Medir temperaturas é algo complexo, muito mais do que muita gente imagina, não só depende da estação como depende na maioria dos casos e em muito maior proporcionalidade a localização onde se tem o sensor de temperatura ou mesmo os outros, mas o de temperatura é o mais sensível, isto leva há existência do dito RS, RS esse que leva a que o sensor fique protegido da radiação difusa como das próprias variações mais bruscas da temperatura, tal como quando chove ou neva o sensor não fique encharcado e dessa forma adultera a temperatura, etc etc, tudo isto é em bom nome e das temperaturas fiáveis.
Agora a questão da estação barata, eu próprio quando comecei nisto tive uma estação que se dizia profissional, a dita Oregon WMR 968 mas que era pouco mais que uma semi-profissional, tendo em conta que tal como a dita Auriol não trazia um RS de origem (coisa que na altura eu desconhecia o que fosse) tal como a própria durabilidade do material, no fundo foi uma estação barata, a minha sorte era ter uma parede virada a norte, e assim sendo o pouco sol que daria no sensor era o do inicio da manhã e final da tarde, e assim foi até ter tido o RS, andei cerca de ano e meio a dar temperaturas que hoje para mim sei que são incorrectas seja em maior ou menor grau. Com a minha evolução e conhecimento que fui adquirindo por aqui entre todos entendi que tinha que adquirir um RS para melhorar a recolha e fiabilidade da temperatura e assim foi, os resultados

:
Com o passar do tempo a minha primeira estação foi-se deteriorando, essencialmente depois de a colocar no telhado do prédio, então tive que adquirir a dita Davis, a Davis é uma estação que é considerada um Mercedes-Benz das estações, logicamente que vem preparada para tudo a nível de sensores mas não faz milagres se ficar mal instalada, logo, tal como disse em cima qualquer estação estando mal instalada dará sempre dados incorrectos ou de pouca fiabilidade, estando bem instalada e de preferência com RS dará sempre boas temperaturas, seja barata cara ou até uma super mega profissional do IPMA (que por vezes também dão más temperaturas por terem erva no local que nunca mais acaba, entre outros motivos).
Ainda hoje uso uma estação barata nas férias para medir as temperaturas quando vou de férias, sei que os seus dados são fiáveis, não só porque sei já distinguir temperaturas erradas de certas por já ter uma certa sensibilidade a tal por já andar nisto aos anos, como sei quando o sensor é inflacionado pelos sítios onde se encontra entre outras coisas.
Tudo isto é ciência, tudo isto é complexo, tal como os outros elementos também são coisas complicadas de medir, por exemplo a minha estação Davis actual então é um crime o local onde está instalada, pois tanto as temperaturas como o vento como a própria recolha da precipitação fica tudo inflacionado pois está tudo quase ao nível dos aviões como o pessoal costuma dizer

(telhado do prédio 9º/10º andar), mas é o melhor que o pessoal da cidade que vive nas gaiolas pode fazer, antes nos telhados que ao nível do solo, onde seria um descalabro ainda pior.
Portanto uma vez mais digo, repito, e insisto, barato ou caro, o importante é o espírito e a vontade de cooperar, que assim aprendemos todos uns com os outros e não é com espírito de superioridade que se evolui mas sim com mente aberta e força de vontade , foi assim que esta comunidade cresceu e é assim que continuará no futuro a fazê-lo

.