O Nevoeiro

Tópico em 'Portugal' iniciado por guimeixen 22 Mai 2020 às 17:58.

1. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Desde o fim de 2019 que o meu interesse em fotografar o nevoeiro/nuvens baixas tem aumentado desde que fiz uma timelapse em setembro. Só voltei depois a fotografá-lo no início de dezembro, mas desta vez já do lado norte do rio Cávado, pois já andava com a ideia de o querer fotografar virado para o nascer do sol. Desde aí já o fotografei mais vezes e cada vez mais a tentar fotografá-lo de novos sítios. Este é um tópico em que tenciono ir colocando os meus registos do nevoeiro daqui para a frente.

Esta última quarta feira tivemos a presença do nevoeiro/nuvens baixas aqui em Braga. Estava quase para não ir fotografar pois quando acordei não estava nevoeiro onde moro, mas o céu estava tapado e por nuvens bem baixas pois estavam todas alaranjadas por causa da luzes da cidade. Como aqui não estava nevoeiro pensei que o topo das nuvens estivesse acima do Sameiro e não desse para ver nada. Mesmo assim decidi ir, nunca se sabe. Ao passar perto do Monte do Picoto reparei que o topo estava coberto, a base das nuvens devia andar um pouco abaixo dos 300m. Continuei em direção ao Monte do Sameiro e passar pela zona de Fraião, que começa a passar os 250m, já estava nevoeiro. Quando começei a ultrapassar os 450m de altura tornou-se visível o céu e via-se também o topo das nuvens que estava mesmo ao meu lado. Quando cheguei a Santa Marta das Cortiças já estava quase a nascer o sol. Passado uns 25min reparei que as nuvens estavam a vir rápido do lado sul do monte e a formar um efeito de cascata no lado norte. Foi nessa altura que começei a fazer a timelapse.

Deixo então aqui os registos que fiz:

Hoje dei lá mais um saltinho ao monte. A vista por trás do Sameiro estava bem bonita com aquela suave manto visível em baixo a abraçar os montes e aquelas nuvens baixas mas não tão baixas que raspavam no topo do Sameiro e ficavam abaixo das serras mais altas, como a serra da Cabreira lá ao fundo na segunda imagem.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #1 guimeixen, 22 Mai 2020 às 17:58
    Última edição: 22 Mai 2020 às 19:08
  2. bandevelugo

bandevelugo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    Excelentes as fotos e o timelapse.

Obrigado pela partilha!

guimeixen e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  3. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Simplesmente magnífico! :w00t::palmas:

guimeixen e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  4. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Todas magnificas, mas as do nascer do sol...:w00t::confused:

5. raposo_744

raposo_744
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Out 2008
    Local:
    venda nova ( Amadora )
    muito bom.Parabéns pelo trabalho

guimeixen gostou disto.
  6. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Obrigado! :)

7. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Magnífica reportagem Guilherme, as fotos estão mesmo espectaculares! Então aquelas no lusco-fusco... Fiquei babado :p

É muito gratificante quando o esforço de sair de casa ainda de noite é compensado com esses resultados magníficos.

Aqui perto há um sítio onde antigamente costumava ir lá algumas vezes mas nunca fui com nevoeiro, que por aqui também não é assim tão frequente, mas deve ter uma vista espectacular também (VG de Montemor). Tivesse eu meio de transporte próprio e o nevoeiro fosse mais recorrente, já lá teria dado um pulo :)

8. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Com um mar de nevoeiro como pano de fundo até os eucaliptos queimados ganham outra beleza... :intrigante::D
    Belíssimos registo, como sempre! :palmas: Continue a haver paciência para estas tuas escapadinhas fotográficas :D

"Charneca" Mundial gostou disto.
  9. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Obrigado Duarte! :thumbsup: Essa altura do dia deve ser a minha preferida para fotografar o nevoeiro, as cores que há nessa altura, as luzes ainda acesas e umas longas exposições dão um ar mais mágico ao nevoeiro.

Obrigado João Pedro! :thumbsup: Vontade não vai faltar para ir tirar mais fotos, já tenho várias em mente que gostaria de tirar. :D

10. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Como tinha mencionado em cima queria usar este tópico para continuar os meus registos do nevoeiro. Em baixo partilho alguns fotografias que tirei no dia 30 e 31 de Maio.

[​IMG]Above the fog by Guilherme Silva, on Flickr

11. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    A última imagem foi fotografada no Sameiro? Ótimos registos e continuação de um bom trabalho! ;)

12. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Obrigado! :)
    Essa última foi fotografada no Monte de São Mamede, na Póvoa de Lanhoso.

"Charneca" Mundial gostou disto.
  13. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Parabéns pelas fotos, estão espectaculares! :thumbsup:

guimeixen, "Charneca" Mundial e Thomar gostaram disto.
  14. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Ora na quarta tivemos nuvens baixas e por isso lá fui eu para o topo do monte para as fotografar :D. O nascer do sol foi fantástico e aquelas nuvens a provocar os raios crepusculares ainda o tornaram mais belo. Tirei muitas fotos para timelapses e nos intervalos entre as timelapses fui tirando outras diferentes. Com o passar do tempo as nuvens foram subindo até que a certa altura começaram a chegar cá cima e tornou-se visível um arco-íris branco no lado contrário ao sol. Quando já estava tudo a querer tapar acabei por vir embora.

Deixos-vos aqui algumas fotos que tirei:

15. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Desde o dia em cima que já tivemos vários dias com mais nevoeiros e em muito deles fui fotografar-los. Tenho tirado também muitas fotos para timelapses.

Deixo-vos aqui os registos que fui fazendo ao longo destes últimos dois meses e meio.

29 de Junho - Neste dia não havia nuvens do lado da cidade mas conforme o ar subia pelos montes elas formavam-se lá em cima e continuavam a movimentar-se a grande velocidade para sul. Estava um vento geladinho lá em cima. :cold:

9 de Julho - Neste dia não havia muitas nuvens mas com o nascer do sol, formou-se parte do cordão que é costume aparecer entre o Sameiro e a Santa Marta.

19 de Julho

28 de Julho - Este dia foi espetacular, as nuvens estavam mais abaixo e mantiveram-se afastadas do topo do monte até ao nascer do sol. A partir daí começaram a vir de este com uma velocidade enorme e taparam rapidamente o sol. Nessa altura fui num instante para o lado oeste do monte para tirar mais umas fotos antes de tapar tudo. Como podem ver na terceira e quarta foto elas já estavam a vir por cima de mim e do topo do monte como uma onda a arrebentar e a prepararem-se para descer pelo monte abaixo. Passado algum tempo acabou por abrir e tapar várias vezes, permitindo fazer mais uns registos.

31 de Julho

1 de Agosto

7 de Agosto

9 de Agosto - Dia muito bom, nuvens baixas de manhã e depois a virem rápido durante a tarde, estando já às portas da cidade ao pôr do sol, o que é raro chegarem tão cedo. E foi a partir daí que começou a ficar fantástico, com as nuvens a avançarem cada vez mais e a tapar a cidade. Estava a tirar fotos virado mais para oeste, mas depois decidi ir um bocado mais para cima para ter vista para sul. Ainda subi umas pedras com o flash do telemóvel a iluminar e quando parei e o desliguei, olhei para cima e a vista era incrível com um enorme manto de nevoeiro iluminado pelas luzes e com a Via Láctea ao fundo! :w00t: Certamente uma imagem que não vou esquecer. Antes de ir para casa ainda dei um salto ao Sameiro e via-se as nuvens iluminadas pelas luzes da cidade. Coloquei a máquina a tirar fotos para uma timelapse e notava-se as nuvens a subir cada vez mais até que chegaram rapidamente lá cima e taparam tudo.

14 de Agosto - Mais um dia em que não havia nuvens na cidade, lado norte do monte, mas para o lado sul estava tudo tapado. Forma-se muitas vezes a cascata como é visível na segunda foto.

27 de Agosto - Este dia valeu a pena por esta foto, pois nem o sol vi nascer, tapou poucos minutos depois de eu chegar.

Agora já estão a começar a aparecer os nevoeiros de radiação e os de advecção a desaparecer. Os de radiação trazem outras oportunidades para fotos e já tivemos dois dias com esses agora em setembro só que infelizmente não consegui ir fotografar, mas mais dias virão. Mais para o fim do ano partilharei aqui também um vídeo com os nevoeiros de 2020.

#15 guimeixen, 19 Set 2020 às 17:06
    Última edição: 19 Set 2020 às 17:16

Partilhar esta Página