1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Off-Topic do Off-Topic

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por ClaudiaRM 6 Mar 2019 às 22:41.

1. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu

Bom, é melhor eu pôr-me a mexer e tratar das prendas de Natal. Para além do que já comprei, tenho de acrescentar à lista uma saia para o Frederico e um pullover para o Marcelo.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    :lol::lol::lol:

Dias Miguel e ClaudiaRM gostaram disto.
  3. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Que o Frederico não tenha uma saia, ainda compreendo. Que ninguém dê um pullover ao Marcelo é que já me custa a perceber.

luismeteo3 gostou disto.
  4. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Ele queria um até 10 euros... eu ouvi-o nas noticias... :D

5. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Tenho de ir à feira semanal, estou a ver. Há um sítio onde tomo café de vez em quando que é paragem de almoço frequente de alguns ciganos. Vou indagar e ver se têm alguma coisa até 10€ mas duvido.

luismeteo3 gostou disto.
  6. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    :D

luismeteo3 gostou disto.
  7. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Tá boa tá! :lol:

ClaudiaRM gostou disto.
  8. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Aproveito este espaço para expressar a minha total solidariedade para com os trabalhadores de centros comerciais e outras lojas que vão passar o próximo mês a ouvir ininterruptamente as mesmas músicas chatas de Natal durante toda a jornada de trabalho. Um abraço solidário a todos!!

9. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    uma verdadeira tortura ainda mais os milhares que so vão trabalhar um mês

"Charneca" Mundial gostou disto.
  10. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Eu cá adoro esta época. Adoro tudo o que tenha a ver com o Natal. Incluindo as típicas cançonetas. E tenho-me fartado de gastar dinheiro contribuído bastante para estimular a economia local. E só por causa das coisas...

luismeteo3 e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  11. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Cá estou eu de volta disto outra vez...

luismeteo3 gostou disto.
  12. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    É curioso, mas em Portugal há uma espécie de "síndrome de falta de concentração linguística", ou seja, tratamos umas línguas assim e outras assado, sem realmente termos a noção do que estamos a fazer. ;)

Por exemplo, consideramos português a língua falada no Brasil porque temos um grande contacto com brasileiros desde há séculos, e não se resume só à comunicação social (como muitos dizem por aí), mas também ao facto de ter existido muita emigração para lá, e isso também originou um contacto entre a nossa maneira de falar e o "jeitinho" brasileiro. :)
    No entanto, muita gente transmontana fala português, mas é um português diferente do nosso de Lisboa, e de que raramente ouvimos na televisão. Noutro dia, ouvi umas pessoas a dizerem que os transmontanos falavam uma coisa algo espanholada. Eu fiquei um pouco estranhado, como assim falar à espanhola? :huh:
    Depois de pensar e investigar sobre o assunto, o que considero é que, no caso dos portugueses de Lisboa, basta ouvirem vogais abertas para associarem logo a língua a uma coisa completamente diferente.

Este síndrome também ocorre em línguas próxima à nossa.
    Uma vez, quando andava no 11° ano, fomos fazer um intercâmbio a Santiago de Compostela. Andámos também por várias aldeias à volta e, num dia, jantámos num restaurante numa vila não muito longe de Santiago (acho que era Silleda, se não estou em erro).
    Eu já tinha estado a norte do Norte e tinha reparado nos nomes das localidades e dos restaurantes, mas achava sempre que era mera casualidade. Até que o empregado de mesa falava uma língua estranha, e que se parecia claramente com o português. No entanto, as vogais eram lidas de maneira aberta, e essa era a grande diferença. Eu, nesse dia, até gravei um registo sonoro e mostrei-o à minha avó, nascida na Beira Alta. Quando lhe mostrei o som, ela reconheceu-o logo e até disse que lhe fazia lembrar o tempo em que vivia no campo. No entanto, para nós, lisboetas, aquilo parece espanhol, por mais incrível que pareça. :lol:

Uma maneira de combater este síndrome de falta de concentração é tentar ver várias vezes canais em línguas muito parecidas à nossa e descodificar os sons. O processo até é relativamente rápido: no meu caso demorou cerca de 1 a 2 semanas com o galego (e nem sequer estou a falar do que a maior parte das pessoas falam, mas sim daquele galego modificado pela televisão; o outro demoraria ainda menos tempo), dois meses com o espanhol argentino e 4 a 5 meses com o espanhol castelhano (mais ou menos, porque os espanhóis falam muito rápido, ainda não consigo compreender os filmes, as séries e a comédia espanhola, de todo). Para além de ser uma maneira fácil de enriquecer o vocabulário, é também uma boa maneira para conhecer melhor a cultura dos outros países e de descodificar idiomas que não são muito distantes do nosso, e que, na minha opinião, têm muito mais utilidade que o francês que se ensina nas escolas em Portugal. :rolleyes:

N_Fig e luismeteo3 gostaram disto.
  13. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Míscaros que bom! Enjoy! :rolleyes:

14. ClaudiaRM