1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Off-Topic do Off-Topic

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por ClaudiaRM 6 Mar 2019 às 22:41.

1. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Eu apesar de céptico e algo 'conservador' nestes assuntos, confesso que tive boas experiências em termos de problemas ortopédicos com misto entre osteopata e acupuntura. Obviamente se for um osteopata referenciado por pessoas que já tenham sido tratadas por ele. Há muitos que na prática nada fazem.
    Claro que há coisas que não há osteopata nem agulhas que remedeiem, se são mesmo problemas 'mecânicos' que só têm 'arranjo' com operação. Mas entendo obviamente a reticência, o pós operatório para alguém dessa idade é muito complicado.
    O meu pai teve uns problemas muito incapacitantes de dores na cervical que passaram totalmente com sessões de quiropratica, foi mesmo eficiente. Mas tenho ideia que isso é aplicado a problemas cervicais mais relacionados ali ao nível do pescoço, não sei se se aplica nesse caso. É questão de pesquisares.
    Outra coisa que ajuda imenso, mas isto apenas ao nível de aliviar a dor e a incapacidade por ela e pela inflamações causadas (obviamente não resolve nada mecanicamente ou funcionalmente) é a mesoterapia (vulgo infiltrações). Para mim foi providencial no pós operatório ao joelho, que me fez passar demasiados e penosos meses com inflamações e inchaço, e só com isso começou finalmente a normalizar. Pode ser uma hipótese para alívio da dor ou para um eventual pós operatório.
    Mas cada caso é um caso, e as idades são muito diferentes...

ClaudiaRM gostou disto.
  2. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Felizmente tenho sido saudável e as poucas coisitas que me têm aparecido foram sempre tratadas com a dita medicina tradicional. Como boa céptica que sou, torço sempre bastante o nariz à maior parte das ditas medicinas alternativas. Nunca fiz acupuntura mas sei que tem resultados bastante bons em alguns casos. Mas lá está, os casos de que tenho conhecimento são de acupuntura médica, aplicada por médicos com uma especialização em acupuntura (com electroestimulação). Ajudou muito o meu pai com uma crise de ciática há bastantes anos (foi inclusivamente encaminhado por um ortopedista para o médico com especialização em acupuntura) e evitou a cirurgia numa amiga diagnosticada com síndrome do túnel cárpico. Acupuntura de medicina tradicional Chinesa não sei, sinceramente. Não tenho experiências próximas. Talvez na terça o meu pai faça uma sessão para experimentar. A mesoterapia é fantástica mas é ciência pura. O meu pai já fez umas três ou quatro vezes, para tratar uma epicondilite e aniquilar as dores de artroses num ombro e num joelho. Coisas da idade...
    O médico da CUF foi muito simpático e disponível mas a ligeireza com que falou da cirurgia num doente de 83 anos sem sugerir sequer fisioterapia, fez-me suspeitar que a motivação possa estar para além do bem estar do paciente. Para mim, é esse o problema dos privados. Neste tipo de casos, ficamos sempre na dúvida. Noopúblico teria a certeza que a intenção não é o lucro e que só operariam se achassem imprescindível.
    Na segunda vamos ao ortopedista mostrar os exames e ouvir uma segunda opinião. E estamos dispostos a tentar, pelo menos, fisioterapia e acupuntura.
    Não é uma situação fácil e tem causado muito desgaste. Ainda para mais aconteceu tudo ao mesmo tempo: eu estive doente, o meu pai teve esta crise e até um dos gatos também esteve internado. Deve ser aquela coisa dos ciclos da vida...
    Obrigada pela tua contribuição.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Bom, o ortopedista número 2, como eu já suspeitava, não acha que se deva avançar para cirurgia, muito menos de forma tão rápida. E aconselhou acupuntura.
    @Pedro Marco consulta no ortopedista número 3 para desempatar? :D

"Charneca" Mundial gostou disto.
  4. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Ola, Claudia! Só vi agora a publicação! Não estou a 100% por dentro da situação particular, mas chama forma genérica, cirurgia só vem à cabeceira nas lombalgias para descompressão nervosa, ou seja se houver uma compressão de tal ordem por causa da hérnia que se perca totalmente a sensibilidade ou a força, não é coisa para ânimo leve, até porque as cirurgias vertebrais são das mais arriscadas em medicina, como deve ser fácil imaginar. Eu iria pelo médico mais conservador e primeiro tentava fisioterapia e acupuntura MÉDICA que tem mostrado muito bons resultados especificamente nas hérnias lombares. Se isso não resultar então sim fica a cirurgia, mas pô-la como a primeira opção não demonstra grande cautela do colega, a não ser que haja aí algo mais complicado, mas pelo que dizes não me parece :)

5. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Obrigada, @Pedro. A coluna do meu pai está uma miséria, toda ela. Nada de novo, pois já sabíamos. Mas a dor que ele sente é na perna direita. O ortopedista número 2 diz que de acordo com os exames a maior parte dos problemas até são do lado esquerdo. Do lado direito há um problema entre a L5 e a S1 que, de acordo com a RM, parece não comprimir na posição do exame (deitado) mas está lá. Bate certo com os sintomas pois ele deitado e sentado sente alívio. De pé é que tem dores muito fortes. Aliás, está a fazer medicação que dá medo (Palexia 50 mg, Pregabalina 75 mg, Vimovo e Dolocalma (este em SOS). Deixou o Relmus, entretanto. Não perdeu grande sensibilidade ou força. A grande queixa é mesmo a dor. O que me chateia no privado, neste caso na CUF, é isto mesmo: pagas uma pipa de massa e depois ficas na dúvida se o conselho é o melhor para o doente ou para a CUF. Aconselhar um doente de 83 anos, com 3 semanas de sintomas e de medicação, a fazer cirurgia à coluna sem sequer tentar outras alternativas medicamente aceites, deixou-me logo de sobrolho franzido. E ainda disse que a cirurgia é simples. Bom, para ele que opera, não duvido. Já para o operado, tenho dúvidas. No SNS saberia que essa hipótese só seria colocada em cima da mesa em último recurso e apenas tendo em conta o interesse do doente.
    Tem consulta marcada com o Dr Almeida Ferreira, que é médico e também pratica acupuntura médica. Infelizmente é só no dia 9 de Maio porque é mais fácil tirar uma selfie com o PR do que marcar consulta rapidamente no Almeida Ferreira dada a clientela. Anteriormente ajudou muito. Hoje foi um acupunctor ao domicílio mas de 'medicina' tradicional Chinesa. Não tenho fé nenhuma na coisa mas foi a única coisa que consegui marcar no domicílio e o meu pai insistiu muito. Mal não vai fazer mas bem também duvido que faça...

6. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Confie no Dr. Almeida Ferreira, é uma pessoa fantástica e super-profissional. A minha mãe tem uma hérnia discal desde os 14 anos (está já com 44) e tem sido seguido por ele há uns 10. Já tinha estado várias vezes na lista para a cirurgia mas recusou sempre por medo dela. Com umas sessões de acupuntura médica de vez a quando vai andando muito bem e adia a chatice de ir ao bloco por mais uns anos. A cirurgia em si não é complicada mas é preciso lembrar que estamos a lidar com estruturas sensíveis na proximidade de coisas ainda mais sensíveis. A taxa de problemas é muitíssimo baixa, mas uma cirurgia é sempre do mais invasivo que existe e o risco começa logo na anestesia. Ainda por cima se são ''só" 3 semanas e se a queixa é mesmo "só" dor talvez haja algo a fazer antes, mas isto é como Tomé, ver para crer. De qq das formas mais uma semanita e já tira a desforra

ClaudiaRM gostou disto.
  7. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Eu sei que posso confiar no Almeida Ferreira. Conheço-o há uma série de anos. Nunca precisei dos serviços dele, felizmente, mas já ajudou muita gente que conheço, incluindo o meu pai, em várias ocasiões anteriores, incluindo numa anterior crise de ciática (menos severa!). O problema é conseguir consulta com ele. São sempre cerca de 3 semanas de espera. Quando se tem dores, é chato. Já disse à funcionária que o meu pai vive perto e se faltar alguém para ligar mas não tem havido desmarcações! É o que eu digo: é mais fácil beijocar o Marcelo!
    Para além da acupuntura médica, também queria que ele visse a TAC e a RM para opinar. Entretanto vou desmarcar a consulta na CUF. Até pode vir a precisar de ser operado mas não vai ser ser assim às três pancadas...
    A tua mãe tem mais 4/5 anos do que eu? :shocking: God, I'm old. :sad:

8. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Ela também foi precoce xD

ClaudiaRM gostou disto.
  9. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Estou a ver que sim! Bolas!
    Fiquei um bocado surpreendida porque queria que o meu pai fizesse fisioterapia mas o Dr Amaral Freitas não recomendou nesta fase. Até já tinha falado com um fisioterapeuta que trabalha perto e tudo...

10. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Próxima paragem: Centro da Coluna da Lapa. :(

11. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Bom, parece que afinal o médico da CUF não estava a puxar a brasa a sardinha :/

ClaudiaRM gostou disto.
  12. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Ainda não temos a certeza. De qualquer forma, na Lapa têm técnica mínima invasiva. Resta saber se é candidato ou não...

Pedro gostou disto.
  13. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    O meu pai foi ontem à consulta. Ficou internado e foi hoje submetido ao procedimento minimamente invasivo. Já está acordado e está bem disposto. Diz que não tem dores mas está deitado e deve estar sob influência de analgésicos. Vamos lá ver se surtiu efeito.

Pedro gostou disto.
  14. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    O meu velhote teve alta ontem. Por enquanto parece tudo ok, se bem que esteja ainda a fazer Palexia para a dor, um anti-inflamatório e um relaxante muscular. A ver vamos.

15. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Alguém aqui já fez uma prova de esforço? Não vão exigir de mim que seja uma atleta, pois não? Nunca chumbei numa prova e não há-de ser agora! A sério, é fisicamente muito exigente?

Partilhar esta Página