O que aconteceu a 30 de março de 1990 no Marão?

pe5cinco5

Cumulus
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Eu acredito que para muitos possa ser uma questão simples, mas, ainda assim, decido abrir este tópico, mesmo que tenha poucas mensagens, o mais interessante é ficar esclarecido.

O que eu pergunto é, quanto de força é necessário do vento para conseguir atirar com vários camiões, veículos pesados, com toneladas de massa, para o chão?

Digo isso pois descobri, nos arquivos da RTP, um fenómeno deveras anormal, ocorrido no dia 30 de março de 1990, na estrada que atravessa a Serra do Marão. O endereço é este: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/ventos-fortes-no-ip4/

Alguns destaques para o que se percebeu no video:

  • Camião deitado, de lado, com as rodas no ar;
  • O veículo abanava constantemente, mesmo deitado de lado;
  • Dificuldades notórias para as pessoas se moverem, tanto que tinham que se abaixar contra o vento, tal força que o mesmo exercia.
  • O condutor do veículo afirmou que o vento "levantou de uma vez só" a camionete, que por sua vez a fez virar de lado.

Analisando as respetivas cartas do arquivo meteorológico, do modelo baseado no ECMWF, a 30 de março de 1990 estávamos perante anomalias negativas de temperatura e de geopotencial e com influência de perturbação a sudoeste. No entanto, em relação ao vento, não há dado que indique que a força do vento tenha sido anormal na Serra do Marão.

archives-1990-3-30-12-0.png


archives-1990-3-30-12-6.png
 

camrov8

Cumulonimbus
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muita coisa influencia o vento e o mapa do vento é para 10m suspeito que não será o melhor para analisar a coisa pois o fenómeno foi em altitude . não é tanto a velocidade mas a direção se o vento apanha o camião de lado é fácil vira-lo, já todos vimos camiões a sofrer com vento lateral. Penso que deve ter sido um fenómeno de túnel pois o ip4 corre acima de um vale do Marão e se o vento tiver a direção certa é afunilado e a sua velocidade aumenta
 

pe5cinco5

Cumulus
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muita coisa influencia o vento e o mapa do vento é para 10m suspeito que não será o melhor para analisar a coisa pois o fenómeno foi em altitude . não é tanto a velocidade mas a direção se o vento apanha o camião de lado é fácil vira-lo, já todos vimos camiões a sofrer com vento lateral. Penso que deve ter sido um fenómeno de túnel pois o ip4 corre acima de um vale do Marão e se o vento tiver a direção certa é afunilado e a sua velocidade aumenta

Sinceramente não conheço algum mapa para vento a 2m para a data em que ocorreu o evento. Mas sim, acredito que o facto de ser em altitude o fenómeno, a direção, e a questão de afunilar a trajetória do vento pode bem ter indiciado o que aconteceu nesse tempo. Não deixa de ser curioso o que aconteceu, pelo menos hoje em dia, invulgar, pelo menos no nosso clima.
 
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