O pânico do Verão inexistente



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Agora poderia vir um Inverno solarengo e ameno, era bom. Até para aziar os fanáticos do frio e da chuva deste fórum :D

Temos estado a ter isso desde 2001 praticamente, há alguns períodos frios mas é de curta duração, a ultima vaga de frio a sério foi em 2000. Se vier um inverno frio como os da década de 90 ou mesmo na média meio país pára.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Temos estado a ter isso desde 2001 praticamente, há alguns períodos frios mas é de curta duração, a ultima vaga de frio a sério foi em 2000. Se vier um inverno frio como os da década de 90 ou mesmo na média meio país pára.

Olá. Eu ando por cá desde a década de 60. Mesmo que venha a repetição do inverno mais frio dos últimos 50 anos, não sei porque havia o país de parar... De repente ficamos todos "copinhos de leite" morno? O inverno mais frio dos últimos 50 anos é capaz de não ser assim tão frio...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje fiquei admirado quando ao olhar para uma pereira que tenho no quintal e vejo que os ramos dela, na gema estão a rebentar novamente, a dar folhas novas. Por vezes acontece o mesmo com a flor, que dá fora de época. Mas isto porque a temperatura tem estado amena, porque se tivesse frio, era diferente...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Num país com um clima como o nosso, este tópico nunca fez muito sentido.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Num clima mediterrâneo é compreensível a associação que a maior parte da população faz entre chuva e inverno e tempo seco e verão. Como não há grande variação sazonal da temperatura o que marca mais a diferença é a precipitação.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
País – Será que o Verão está de regresso?

O calor volta esta semana com as temperaturas a poderem chegar aos 28/29 graus

Pombal 97 fm / Meteorologia – Poucos dias depois da chegada do Outono, as temperaturas vão subir gradualmente até quarta-feira, estando previstas máximas que podem chegar aos 28/29 graus Celsius.

A informação é avançada pela agência Lusa, que cita Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). “Estamos a prever uma subida das temperaturas, mínima e máxima, na generalidade do território. Vão variar entre os 24 e os 28/29 graus”, adiantou a meteorologista.

Maria João Frada informou que, para amanhã, terça-feira, estão previstas neblinas e nevoeiros, que vão dissipar-se ao longo da manhã, e um aumento da nebulosidade, em especial nas regiões do interior, onde há possibilidades de ocorrência de aguaceiros que serão dispersos e pouco frequentes. “Relativamente às temperaturas, não serão registadas alterações e o vento vai soprar fraco, em regime de nortada moderada, durante a tarde, no litoral oeste e no barlavento algarvio”, observou.

Para quarta-feira o cenário é de céu pouco nublado, aumento de nebulosidade durante a tarde e subida das temperaturas máxima e mínima. Para Braga, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Portalegre, está prevista uma temperatura máxima de 24 graus Celsius, enquanto em Coimbra, no Porto e em Viana do Castelo, o termómetro registará 23 graus, em Faro 27, em Évora 26 e em Beja 29.

fonte
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ora então vamos lá fazer um exercício com os títulos da imprensa dos últimos tempos:

Quando temos chuva portanto o inverno chegou, quando temos sol o Verão chegou... Daí podermos concluir que ao contrário da meteorologia clássica, os "media" utilizam uma nova terminologia meteorológica. Assim as estaçõs dividem-se em Verão e Inverno, cujos ciclos se manifestam com uma cadência praticamente semanal.

Ora lembro-me bem de andar há uns anos a estudar para exames em Dezembro, com sol e em tshirt, com temperaturas bem agradáveis. Presumo assim que esta nova nomenclatura jornalística (que pelos vistos não gosta de "fugas à média" e quer à força por rótulos) se aplica então desde sempre. Se calhar seria boa ideia acabar com as estações! :)