1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

O que é ser português ? Ser português é…

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Mário Barros 29 Out 2011 às 00:07.

  1. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    O que é ser português? Ser português é…
    Concordo plenamente com tudo :D
     
  2. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    5,767
    Local:
    Porto
    Tenho uma visão mais profunda e realista, depois partilho. Bom tópico.
     
  3. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,423
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Eu saliento este trecho:

    "...
    Ser português é - segundo António de Oliveira Salazar, «…aquela doçura de sentimentos, aquela modéstia, aquele espírito de humanidade, tão raro hoje no mundo; aquela parte de espiritualidade que, mau grado tudo que a combate inspira ainda a vida portuguesa; o ânimo sofredor; a valentia sem alardes; a facilidade de adaptação e ao mesmo tempo a capacidade de imprimir no meio exterior os traços do modo de ser próprio; o apreço dos valores morais; a fé no direito, na justiça, na igualdade dos homens e dos povos; tudo isso, que não é material nem lucrativo, constitui traços do carácter nacional. Se por outro lado contemplamos a História maravilhosa deste pequeno povo, quase tão pobre hoje como antes de descobrir o mundo; as pegadas que deixou pela terra de novo conquistada ou descoberta; a beleza dos monumentos que ergueu; a língua e literatura que criou; a vastidão dos domínios onde continua, com exemplar fidelidade à sua História e carácter, alta missão civilizadora – concluiremos que Portugal vale bem o orgulho de se ser português.»
    ..."


    Não sou apologista da descoberta de virtudes em alguém que teve forma de evitar erros graves próprios e de outros na condução de Portugal.
    Mas considero que o Salazar era um homem lúcido e muito culto (diferente de certos senhores que se acham cultos porque escrevem um sem número de livros, poemas e poesias mas que nada acrescentam ao Homem e à sua Humanidade).
    O Salazar deixa nestas palavras uma essência pura do que é ainda hoje o ser Português.
    Observem-se as palavras dele e descobre-se assim que, ontem como hoje, continuamos a ser iguais - somos Portugueses, somos o que somos, temos o que de melhor tem a humanidade mas também que não sabemos aproveitar as nossas qualidades: a vermelho está a prova de que já tivemos várias oportunidades para crescer...
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. PedroAfonso

    PedroAfonso
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Fev 2008
    Mensagens:
    1,178
    Local:
    Covilhã (700 m) / Almada
    Ser português é entupir as caixas da loja excepto aquela deserta onde está um grupo de pessoas a falar atrás e julga estarem na fila.

    Isto é verídico, aconteceu-me no outro dia na Fnac.
     
  5. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,073
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Enfrentar os serviços telefónicos de apoio a clientes e conseguir ser atendido de forma satisfatória não sem antes puxar do vernáculo popular bem extendido.
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página