1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

O Estado do País 2019

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por luismeteo3 4 Jan 2019 às 10:58.

  1. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    15,566
    Local:
    Fatima
    Regulador dos seguros europeus pede um fundo sísmico para Portugal
    16:46
    ...
    Na área das alterações climáticas quais são concretamente os novos desafios?
    Há claramente dois aspetos. Um que já é realidade neste momento. Existe um protection gap muito significativo ao nível das catástrofes naturais. Se analisarmos o que são os custos de catástrofes naturais a nível europeu nos últimos 10, 20 anos e a parte dos custos que está coberta pela transferência para um seguro, este gap tem vindo a aumentar. Portanto, há aqui um potencial para o setor segurador contribuir. Não é o setor segurador que vai resolver todos os problemas das catástrofes naturais mas há um grande potencial para que o setor possa utilizar os mecanismos de gestão de riscos, de mutualidade, para dar muito mais proteção à nossa sociedade — quer aos indivíduos quer às empresas — em situações de catástrofes. É por isso que tenho posto na agenda portuguesa a questão de um fundo sísmico em Portugal porque é uma área onde o nível de proteção dos cidadãos e das empresas é muito diminuto. A questão dos terramotos é uma área onde algo deveria ser feito.

    O quê exatamente?
    Soluções que já vemos noutros países onde existe um mecanismo que junta a lógica pública e privada para conseguir ter um nível de penetração muito maior e uma proteção acrescida para as pessoas. No passado houve vários projetos apresentados. Antes da crise houve um projeto apresentado pelo regulador no qual estive bastante envolvido e que chegou a ter pernas para andar e suporte político. Mas depois veio a crise e isso passou. Acho que é tempo de o governo voltar a olhar para isso e, em conjunto com o regulador e com o setor, chegar a uma solução. Há boas bases. Acho que é um aspeto importante a ter em conta porque é uma questão de proteção social do nosso tecido económico e, para nós, como cidadãos. Tudo isto ganha mais relevância com o que vemos com as alterações climáticas. Pela situação costeira que tem e se virmos os relatórios internacionais nesta matéria, Portugal está numa zona de risco. E portanto o padrão de risco também se vai alterar no país e é fundamental que o setor segurador esteja envolvido nas soluções que permitam não só uma maior proteção quanto às alterações mas, ainda mais significativo, que o setor possa através da sua atividade de investimento e da sua atividade de subscrição de risco também induzir nas empresas e na economia real uma transição para uma economia mais sustentável e “verde”. O setor segurador tem um potencial para induzir bons comportamentos nesta matéria. É o que temos vindo a defender na Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma, e a aconselhar a Comissão a ajustar a regulamentação europeia no sentido de dizer que as seguradoras e os fundos de pensões devem considerar nas suas gestões os riscos relacionados com o ambiente e as alterações climáticas.
    ... https://eco.sapo.pt/entrevista/regulador-dos-seguros-europeus-pede-um-fundo-sismico-para-portugal/
     
  2. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,557
    Local:
    Olhão (24 m)
    Ria Formosa. Poluição impede apanha de bivalves

    Por causa da contaminação das águas, em Olhão, desde Março que mais de 150 viveiristas estão impedidos de apanhar bivalves. Muitos falam já em prejuízos, até porque estão a pagar por terrenos e licenças que não podem usar.

    https://www.rtp.pt/noticias/pais/ria-formosa-poluicao-impede-apanha-de-bivalves_v1183351

    Basta percorrer a baixa de Olhão entre a marina em frente ao hotel Real Marina e o Cais T (cais de embarque para as ilhas) na baixa-mar e depois logo dizem que é da anterior ETAR. Só mesmo quem não conhece Olhão é que acredita no presidente. :buh:

    Na volta, a culpa ainda será do IPMA.

    Quando andava no 7ºano, eu fiz um trabalho sobre a poluição da Ria Formosa no projecto área-escola, com os esgotos no mesmo local a correrem para a ria, passaram mais de 25 anos e tudo continua na mesma, ou seja, a culpa será dos esgotos directos ou da anterior ETAR. :rolleyes:


    Depois quem se lixa, são os mariscadores que têm que pagar as licenças, a SS e no fim não ganham nada, porque o Estado, a cãmara estão-se a "cagar" literalmente para aqueles que trabalham nessa actividade.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,557
    Local:
    Olhão (24 m)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    joralentejano, 4ESTAÇÕES e luismeteo3 gostaram disto.
  4. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    15,566
    Local:
    Fatima
    E o PAN bem à frente do CDS... o PS aumenta a distância para o PSD para os 10,8% apesar de ambos cairem e o BE e PCP aumentam um pouco.
     
    4ESTAÇÕES gostou disto.
  5. Paelagius

    Paelagius
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Set 2013
    Mensagens:
    1,516
    Local:
    Porto
    Portugal a revelar o seu atraso… Regozijava-se ser diferente do resto da Europa.
     
    MSantos e luismeteo3 gostaram disto.
  6. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    5,527
    Local:
    Arronches | Leiria
    E depois do acontecimento em Borba...

    BOMBEIROS DE ELVAS CUSPIDOS E AMEAÇADOS DE MORTE À PORTA DO HOSPITAL
    Comandante da corporação revela incidente à chegada às urgências do Hospital de Santa Luzia e diz que “não é a primeira vez que acontece”.

    “À chegada às urgências do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, a tripulação de uma ambulância dos soldados da paz elvenses foi ameaçada de morte por um indivíduo de etnia cigana que se encontrava no local”, referiu à Rádio Elvas o comandante da corporação, Tiago Bugio.

    De acordo com o comandante, o indivíduo “ofendeu os elementos, cuspiu na direção dos mesmos e expressou várias ameaças sem ter tido qualquer resposta por parte dos elementos da corporação”. “Não é a primeira vez que acontece este tipo de ameaças. Já tivemos, há cerca de seis anos, o comandante da corporação agredido, já houve elementos hospitalizados em estado grave, na sequência de um incêndio de uma barraca, já vimos o nosso quartel invadido, à semelhança do que aconteceu em Borba [este sábado], o que é de lamentar”, acrescentou.

    Fonte


    O André Ventura agradece. Não é de admirar que o Chega continue a subir nas sondagens.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    15,566
    Local:
    Fatima
  8. ClaudiaRM

    ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    2 Dez 2009
    Mensagens:
    7,465
    Local:
    Viseu
    Que vergonha.

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    luismeteo3 e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  9. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,497
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    podia começar toda um discussão sobre esse assunto mas nem vale a pena e é um mito que esta mais que rebatido por muita gente
     
  10. ClaudiaRM

    ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    2 Dez 2009
    Mensagens:
    7,465
    Local:
    Viseu
    Podes começar a discussão que quiseres desde que seja com dados verificáveis.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    luismeteo3 gostou disto.
  11. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,497
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    ok, quando a malta faz as contas da disparidade salarial não vai ver o que tu ganhas e o que um colega teu ganha, pegam no bolo todo dos homens e das mulheres e comparam e efectivamente verificam que há uma diferença. sem analisar mais nada é de pensar que algo se passa, agora é que se separa a demagogia dos números dos factos,
    Vou já tirar todos os trabalhadores do estado que nas ultimas contas é 15% e os professores, porque ganham consoante uma tabela salarial definida em conselho de ministros e que é igual para todos independentemente da condição de nascimento .
    portanto so poderá vir do sector privado e é aqui que realmente se tem de analisar com real isenção.
    Já existem leis em Portugal a proibir essa prática, se uma mulher tiver um homem ao lado a fazer o mesmo trabalho e este ganhar mais so tem de falar com a ACT e o patrão tem de se justificar.
    Vamos agora ao cerne, em regra geral os homens escolhem trabalhos que são mais bem pagos, deves ter reparado que engenharia aeroespacial tem as melhores médias e imagina quem o escolhe homens. Também ficamos com os mais perigosos em 2018 ouve 156 acidentes de trabalho mortais 133 das vitimas eram homens 5 mulheres e 18 aparecem sem dados isto são dados do governo. Acontece que estes empregos também são dos que pagam melhor, motoristas de pesados, mineiros, pilotos de linha aérea trabalhadores da construção civil ou soldadores tudo basicamente feito por Homens em profissões que pagam melhor que enfermagem ou docência onde as mulheres estão em maioria.
    Isto esta a ficar longo so para fechar uma lei que foi feita com pompa e circunstância a da paridade já fez vitimas imagina onde, uma lista candidata para a ordem dos enfermeiros foi desqualificada por só ter mulheres
     
  12. ClaudiaRM

    ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    2 Dez 2009
    Mensagens:
    7,465
    Local:
    Viseu
    Eu não pedi a tua opinião. Pedi dados verificáveis (ou seja, oficiais, números e fontes dos mesmos) que indiquem que para exactamente as mesmas funções não há diferenças de vencimento entre homens e mulheres em Portugal. E não me venhas com a treta da lei porque ela também diz que não se podem despedir mulheres por engravidarem, que não se pode roubar ou agredir e é o que sabemos. Obrigada.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,497
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)

    Ficheiros Anexados:

  14. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,497
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    agora espero que não venhas só com gráficos que qualquer miudo do secundario faz. quero o mesmo que pediste
     
  15. ClaudiaRM

    ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    2 Dez 2009
    Mensagens:
    7,465
    Local:
    Viseu
    Acho que não percebeste. Dados oficiais e respectivas fontes de que não há diferenças salariais em Portugal entre homens e mulheres a desempenharem os mesmos cargos (que foi o argumento que disseste que era facilmente rebatido). Sendo facilmente rebatido terás, certamente, dados oficiais que confirmem essa absoluta paridade salarial entre homens e mulheres que fazem a mesma coisa. Obrigada.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página