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O Estado do País 2019

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por luismeteo3 4 Jan 2019 às 10:58.

  1. David sf

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    Não têm portagens porque não são autoestradas. No caso do IC19 a alternativa passaria por colocar dezenas de milhares de carros a passarem todos os dias em zonas residenciais. Alternativas de transportes públicos só o comboio onde as pessoas viajam como sardinha em lata à hora de ponta.
     
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  2. N_Fig

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    Cumulonimbus

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    O IC19 e a VCI têm pelo menos 2 faixas para cada lado, separador central, estão vedadas para trânsito motorizado, etc... em resumo, são auto-estradas. Não se meteu placas de auto-estrada por cima das placas originais e depois portagens (como o IP5 que passou a A25, o IP3 que passou a A24, o IC1 que passou a A29, etc...) porque não há vontade política para tal. Aliás, o IC19 com 3 faixas para cada lado e um terreno minimamente plano tem melhores condições que muitas das auto-estradas do interior, algumas delas nem sequer permitem a velocidade máxima de 120 km/h em largos troços, como a A25...
    Quanto a alternativas, um pequeno troço da A29 foi construído literalmente por cima da N109, que deixou de existir, e o troço foi portajado à mesma.
     
  3. David sf

    David sf
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    O IC19 não tem traçado de auto-estrada. Tem curvas que muito dificilmente se fazem a 100 km/h. Há uma curva no Cacém que quando chove um bocado é um lago. Tem entradas em quase todos os quilómetros. Tem três faixas e mesmo assim na hora de ponta não cabem lá todos.
    Não é verdade que não há portagens em zonas urbanas. Quem vem de Sintra e vai para a zona Norte de Lisboa e quer ir depressa apanha a A16, que tem portagem. Quem não quer pagar, ou dirige-se paras as zonas Sul e Oeste de Lisboa, tem que se contentar com o IC19.
     
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  4. Dan

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    Até faria sentido defender a aplicação de portagens à entrada das grandes cidades numa lógica de combate à poluição urbana. Mas são apenas oportunistas, por isso acabam por ficar pela mera compra de votos.
     
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  5. Gerofil

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  6. Hawk

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    Se estamos em emergência climática, como é defendido pelo PAN e pelo BE, então são necessárias medidas "drásticas". E essas medidas não podem ficar na gaveta sob argumentos que essas vias não têm traçado de auto-estrada. Trata-se de algo fundamentalmente muito mais simples. Taxar as vias mais poluentes do país. Essa taxa revertia depois para protecção da floresta. Há alguém que se diga ambientalista e depois não aceite uma proposta destas? Desafio o BE e o PAN a "testar" o eleitorado que têm... Há mais de 100 mil carros a circular por dia no IC19. Não seria difícil arrecadar 40 milhões por ano para a floresta com aplicação de taxas justas.

    O governo criou, e bem, incentivos para a utilização de transportes públicos. Mas já se percebeu que não é suficiente. É preciso desincentivar o uso do carro. Onde? Onde se polui mais, onde há melhores alternativas. Ir por dentro de Queluz e a Amadora é chato? Transporte público. É pouco cómodo? IC19 a pagar. Sai caro? Car sharing. Tudo isto é incomportável? Mudar-se para fora das metrópoles.
    Se estamos em emergência são necessárias medidas drásticas. Vamos lá BE e PAN, mostrem o que valem, não sejam como os outros.
     
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  7. David sf

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    O transporte público na linha de Sintra está subdimensionado para a procura actual. Se vamos tomar medidas para aumentar a procura, antes temos que aumentar a oferta de transportes públicos. E aumentar a fiabilidade também - greves constantes e supressões também não ajudam.
    Ir por dentro de Queluz e da Amadora é chato para quem vai no carro e deve ser desesperante para quem lá mora. Se a alternativa ambiental é meter dezenas de milhares de carro em zonas residenciais...
    Não estamos em emergência climática nem precisamos de medidas drásticas. Precisamos de bom senso e cabeça no lugar para minimizar a produção de gases de efeito estufa.
     
  8. Hawk

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    Nimbostratus

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    De acordo com o PAN e BE, estamos. E há algumas dezenas de placards ao longo do IC19 que dizem isso mesmo. Só queria que o BE e PAN fizessem uma proposta que vá de acordo com os alertas que faz. Isso iria mostrar de que é feito o seu eleitorado...
     
  9. N_Fig

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    Há uma curva na A25, a "bossa de camelo" que tem limite máximo de 80 km/h, com radar, e é pago na mesma. E a A29 mais perto do Porto também tem uma zona em que tem quase tantos nós por km como o IC19

    Mas a ideia é mesmo ser "chato" andar pelo centro das cidades, ou de transportes públicos, ou ter que pagar, etc... para desincentivar a migração em massa para as metrópoles e evitar a concentração de poluição/população
     
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  10. "Charneca" Mundial

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    Eu aconselho-vos a consultar o Plano Rodoviário Nacional 2000, porque parece que de estradas não percebem nada...:facepalm:

    Então é assim: o último plano rodoviário prevê a existência de autoestradas, que podem ir desde o 1 até ao 44. As autoestradas com portagem têm alternativas gratuitas, que podem ser outras autoestradas, vias rápidas ou estradas nacionais.
    As autoestradas sem portagem/SCUT/Estradas nacionais mais importantes, como serão gratuitas, não deveriam ter alternativas gratuitas, logo muitas estradas nacionais passaram para os municípios, ou então continuaram a ser geridas pelo Estado, mas numa categoria inferior (as Estradas Regionais). Exemplo deste tipo de estradas são a R247 (Cascais-Lourinhã) ou a R381 (Estremoz-Reguengos).

    Pôr portagens no IC19 seria uma infração ao bem dito "plano", pois o IC19 é atualmente a alternativa gratuita à A16. Quem queira chegar a Lisboa mais depressa pode sempre pagar a portagem da A16 e da A9 (mais ou menos 2€) e descer pela Radial da Pontinha, não apanha trânsito e o pavimento está em ótimo estado. :)

    Daí ninguém, até agora, ter proposto a colocação de portagens no IC19. ;)
     
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  11. N_Fig

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    Falas e bem nas "44 auto-estradas", mas dá-se o caso que a A37 é o IC19 no PRN2000, a sua passagem a auto-estrada com "direitos completos" está prevista, até lhe reservaram um número. E passar as nacionais para os municípios, que tratam de pôr 30 semáforos, 10 rotundas e de desalcatroar os troços urbanos é um modelo falhado. Por mim as auto-estradas eram todas pagas, com possíveis exceções para pessoas em específico e não para troços em específico, e as nacionais tinham que ser nacionais, não quase auto-estradas como são algumas variantes mais recentes, mas também não podem ser ruas com rotundas de 20 em 20 metros...
     
  12. 4ESTAÇÕES

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    Vocês pensam que os partidos vêm aqui ler as vossas sugestões? Quando eu tenho algo a dizer mando uma mensagem diretamente ao partido ou aos candidatos nas redes sociais. Ás vezes alguém liga.
     
  13. Scan_Ferr

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  15. ClaudiaRM

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    Quando eu andava na faculdade uma amiga e colega de casa de uma colega de turma, com quem eu socializava com alguma frequência, tomou 60 Xanax de uma vez. Felizmente foi encontrada a tempo e levada para o Hospital, de onde, depois de uma lavagem ao estômago e uns dias de internamento, teve alta, passando a ter acompanhamento psiquiátrico. Acontece que a miúda tinha um historial de depressão desde a infância, que ninguém entendia de onde vinha, até ela, finalmente, ter contado que tinha sido abusada sexualmente por um 'amigo' da família entre os 7 e os 10 anos. Esse 'amigo' da família morreu de enfarte à porta de casa da miúda depois de ter abusado dela pela última vez. A morte dele, ainda que tenha significado o fim do pesadelo, segundo ela, impediu-a de, como adulta, tentar fazer justiça e de o confrontar com todo o sofrimento que ele lhe causou. Perdi o contacto com ela depois de terminar o curso mas sei que aparentemente está bem e casou com um colega de faculdade.
    A medida que o PAN propõe (que só é original aqui neste rectângulo!) chama-se justiça restaurativa e é, há muitos anos, um direito das vítimas em muitos sítios do mundo muito mais civilizados do que nós. É, naturalmente, sempre opcional e solicitado pelas vítimas.

    https://en.m.wikipedia.org/wiki/Restorative_justice
     
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