Pois é... parece que fui bafejado com a sorte este ano e tive a oportunidade de ir fazer uma actividade durante 8 dias a Örnsköldsvik, ou simplesmente Ö-vik como os locais chamam no norte da Suécia, cerca de 600 Km a partir de Estocolmo. Deixo aqui com vocês algumas fotografias que fiz por lá, que infelizmente não puderam ser mais devido a falta de condições. Nem sempre podia ter máquina fotográfica comigo e o telemóvel deixou de funcionar algures perto dos -15º Amplitude térmica: -24 até -2 Valor de windchill mais baixo registado: -32 Aurora fotografada pela professora Lillemor Carlson a quem agradeço por ter a máquina consigo! Pura sorte, foi a primeira da "época" pois só agora é que começam a haver condições para que se observem as Auroras. De realçar que só vi o sol... duas vezes!
Fenomenal, absolutamente fenomenal. o pormenor dos aquecedores de bateria é interessante. ah, e a aurora também!
Tenho que lá ir... Soberbo teres a oportunidade de visitar um local destes. Parabéns! E obrigado por partilhares um pouco da experiência que tivestes. P.S.: gostei do pormenor dos carros ligados à "ficha" - já estão mais avançados que nós, já tem carros eléctricos!!! Ó Sócrates, chegaste tarde...
Que fotos... Mostram bem a realidade que se vive nos estremos nórdicos da Europa. hehehe O pormenor dos carros ligados a ficha de resistência para manterem o motor e bateria quente esta bem engraçado!!! As auroras estão bem lindas também, quando poder tenho de passar umas ferias por um local desses. Adoro!!! A Bóia a beira do lago não deve fazer muita falta com esse frio, mas pelo menos sinaliza que é gelo o que está ali!!!!
Fantástica viagem, e muito bem documentada Nas ferias da Pascoa (Abril) também tenho viagem marcada para o Norte da Europa, se tudo correr bem, vou a Tallinn(Estónia), Helsínquia(Finlândia) e a Riga(Letónia) Será que também vou poder ver Auroras Boreais?
brutal tiveste a experiência de como viver num dos inverno mais gelados da Europa e enquanto ás horas de sol por isso é que eles são branquinhos certeza que foi uma grande experiência e ver as auroras ao vivo deve ser magnifico, abraso
Olá ola! Obrigado a todos pelos comentários às fotos Em relação às bóias, de referir que não é um lago mas sim um braço de mar (Golfo de Bothnia - gelado durante 5 meses) enorme que é possível ver noutras fotos como por exemplo na última antes da Aurora! E as marcas que vem são rodados de carros que por lá andaram a fazer uns drifts. Disseram-me que este ano foi ligeiramente mais rigoroso o Inverno e como tal o numero de dias com temperaturas muito muito baixas foi superior ao normal, o que chegou a provocar a proeza de... pasmem-se, 10 metros de espessura de gelo em lagos e rios. Ö-vik é um porto e arquipélago natural, mas que durante estes meses é impossível identificar o que é água ou terra firme É uma zona ventosa, mas que felizmente quando levanta vento forte as temperaturas não estão assim tão baixas, daí o windchill raramente chegar a valores extremos como -40º MSantos, parece que te vou encontrar pelo caminho, pois precisamente pela mesma altura deverei andar por Helsínquia, Tallinn e Tartu (Estónia também) Infelizmente, cidades a latitudes demasiado baixas para se verem as Auroras
Bem isto é divisão de honra do frio e da neve! Não me canos de ver e rever esta tua espectacularmente bem documentada viagem! É branco por todo o lado! Foi passeio ou trabalho? (provavelmente as duas coisas), é que se o teu trabalho envolve este tipo de visitas... és um sortudo!!! Grande partilha sim senhor, este fórum esta a internacionalizar-se cada vez mais e melhor! Obrigado!