Bom dia caro amigo, para uma primeira abordagem á astronomia devemos escolher os corpos celestes mais brilhantes.
Felizmente agora estamos a viver uma época boa para a observação de Júpiter, não tem nada que enganar, logo a partir do anoitecer, por volta das 19hors a Este, é possível identificar este planeta como sendo a estrela mais brilhante do céu com um brilho muito superior às demais estrelas.
Se se quiser aventurar na observação de uma nebulosa, devo avisar para não se desiludir, não vai ver nenhuma nebulosa brilhante e colorida como as das fotos astronómicas, pois as astrofotos são obtidas com longas exposições, que captam muito mais luz do que os nossos olhos podem ver.
Contudo existe uma nebulosa que lhe vai permitir mostrar á sua filha com muita facilidade um nuvem brilhante em tons rosados e explicar-lhe que aquela nuvem é uma maternidade de estrelas onde gás especialmente gás hidrogénio se vai adensando e dá ainda nos dias de hoje origem a novas estrelas.
Estou a falar da nebulosa de Oríon.
É muito simples de localizar, á direita de Júpiter vai ver com muita facilidade uma constelação formada por três estrelas em linha todas elas bem visíveis, ligeiramente á direita da estrela inferior mas muito próximo temos a nuvem de Oríon.
De momento são os dois corpos mais apropriados para tentar desfrutar da astronomia e da companhia da sua família.
Espero que tenha gostado da sugestão e que lhe seja útil.
Pode ainda visitar o meu blog, ainda e construção mas com muitas informações espacialmente orientadas para aqueles que querem começar na astronomia e querem aprender mais um pouco.