E em relação à seca também foi incorrecto ao dizer que os Açores nunca têm seca. "É graças aos valores persistentes de humidade elevada durante todo o ano que os Açores nunca entram em seca e nunca estão seco"
O
A ultima seca que me recordo aqui mais grave, penso que foi no Verão de 2009 onde as lagoas chegaram a a ver reduzidas as suas margens, porque de resto falar-se de seca propriamente dita nos Açores é utópico até.
Cumprimentos
O que você referiu foi que os Açores nunca tinham seca. Agora já diz que existiu em 2009, blá..
Curioso, você não soube que em 2011 os Açores atravessaram a sua pior seca dos últimos 25 anos ?
Lavoura a braços com a seca - SAPO Vídeos
E que já em 2012 os Açores entraram novamente em Seca ?
"Não é só em Portugal Continental que o problema da falta de chuvas se coloca. Também nos Açores e na Madeira há seca em perspetiva, dada a ausência de precipitação no inverno. O diretor do Instituto de Meteorologia nos Açores alertou para a ausência de chuva neste período do ano"
oops......
Afinal houve seca em 2011 ou não ?
Não vale a pena. Você não aceita as correcções.
Em relação à seca você escreveu isso:
A 21/6 . "É graças aos valores persistentes de humidade elevada durante todo o ano que os Açores nunca entram em seca e nunca estão secos"
Parece-me claro.
Aceite as correcções e admitia que se enganou. E não se ache dono da razão. Aliás o exemplo do aeroporto devia-lhe servir de lição.....
"Não é só em Portugal Continental que o problema da falta de chuvas se coloca. Também nos Açores e na Madeira há seca em perspetiva, dada a ausência de precipitação no inverno.
Dá-me a ideia que os meses secos, apenas têm maior expressão, em ilhas como as de Santa Maria. O resto, no geral, é bastante estável em termos de precipitação e com maior predominância do tempo húmido. Muitas vezes nem existem meses secos.
Em ilhas em que a não hajam meses secos e a temperatura média do mês mais quente exceda os 22ºc, já podemos falar de clima subtropical húmido. Como é natural este clima também ocorre nos Açores.
Mudando um pouco o assunto:
Azor, ainda existe laurissilva de baixa altitude, nos Açores?
Nem que seja em pequenos enclaves.
Tenho muita curiosidade sobre isso.
Obrigado Azor, pelas informações.
Estás em S. Miguel?
Tenho que recolher informações de mais ilhas.
Isto é por causa do tema do «Rewilding».
Miripico:
A ilha do Pico, penso que tem os locais mais chuvosos de toda a Europa e seguramente é um dos locais mais húmidos de todo o mundo.
Já tive a consultar gráficos e fiquei abismado!
Curioso, que estive em 2002 na ilha do Pico, e foi-me dito pelos locais que estavam numa situação algo complicada ao nível da seca. O ano passado também se viveu uma seca com alguma gravidade nos Açores, e notavam-se as pastagens nuns tons mais secos, pouco verdejante, não só na Graciosa (algo normal, face à baixa altitude da ilha), mas também na ilha Terceira.
Claro que não se podem comparar as secas do continente com as dos Açores, não só pelos valores elevados da humidade relativa, mas também pela existência de temperaturas mais amenas. São muito menos frequentes e não causam tantos problemas, agora acho abusivo dizer-se que muito raramente há secas nos Açores.