Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim, vale tudo para chamar a atenção, ... enfim ... :(

Viste visitar esta zona, jonas_87 ? Nesta altura do ano as serras ficam espectaculares ! :thumbsup:


Acho isto patético, a foto não é minha, devia ter referido isso.
Não nelson972, não fui, simplesmente vi essa foto hoje de manhã no facebook oficial da Gruta de Mira de Aire, e lembrei-me de publicar aqui, eu pelo menos não tinha a noção que por lá já faziam banquetes e tudo, na volta celebram-se por lá casamentos e baptizados. :lol:
Já não lá vou ha muitos anos, na altura não estava essa palhaçada.
 
  • Gosto
Reactions: nelson972


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Informo que estou a trabalhar a minha dissertação de mestrado dentro dos limites do PNSAC, mais propriamente na Serra de Candeeiros.

Há por aqui alguém que conheça bem a Serra de Candeeiros?

O tema da minha dissertação é: ESTUDO DE FORMAS CÁRSICAS DE MÉDIA DIMENSÃO NA SERRA DE CANDEEIROS - Índice Morfométrico e Potencialidades de Aplicação

Onde estou a trabalhar também o paradigma do Geopatrimónio vs. a industrialização (com a extracção de inertes e exploração energética eólica).

Estou aberto a discussão e recolha de ideias sobre todo e qualquer tema na área do parque e do Maciço Calcário Estremenho.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A saga continua...:rolleyes:

httmc9.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A saga continua...:rolleyes:

:huh::huh:

Eu nem vou comentar o impacto que isso pode ter na gruta, um dia que alguém leve com uma estalactite em cima depois não se admirem, e digam que a natureza é que anda maluca quando o animal do ser humano é que não a entende.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:huh::huh:

Eu nem vou comentar o impacto que isso pode ter na gruta, um dia que alguém leve com uma estalactite em cima depois não se admirem, e digam que a natureza é que anda maluca quando o animal do ser humano é que não a entende.

Gruta? Onde? Vejo ali um salão de festas isso sim...:D
Só gente estúpida dass.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
não vejo o mal e não é só cá por toda a Europa há casos iguais e já existem dezenas de hotéis em antigas minas de sal onde o ambiente é extremamente estável em temperatura e humidade sendo muito confortável
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
não vejo o mal e não é só cá por toda a Europa há casos iguais e já existem dezenas de hotéis em antigas minas de sal onde o ambiente é extremamente estável em temperatura e humidade sendo muito confortável

As minas de sal são artificiais podem fazer nelas o que quiserem. Agora estragar grutas naturais cheias de estalactites e estalagmites, que são estruturas que demoram milhares de anos a formarem-se e são muito frágeis para fazer salões de festas e restaurantes não concordo.
 
  • Gosto
Reactions: belem

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
compreendo-vos mas acho que é feito numa zona que mal dos males foi danificada por altura da sua primeira abertura onde houveram muitas asneiras feitas, e que agora faz parte do caminho normal, acho que actualmente teem cuidados. mas um aparte tem de haver um compromisso entre proteger e mostrar
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas

Alguém me saber dizer se a cascata da Fornea está com água a correr?

Obrigado.

Não, pelo que sei a cascata da fórnea só corre água, com á grande acumulação de água, e já não corre, desde o final da primavera, agora é só esperar que volte a chover novamente.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não, pelo que sei a cascata da fórnea só corre água, com á grande acumulação de água, e já não corre, desde o final da primavera, agora é só esperar que volte a chover novamente.

Obrigado pela info.
Segundo as previsões vão cair uns bons mm nos próximos dias na zona.
Talvez não seja suficiente.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Obrigado pela info.
Segundo as previsões vão cair uns bons mm nos próximos dias na zona.
Talvez não seja suficiente.

A informação que transmiti em cima, foi me dito por um praticante de BTT, que faz sempre os percursos sempre com regularidade por essa zona.
Creio que mesmo que chova, será preciso muita água ainda, para correr a cascata da fornea,

Fica aqui o exemplo do que se passou esta primavera, isto depois de ter caido mais de de 50 mm, em dois dias.

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Preciso de uma informação do clima local da zona serrana dos Alvados.
Sabem me dizer, que perante a previsão para o próximo sábado, que neste caso dão céu nublado e humidade para aquela zona, os topos da alto da Fornea cota 525 mts estará com nevoeiro?

Obrigado pela ajuda.
@nelson972
@thunderboy

Podem me ajudar?
Obrigado.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3