PCE FWS-20 sensor humidade

cpalha

Cirrus
Registo
10 Jan 2024
Mensagens
5
Local
Guimaraes
Bom dia amigos

Sou novo cá no forum, herdei uma estação velhinha PCE FWS-20 que em tempos esteve online mas de momento estava desligada.
Retirei-a do telhado, fiz uma revisao, substitui as pilhas (li no manual que não se devem usar recarregáveis e li cá no forum que se pode usar...).
Depois de muitas voltas e de ler cá no forum, finalmente ficou a comunicar.
Acontece que o valor da Temp&Humidade exterior são muito baixos, Temp 1.7ºC e Hum 19%. Abri um emissor e nao me apercebi qual o sensor de humidade. O da temperatura pareceu-me ver lá um termistor.
Também me pareceu que o sensor de humidade poderia estar junto da antena, mas não quis mexer sem saber.

Assim agradecia a vossa ajuda para que esta estação volte a estar online a partir de Guimaraes.

saudações
carlos
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


cpalha

Cirrus
Registo
10 Jan 2024
Mensagens
5
Local
Guimaraes
Amigos

Abaixo deixo fotos para ver quem me ajuda a identificar os sensores de Temp e Humidade.
Tenho duvidas se o local que indico como possivel sensor de humidade, seja ferrite para filtro da antena

IMG_20240109_162336 - Cópia.jpg


IMG_20240109_162308.jpg
 
Última edição:

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
374
Local
Coimbra
A vermelho será relacionado com a antena, o sensor HR é aquele quadrado branco ao lado do termistor.
 

cpalha

Cirrus
Registo
10 Jan 2024
Mensagens
5
Local
Guimaraes
A vermelho será relacionado com a antena, o sensor HR é aquele quadrado branco ao lado do termistor.
Tens razão, parecia-me um condensador ou algo assim.
Conheço uns sensores identicos mas maiores e penso que com 3 pinos e já os usei com o arduino
Este é mais pequeno e parece ter 4 pinos, vou ver de descubro algo no aliexpress identico.

Obrigado
carlos
 

cpalha

Cirrus
Registo
10 Jan 2024
Mensagens
5
Local
Guimaraes
Olá

Deixo aqui mais desenvolvimentos da tentativa de reparar o sensor de humidade

Depois de o dessoldar, abri a caixa de plástico e vejam o estado do sensor.
Tinha alguma sujidade, mas depois de limpar com álcool, vi que as pistas perderam o material condutor, ou por causa do álcool ao já não o tinha.

Encomendei este sensor no aliexpress que espero que vão servir, pois parece-me idêntico.


Quando chegar dou mais notícias

saudações
carlos

IMG_20240112_104431.jpg
IMG_20240112_104511.jpg
IMG_20240112_105032.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

cpalha

Cirrus
Registo
10 Jan 2024
Mensagens
5
Local
Guimaraes
Boa tarde amigos

Após instalar o sensor de humidade, nao tive sucesso e acabei por veririfcar pela medida dos ohms que nao se trata do mesmo sensor.
Após isso o emissor nunca mais se ligou à plataforma. Apesar de piscar o led de 48 em 48 seg nunca se conectou.

Estava a pensar em encomendar este emissor, mas parece que a frequencia é de 433Mhz e o que tenho é 868Mhz

Alguem me ajuda onde encontrar um emissor a 868Mhz?

CPalha