criticar quem precisa deles para ter um nível de vida semelhante?
     
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    #3926 Orion, 26 Jun 2019 às 14:11
    Última edição: 26 Jun 2019 às 14:22
  12. Orion

    Orion
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    Furacão

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    Ainda me lembro dos tempos em que se dizia que a Geringonça constituía um novo paradigma político que iria revolucionar o país. A 'direita' estava permanentemente 'derrotada' e a esquerda unida traria finalmente prosperidade abrangente.

    4 anos depois, não parece haver grande novidade em repeti-la. Quem diria? :rolleyes::lol:
     
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  13. Hawk

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    (...)Il Governo italiano, interpellato sulla vicenda, smentisce che ci sia stato uno scontro tra Roma e Lisbona. Il premier Costa avrebbe chiesto a Conte alcune informazioni sulla vicenda e il capo del governo italiano avrebbe risposto che in Italia la magistratura è indipendente e non è possibile alcuna interferenza dell’esecutivo. Il colloquio tra Costa e Conte è stato “cordialissimo, è durato diversi minuti e si è parlato solo qualche minuto di questo caso”, dichiarano le fonti governative italiane.(...)

    https://www.ilfattoquotidiano.it/20...-fino-a-20-anni-di-carcere-in-italia/5274618/

    Aparentemente António Costa tem alguma dificuldade em perceber este conceito de uma magistratura independente do poder executivo, ao ponto do chefe de governo italiano ter de explicar a Costa isso mesmo. Interessante.
     
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  14. frederico

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    Eu apanhei logo no décimo ano uma turma cheia de repetentes. Parte daqueles alunos andavam lá a passar tempo. Muitos professores pensam como eu, estes alunos devem estar em cursos técnicos logo que se vê que não têm aproveitamento, pois estão ali a estorvar. Um dos resultados disto é que nem metade do programa de Matemática foi leccionado logo no décimo ano. De vez em quando havia pequenas confusões e a turma acabava toda castigada. Eu que era bom aluno levei cortes nas notas, diziam que não participava ou me portava mal. Um 19 era quase milagre e era preciso andar a dar graxa e a professor ir com a nossa cara. Em contrapartida, os maus alunos tinham grandes inflações para não chumbarem.

    Quando cheguei ao Porto vi outro mundo com os meus próprios olhos. Ninguém me contou. Malta de colégios privadas que não sabia dar um pontapé numa bola a ter 19 a Educação Física. Alunos com média de testes 16 com nota final de 20. E outras coisas mais. Os alunos dos colégios privados andavam quase todos em explicadores, não tinham vida própria. Tinham explicador a Matemática, Química e Biologia. Mas o tema era tabu, publicamente não se falava no assunto. No meu 12.º ano tive de ir para um explicador PORQUE a professora não leccionou metade do programa a tempo e horas. Além de faltar a turma não conseguia acompanhar e tinha praticamente 30 alunos, isto numa escola pública.

    O que vejo nisto da Educação é muito ideologia sem qualquer correspondência com a prática. Eu como aluno vejo isto:

    - O ensino técnico deve estar separado do outro ensino e deve ter edifícios próprios;
    - Os alunos devem ser logo triados no nono ano;
    - Os alunos sem aproveitamento no décimo ano devem ser orientados logo para o ensino técnico;
    - A conclusão do Secundário deve ser separada do acesso ao Superior que passará a ser feita apenas por exames específicos de acesso aos quais terão acesso todos os alunos que tenham concluído com aproveitamente o 12.º ano;
    .- O GAVE deve emitir manuais únicos para cada disciplina com toda a componente téorica e prática dos exames de acesso ao superior;
    - Os alunos do ensino técnico poderão concorrer a qualquer curso do Superior SE fizerem exames de acesso exigidos pelo estabelecimento.
     
    N_Fig, "Charneca" Mundial e Pedro gostaram disto.
  15. Pedro

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    Mas não é propriamente esse tipo de desigualdades que a esquerda cria e perpetua. Essas existem, e uma vez mais era bem resolvidas com mais escrutínio e avaliação, também dos métodos de avaliação escolar. Já existem hoje relatórios com as médias internas e de exames em cada escola. É investigar as que tem uma discrepância estatisticamente significativa, seja positiva ou negativa
     

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