na minha opiniao o tempo é uma relação entre o movimento e a materia sendo que nao faz sentido falar em tempo se nao houver movimento / alterações na materia. no zero absoluto visto nao haver movimento nao pode haver tempo pois nao há pontos de referencia , se formos a ver o tempo depende dos pontos de referencia para ser medido quer seja a duração de 9192631770 periodos de radiação de um atomo de cesio ou a duração da viagem de um fotao desde o sol até á terra. tenho algumas duvidas quanto a esta estranha dimensao, nomeadamente á curvatura espaço-tempo, á teoria da relatividade geral, ao atrazo/adiantamento dos relogios ,se a diferentes velocidades, face a outros relogios,etc espero ter introduzido um tema interessante neste nosso forum boas
Isto é um tema que me perturba! Porque sinto que no nosso tempo de vida útil nunca vamos de facto ter a resposta a estas dúvidas.. É um pouco frustrante!
Tema interessante sem dúvida. Mas repara mesmo no zero absoluto continua a existir movimento ainda que menor, a essa temperatura a matéria deixa é de emitir radiação. Um atomo sem qualquer energia, sem movimento, a matéria entraria em colapso, desfazendo-se. Se os electrões parassem o seu movimento seriam atraídos pelo núcleo aniquilando o átomo.
Boas, Como referi acima, essa situação de colapso do átomo nunca ocorre no zero absoluto, porque existe sempre movimento dos electrões. Mas a aniquilação de átomos pode ser observada por exemplo nas explosões de super-novas e formação das conhecidas estrelas de neutrões. Quando ocorre uma super-nova, muito material é expelido para o espaço formando uma nebulosa. O material que resta, forma uma núcleo com uma gravidade tão forte que os electrões são forçados a interagir com os protões e aniquilam-se criando neutrões. A densidade é tão elevada que uma pequena porção equivalente ao tamanho de uma noz, pode pesar mais de 100 milhões de toneladas.