Örnsköldsvik, Sweden 2011 - frio/neve/aurora

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Pois é... parece que fui bafejado com a sorte este ano e tive a oportunidade de ir fazer uma actividade durante 8 dias a Örnsköldsvik, ou simplesmente Ö-vik como os locais chamam no norte da Suécia, cerca de 600 Km a partir de Estocolmo. Deixo aqui com vocês algumas fotografias que fiz por lá, que infelizmente não puderam ser mais devido a falta de condições. Nem sempre podia ter máquina fotográfica comigo e o telemóvel deixou de funcionar algures perto dos -15º :lol:

Amplitude térmica: -24 até -2
Valor de windchill mais baixo registado: -32

Aurora fotografada pela professora Lillemor Carlson a quem agradeço por ter a máquina consigo! :) Pura sorte, foi a primeira da "época" pois só agora é que começam a haver condições para que se observem as Auroras. De realçar que só vi o sol... duas vezes! :cold:

dsc0016cb.jpg


dsc0025gv.jpg


dsc0037je.jpg


dsc0038lr.jpg


dsc0052a.jpg


dsc0057cy.jpg


dsc0137p.jpg


dsc0144i.jpg


dsc0145b.jpg


dsc00126g.jpg


dsc00136gl.jpg


dsc00143d.jpg


dsc00163et.jpg


dsc0138sx.jpg


viknorthernlight1.jpg


viknorthernlight2.jpg


viknorthernlight3.jpg


viknorthernlight5.jpg


:thumbsup:
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
:surprise: Tenho que lá ir...:D
Soberbo teres a oportunidade de visitar um local destes. Parabéns! E obrigado por partilhares um pouco da experiência que tivestes.

P.S.: gostei do pormenor dos carros ligados à "ficha" - já estão mais avançados que nós, já tem carros eléctricos!!!:lol: Ó Sócrates, chegaste tarde...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Que fotos... Mostram bem a realidade que se vive nos estremos nórdicos da Europa.

hehehe
O pormenor dos carros ligados a ficha de resistência para manterem o motor e bateria quente esta bem engraçado!!! :cold::cold:

As auroras estão bem lindas também, quando poder tenho de passar umas ferias por um local desses. Adoro!!!

A Bóia a beira do lago não deve fazer muita falta com esse frio, mas pelo menos sinaliza que é gelo o que está ali!!!!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Fantástica viagem, e muito bem documentada:w00t::thumbsup:

Nas ferias da Pascoa (Abril) também tenho viagem marcada para o Norte da Europa, se tudo correr bem, vou a Tallinn(Estónia), Helsínquia(Finlândia) e a Riga(Letónia):cool::hehe:

Será que também vou poder ver Auroras Boreais?
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Olá ola!

Obrigado a todos pelos comentários às fotos :)

Em relação às bóias, de referir que não é um lago mas sim um braço de mar (Golfo de Bothnia - gelado durante 5 meses) enorme que é possível ver noutras fotos como por exemplo na última antes da Aurora! E as marcas que vem são rodados de carros que por lá andaram a fazer uns drifts. Disseram-me que este ano foi ligeiramente mais rigoroso o Inverno e como tal o numero de dias com temperaturas muito muito baixas foi superior ao normal, o que chegou a provocar a proeza de... pasmem-se, 10 metros de espessura de gelo em lagos e rios. :surprise:

Ö-vik é um porto e arquipélago natural, mas que durante estes meses é impossível identificar o que é água ou terra firme :) É uma zona ventosa, mas que felizmente quando levanta vento forte as temperaturas não estão assim tão baixas, daí o windchill raramente chegar a valores extremos como -40º :D

MSantos, parece que te vou encontrar pelo caminho, pois precisamente pela mesma altura deverei andar por Helsínquia, Tallinn e Tartu (Estónia também) :thumbsup: Infelizmente, cidades a latitudes demasiado baixas para se verem as Auroras :(
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bem isto é divisão de honra do frio e da neve! :surprise:

Não me canos de ver e rever esta tua espectacularmente bem documentada viagem! :hehe:

É branco por todo o lado! :eek:

Foi passeio ou trabalho? (provavelmente as duas coisas), é que se o teu trabalho envolve este tipo de visitas... és um sortudo!!!

Grande partilha sim senhor, este fórum esta a internacionalizar-se cada vez mais e melhor! :thumbsup:

Obrigado!