1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

O Estado do País 2019

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por luismeteo3 4 Jan 2019 às 10:58.

1. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Viram aquela cena estranha nas Europeias? Cada português votava no mesmo, o voto de cada português tinha a mesma importância, as pessoas de qualquer lugar podiam votar no MRPP ou na IL sem se sentirem culpados por não ser "útil"? O que estou a dizer nem é um exemplo teórico, já ouvi falar de umas eleições na década de 80 em que as europeias e as legislativas foram no mesmo dia, o CDS teve um excelente resultado nas europeias, mas nas legislativas toda a gente teve que fazer voto "útil" no PSD nas legislativas e o CDS passou a partido do táxi...

"Charneca" Mundial gostou disto.
  2. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Não, o sistema está feito para a mesma quantidade de votos eleger um deputado. Em Lisboa essa quantidade corresponde a 2% do universo eleitoral, em Portalegre corresponde a mais de 20%. Mas o número de votos necessário é semelhante.
    O problema é haver círculos eleitorais muito pequenos, por isso falei em aumentar o número de deputados. Obviamente que para o círculo de Portalegre eleger 4 deputados, Lisboa passaria a eleger 96.
    Outra alternativa seria reconfigurar os círculos eleitorais, juntando, por exemplo, Portalegre com Évora.

"Charneca" Mundial e Gerofil gostaram disto.
  3. 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    30 Dez 2010
    Local:
    Marinha Grande/Leiria/Fátima/Lisboa
    A alternativa seria utilizar as NUTS em vez dos distritos.

No entanto será que se o partido em risco de maioria absoluta fosse a IL ou mesmo o PSD haveria esta insatisfação com o sistema eleitoral?

"Charneca" Mundial e N_Fig gostaram disto.
  4. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Simulador do método de Hondt (MAI):

https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/MetodoHondt/Paginas/default.aspx

O calculo é realizado para cada um dos círculos eleitorais; mandatos a atribuir corresponde ao número de deputados que o círculo eleitoral elege; nº de candidaturas corresponderá ao número de partidos ou coligações concorrentes no círculo eleitoral.

Coloca-se então a lista dos concorrentes na coluna do lado esquerdo (a, b, c, ...) e o número de votos de cada concorrente . Depois é só aplicar...

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #6004 Gerofil, 9 Set 2019 às 16:33
    Última edição: 9 Set 2019 às 16:44
  5. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Mais deputados que ninguém conhece? Já há uns tempos falei com alguém sobre o Pedro Marques e já não se lembrava quem era, e nem estou a falar de nenhuma alheada do mundo... Já o que tens no último parágrafo parece-me uma solução bem melhor

6. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
  7. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Acresce a isto que a ideia é estúpida. Estarem os dois a chatear-se para ver quem teve essa ideia peregrina primeiro...

8. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Fala-se tanto de interior sempre que ha eleicoes mas isto parece-me tudo tao vago, tao superficial, tao oportunista... desde que tenho memoria que se fala de interior, mas ate agora ninguem resolveu o problema do despovoamento. Se calhar por que nao sabem do que falam, mas vaidade e presuncao nao faltam.

Podem encharcar o interior de universidades e auto-estradas, se nao houver emprego e empresas vao acabar por fugir todos para o litoral e para o estrangeiro. Em cerca de dois tercos do pais a maioria da populacao vive a custa do Estado, que tem o monopolio da Seguranca Social, e e o maior empregador, ou sustenta alguns empregadores locais como as Misericordias. Isto sera sustentavel? Nao me parece...

9. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    A ideia é má, de qualquer modo, não é disto que o interior precisa...

...o interior precisa é de emprego, empresas. Acho essencial uma descida de impostos no interior para fomentar a colocação lá de empresas. Se bem que uma mudança de mentalidades também ajudava, hoje em dia, com a internet e tudo isso, as pessoas não podem ter a aversão a viver no interior que ainda há, mas ajudava um bocadinho que houvesse empregos

10. Hawk

Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Nov 2006
    Local:
    Funchal
    Por todo o país se proibiu o fogo-de-artifício mas Lisboa pôde furar a regra

https://www.publico.pt/2019/09/09/l...-indignacao-proibicao-fogodeartificio-1886025

Quem optou por morar fora das grandes metrópoles tem que perceber que esses tempos de fogo de artifício e arraiais e não sei quê acabaram. É preciso romper com a tradição. Essas pessoas de fora das metrópoles são as grandes responsáveis pelos fogos em Portugal, nomeadamente os agricultores, os festeiros. os madeireiros e os pirómanos que são quase sempre pessoas de fora das metrópoles. São essas pessoas que estão a devastar um património florestal que é de todos nós e é profundamente egoísta que estejam a eliminar uma fonte de oxigênio fundamental para se viver na cidade. Se eu não tiver ar para respirar como vou para o Terreiro do Paço assistir a concertos e ver fogo de artifício?

"Charneca" Mundial e N_Fig gostaram disto.
  11. Hawk

Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Nov 2006
    Local:
    Funchal
    Fui dar uma espreitadela às linhas gerais do programa eleitoral do PAN. Pode ser reflexo de alguma insanidade mas acho importante não tirar conclusões da meia-dúzia de linhas que os jornalistas decidem resumir. Confesso que a "espreitadela" foi à base de Find & Search, porque mesmo alguém que lesse o programa eleitoral na diagonal só chegaria ao fim das propostas lá para as legislativas de 2048.

O programa está dividido em áreas. A mais relevante e que é a matriz do programa eleitoral do PAN intitula-se da seguinte forma.

Crise Climatica, Justiça Ecológica, Transição Económica

Estava interessado nesta questão da "Justiça Ecológica", porque é algo sobre o qual tenho reflectido bastante. Infelizmente o termo "Justiça" não aparece em nenhuma das 21 páginas que sucedem este título. Fui directamente às propostas a nível dos transportes. Pensei que um partido ambientalista e pragmático como o PAN apresentasse medidas concretas tipo "cobrança de portagens no IC19, na 2ª circular, na VCI, etc, cujo valor reverte diretamente para investimento na defesa da floresta". Mas não há nada disso. Só balelas. Fiquei desapontado. Acho que não vou votar no PAN.

MSantos, "Charneca" Mundial e N_Fig gostaram disto.
  12. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Não lhes dês essas ideias, senão ainda perdem o único deputado que têm na Assembleia da República :D

13. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Acho ridículo não haver portagens no IC19 e na VCI... A lógica de não haver portagens nas áreas metropolitanas só pode ser mesmo a de ganhar votos

Hawk gostou disto.
  14. Hawk

Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Nov 2006
    Local:
    Funchal
    Acho que se inseria bem naquilo a que chamaram de "Justiça Ecológica". Mas a medida pode ser tomada por qualquer partido. Gostava de ver um partido com coragem de fazer uma proposta deste género no seu programa eleitoral. Mas uma proposta arrojada destas teria que vir do PAN ou do BE. Demos condições às pessoas para utilizarem os transportes públicos e com descontos enormes, principalmente nas áreas metropolitanas. Não seria justo agora desincentivar o uso do automóvel nas principais vias (e mais poluentes) do país? Seria um bom teste, mesmo entre o próprio eleitorado. Separar quem se preocupa genuinamente com questões ambientais dos demagogos climáticos.

15. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    :D

-> https://pan.com.pt/eleicoes/eleicoes-legislativas-2019/programa-eleitoral/portugal-e-o-mundo/

A Rússia é dos principais produtores de hidrocarbonetos do mundo. Que vai fazer acerca disso?

Fascinante. Se me conseguirem explicar o que é isso têm o meu voto.

O PAN é o partido mais interventivo no que concerne à política externa mas não pretende a dissolução da OTAN (apenas que adote uma postura mais 'defensiva').

#6015 Orion, 9 Set 2019 às 20:04
    Última edição: 9 Set 2019 às 20:11

Partilhar esta Página