Onda Gigante - Nazaré

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Quem conhece essa zona sabe bem o fenómeno que ali se passa. As ondas crescem imenso. Se não tinha 30 metros, não devia estar longe. E garanto-vos que ao vivo aquelas muralhas de água são muito mais impressionantes. Se puderem, quando estiver mar agitado, desloquem-se ao farol da Nazaré e comprovem.:thumbsup:



Nunca fui até à ponta da Nazaré ou à Praia do Norte, mas hei-de lá ir se tiver oportunidade num dia de grande ondulação testemunhar ao vivo o que parece ser um fenómeno único no Mundo, pois em mais nenhuma parte do Mundo temos um canhão submarino tão fundo até tão perto da costa!



De facto as ondas na praia do Norte são únicas, devido ao famoso canhão da Nazaré.

Existe uma enorme diferença entra as ondas da praia do Norte e as da praia da Nazaré (apesar de estarem quase uma ao lado da outra).
Ondas de 10 metros na praia da Nazaré são raras e quando acontecem, se aliadas à maré alta, provocam inundações e estragos na marginal.

Já na praia do Norte as ondas atingem sempre alguma altura, mesmo quando o mar está calmo na praia da Nazaré, e quando o mar está revolto é um grande espectáculo, com enormes ondas. Mas apesar de formar grandes ondas, que facilmente ultrapassam os 8/10 metros estas rebentam sempre ainda longe da costa.

Já agora fica uma observação, quando li aqui que o McNamara tem 1,78m de altura fiquei um pouco surpreendido pois cruzo-me, nesta época do ano, praticamente todos os dias com ele ao almoço e sinceramente parecia ser mais alto:confused:
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Sem dúvida, impressionante, estou sem palavras!

Não sei como medem a altura das ondas, suponho que no caso em questão, seja uma soma de altura com despressão (tipo 15+15m = 30m). As características do local tornam propicias as condições devido à existência de um canhão que termina/começa naquele local da Nazaré! Digo isto, pois as imagens e vídeo que não deixam mentir (falam por si), nada têm a haver com a ondulação prevista. Serão certamente fenómenos locais (próprio da nazaré) e temporais (naquele período de tempo).

Fico contente, por um lado, não ter acontecido nenhuma desgraça, por outro, por saber que alguém se atreveu a enfrentar tal força da natureza!! É que 30m de onda, são como um prédio de 10andares, é um disparate de loucura.. :)

Esta notícia vai ser muito boa para o surf, vai circular pelas revistas da especialidade a nível mundial, reportagens, vídeos, sei lá.. vai ser bom para Portugal!

Ao menos uma boa notícia para o nosso cantinho! :)
 

Cenomaniano

Cumulus
Registo
20 Ago 2011
Mensagens
132
Local
Lisboa
Quanto muito aquela onda terá uns 18 a 20m!

Qual será o critério utilizado para medir a altura da onda? Mesmo que o surfista tenha 2m, a onda não tem de maneira nenhuma 30m; talvez uns 30 pés (?).

Claro que interessa dizer que são as maiores ondas, por questões de publicidade para aquele local, mas não tem rigor científico. :lol:

Mas é uma boa onda.

O Canhão Submarino da Nazaré nunca foi um fenómeno mas uma característica geomorfológica. É o que dá repetir as calinadas dos jornalistas, em vez de procurar na literatura científica, pois existe uma variedade de artigos sobre o assunto.

Como vêem, não é só na meteorologia que se cometem calinadas, ainda por cima graves....
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Incrível o tamanho de algumas ondas.
O potencial desta região é sem dúvida interessante.
O maior canhão submarino da Europa a concentrar ali o furor acumulado de um Oceano inteiro...

Um dia tenho que ir observar este fenómeno pessoalmente.
Sempre tive curiosidade por ondas gigantes.

Há centenas de milhões de anos, quando a lua estava muito mais próxima da Terra, ondas de maré deste tamanho ou maiores, deviam ser relativamente comuns. A Nazaré é assim, uma relíquia do tempo dos dinossauros. :)



Não sei se é a maior a ser surfada, mas é sem dúvida bem grande.
 
Editado por um moderador:

Cenomaniano

Cumulus
Registo
20 Ago 2011
Mensagens
132
Local
Lisboa
Há centenas de milhões de anos, quando a lua estava muito mais próxima da Terra, ondas de maré deste tamanho ou maiores, deviam ser relativamente comuns. A Nazaré é assim, uma relíquia do tempo dos dinossauros.

Não esquecer que o nível médio do mar nunca foi sempre o mesmo. Só para dar uma ideia, há 18000 anos o mar encontrava-se numa cota inferior à actual (-300m), por isso este comentário parece-me desajustado à cota actual da Nazaré. Não confundamos as coisas....
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não esquecer que o nível médio do mar nunca foi sempre o mesmo. Só para dar uma ideia, há 18000 anos o mar encontrava-se numa cota inferior à actual (-300m), por isso este comentário parece-me desajustado à cota actual da Nazaré. Não confundamos as coisas....

Sim com a idade do Gelo o mar recuou.
Mas não estou a comparar as cotas do mar há 18.000 anos atrás com as actuais, apenas comparei as ondas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também não sei medir ondas, mas penso que os 90 pés (~27,4 metros) que falam são possíveis. Seja ou não a maior do mundo, tenha 25 ou 30m, fizeram bem em dizê-lo, excelente marketing, os vídeos tornaram-se virais na Net e estas coisas fazem mais pelo turismo da zona que toneladas de dinheiro gasto em campanhas.

ondanazare.jpg




Outra versão do vídeo com excelente qualidade e banda sonora ainda melhor (Thom Yorke - Hearing Damage)

 
Editado por um moderador:

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Óptimo vídeo! Sem dúvida que faz muito mais publicidade do que muito dinheiro.

Já sabia da existência do fenómeno pois já vi ao vivo grandes ondas e uns corajosos portugueses a surfar na zona. :thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
A época das grandes ondas na praia do norte da Nazaré já começou e esta semana teve uma ilustre visita.
Kelly Slater também quis experimentar a cada vez mais famosa onda da praia do Norte.

[ame="http://vimeo.com/51541185"]Evan, Beau, and Slater on Vimeo[/ame]



Durante o que resta do mês de Outubro e no mês de Novembro a Praia do Norte promete...

 
Editado por um moderador: