Ola,
O verão aqui na Holanda esta muito mal. Chuva e temperaturas inferior aos
20 C. Abril fui muito quento com 6 dias > 25 C (record) e maio tambem.
O tmedia do inverno fui 6,3 C (record!!!) So algumas dias com neve (maxima cobertura 8-9 cm 8 fevreiro, que tambem e quasi nada).
Então, acho que o tempo em julio e agosto esta mais interesante no terra do meu pai: Portugal. E tenho sempre esta pergunta: onde esta o lugar mais quente (em termas de Tmedia das maximas in julio ou agosto).
Ontem eu descubri um site muito interessante, porque ha a mapa do Portugal e com o altitude (25 metros).
Eu nunca sabi qua muito perto do Barrancos ha um vale a < 200m (altitude),
excaixada e (pois) ao interior da nossa terra. Sou 2 km norte do Barrancos vale do rio Murtega) mas tambem no sul desta ribeira ha uma outra: a ribeira Murtigão que tambem esta < 200m....As montanhas não são muito altas, mas com 500-600m o efecto de føhn e possivel.
O estação do Amaraleja esta a 192 m, mais menos encaixada e tambem um pouco menos ao interior...Para mim, a zone mais baixo perto do Barrancos e o lugar mais quente do Portugal.
Quando eu ve as temperaturas de amareleja cada dia em junio, julio o agosto eles estão sempre igual como Sevilla o Cordova (por exemplo: o media do julio 2006 fui 37,1 C e em Cordoba 37,2. Sevilla 36,2). Portanto e possivel que mais a leste e no mesmo altitude as temperatures podem estar um pcouco mais alto..Portanto: o lugar mais quente da Peninsula e de Europa???
Tenho uma estação aqui com um Tiny datalogger (calibrado a 0,1 C) aqui.
http://www.tinytag.info/ecomm/files/TGU-4020.pdf
32000 reading significa: 32000/24=1333 dias com o tmin e tmax e tmedia cada 0,1 segundo e as temperaturas de cada hora. Estou muito feliz com esta estão que fica no campo.
Daqui um ou dois anos, vou tentar instalar um ou dois destas (em um Sensorscreen com ventilação artificial) ali. Porque eu quero saber com certeza onda fica esta lugar e qual e a temperatura ali....
Talvez ha foreiros aqui que vivem perto do Barrancos que podem ajudar-me???
Para obter um lugar em um campo de um campesino por exemplo??? Fui muito interessante, acho eu, os dados!
Cumprimentos e obrigado (=vriendelijke groeten en dank je wel! em Holandes) a todos!
Jorge
(e desculpa, mas não escreve Portugues muito bem..).
Discuti esse assunto com uma pessoa do INM.
Podiamos estar aqui horas a falar...
Bom...
Primeiro,a definição de lugar mais quente, pode respeitar diferentes variáveis: Lugar mais quente no verão, temperatura média anual,etc... passo a a opinar sobre a questão que coloca em relação à média das máximas em Julho e Agosto em Portugal. Primeiro:Existe um trabalho publicado sobre isso! E refere-se a valores médios registados da máxima diária, de Junho, Julho e Agosto, de 1961 a 1990. Posso assegurar-lhe desde já, que o local mais quente não fica perto de Barrancos nem perto da Amareleja ( Amareleja até parece fresquinha ao pé deles)! Os 47,3 ou 48 de 2003 foram assumidos pelo presidente da Câmara de Amereleja, como tendo sido medidos na zona mais alta e fresca da região, afirmando que nos vales deveria andar nos 50... Bom, mas isso não é certo. Quero apenas que tenham a ideia que valores de 47 no Alentejo atingem-se com muito mais facilidade e regularidade do que pensam.
Tenho uns terrenos na zona de Ponte de Sôr, e aí embora no Alto Alentejo, 47 não oficiais já foram medidos.Quanto a localizações mais concretas:
No Vale do Guadiana, a 10 km de Serpa, fica o vale mais quente de todo o Guadiana. No Vale do Tejo, perto do Rosmaninhal, fica outro ponto, muito quente, com médias até superiores às registadas no Vale do Guadiana.
No Vale do Douro existem alguns vales bastante quentes, nomeadamente em um ponto TÓRRIDO, perto de Alfandega da Fé.
Pronto, uma vez apresentados alguns hotspots, passemos a alguns números:
Valores médios da máxima diária registados de 40 graus celsius ou mais existem em Portugal, para Julho ,sim senhor. Para que se tenha uma ideia do que isto é: El AZiZIAH a recordista oficial mundial de temperatura, tem um valor médio em Julho de 37! E está ali dentro do deserto... E nem Cairo, já dentro do Egipto,chega a tamanho calor!
Porque razão se atinge valores tão altos nestas 3 regiões de Portugal?
Continentalidade relativa, exposição ao sol, abrigo em relação ao vento e constituição do solo.
Na discussão amigável que mantive com um Prof. que trabalha no INM, falámos na comparação com Espanha, que perante estes valores era inevitável. Espanha teoricamente, teria todas condições para ter mais calor.... Mas, vejamos: Em termos de continentalidade, localidades como Ecija, Merida estão mais favorecidas, mas o facto, é que de resto não tem mais do que isso, estão em zonas abertas, planas, onde o vento circula com facilidade e abranda todo o calor. Analisando, detalhadamente todo o mapa de Espanha, não encontrei QUALQUER vale encaixado de baixa altitude em posição favorável para bater recordes. A única região das 2 que conheço, que poderia rivalizar com estes não 1 mas 3 locais de Portugal seria o «V» e do grande vale andaluz que se vai estreitando, passando por Córdoba até Ecija. A única região aqui que poderia estar abrigada dos ventos húmidos que mencionas muito bem de SW, que penetram sem qualquer obstáculo por particularmente todo este vale, resfrescando-o, é a região de Ecija, que é dita popularmente no nosso país vizinho como o forno de Espanha, mas que não atinge jamais os valores atingidos nos 3 vales em Portugal.
Sevilha pode pontualmente ter atingidos valores muito altos, mas vejamos a sua média de máxima diária de Julho é de 35 celsius...
Depois temos uma candidata muito mais séria, porque está abrigada da influência do mar, vinda da Extremadura espanhola, a região de Badajoz,do Tejo internacional, a região de Mérida... Mas ambas, estão tal como Sevilha em torno dos 35... A razão de terem o mesmo valor, prende-se com o facto de que embora, sejam mais continentais e não expostas aos ventos marítimos como Sevilha, estão na mesma em espaços abertos...
O Vale do Guadiana quando entra em Espanha deixa de ser estreito e fica sujeito a ventos, O Tejo idem embora não tanto ( e aqui está próximo, mais próximo do que provavelmente qualquer lugar na Europa dos 3 locais mencionados de Portugal) e o Douro quando chega a Espanha, já é tão alto e exposto a ventos, que mais um pouco já é um rio de montanha.
A zona mais continental de Espanha, a zona de Madrid, como sabemos é planáltica, então jamais atinge valores tão altos como nos vales profundos.
O Leste, ( Múrcia, Alicante) virado para o Mediterrâneo, penso que não necessita de qualquer reflexão, pois nem se compara, uma vez que está exposto à influência marítima ( sim , o Mediterrâneo também refresca e de que maneira as temperaturas). Tem sim valores engraçados de média anual, semelhantes aos do Sul de Portugal. Destaque para os valores baixissimos de precipitação da zona de Almeria ( mas não estamos aqui a falar disso), que embora seja muito seca não é nem de perto a mais quente.
Assim só temos um local aproximado: Vale do Tejo, que em Espanha, fica algo exposto e aberto.
A zona mais baixa e distante do mar, da Península Ibérica, fica no Vale do Guadiana e no Douro, em Portugal que embora seja das mais quentes, fica um pouco abaixo do Vale do Tejo e Douro.
Houve aqui quem mencionasse Itália ( mas a Itália no seu interior é montanhosa e fria e não tem vales quentes). A única seria a região da Catania da Sicília que está abrigada pelo vulcão Etna, mas está exposta, de outros ângulos e não atinge valores tão altos.
O valor máximo de temperatura mencionado de 48,5 mesmo que fosse verdadeiro já teria sido batido não só em Espanha como em Portugal, como é natural.
Efelsis, Grécia? Hum, claro que não pelo que já foi dito, a Grécia então é que não tem mesmo condições, para lidar com a continentalidade brutal ibérica, não nos esqueçamos, que tanto a Itália como a Grécia são muito montanhosas no interior, valores altos a serem atingidos, serão na costa e tanto quanto sei, médias ou recordes absolutos não são atingidos em zonas de influência costeira. Atenas tem uma média de máxima de Julho em torno de 32,33... Muito aquém, de muitas regiões ibéricas, mas muito similar à zona mais quente de Itália. Fica contudo de notar, que a Grécia tem valores de mínimas interessantes no verão, embora ainda sejam inferiores aos hotspots principais da P. Ibérica.
Assim, muito resumidamente: Portugal tem não só a zona mais quente no verão em média como em também a mais quente em valores absolutos.
Contactei o serviço de meteorologia nacional espanhol e eles apenas disseram que Sevilha com os seus 35 de média de Julho era o local mais quente de Espanha, mas como sou desconfiado, creio que a Ecija será mais quente e a Extremadura também , mas por pouco mais.Mesmo contando com essa vantagem, ( Ecija já sei que anda pelos 37) fica aquém do lugar mais quente de Portugal.
Riodades ( Portugal) tem sido descrito por muitos o justo local oficial de valor mais alto registado na Europa: 50,5 à sombra.
Mesmo que não fosse oficial era o que reclamaria o valor mais alto, ainda acima dos 50 de Sevilha e Sardenha.
Mas se formos por aí vamos também a valores ainda mais altos registados no Vale do Douro, no Vale do Côa com 52 graus celsius. Penso que o valor máximo absoluto europeu deverá andar em torno desses 52 ( ou ligeiramente mais).
A ver se depois coloco aqui o trabalho que fala dos pontos mais quentes no verão de Portugal.
No entanto, fico muito expectante em relação a opiniões alheias, não me importaria NADA que me falassem de outros locais sejam cá em Portugal ou não, pois apenas quero saber da verdade.
Até estou curioso para conhecer esse Vale perto de Barrancos, de que falas. Eu antes de ver este trabalho, também acreditava que Barrancos poderia ser o mais quente de Portugal e que Espanha teria o recorde europeu.