Pedido de dados meteo/clima

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Eu tenho um blogue e já por várias vezes, empresas de peritagens já pediram-me dados aqui de Olhão e de outras zonas do Algarve, para entregarem nas seguradoras como prova do mau tempo, para quem não sabe, as notícias que saiem na comunicação social sobre mau tempo também servem de prova nas seguradoras.

Eu tenho um amigo meu, que o carro ficou inundado no dia 18 de Maio, os dados da minha estação serviu de prova como choveu bem em Olhão. A seguradora aceitou a prova e resolveu o caso dele em 15 dias.
 


rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Uma colega minha aqui da Universidade de Évora passou pela mesma situação, ela queria fazer uma tese sobre as possíveis alterações micro-climáticas provocadas pelo Alqueva e o IM simplesmente lhe pediu cerca de 6000€ sim Seis Mil Euros pelos dados que ela necessitava. Como é óbvio nem ela tem a UE de disponibilizaram para pagar essa quantia e teve de se "desenrascar" com dados de outras instituições como o INAG e também dados de arquivo mais antigos.... Enfim...

Para quem esclarecer qual a Política de Dados do IM, por favor consultem o seguinte documento:

http://www.meteo.pt/export/sites/default/bin/docs/institucionais/cd_114_09.pdf
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Só encontro Normais Climatológicas para a cidade de Leiria com registos de 1971 a 2000.
Sabem se existem dados mais recentes , mesmo que sejam provisórios ?
Obrigado
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Só encontro Normais Climatológicas para a cidade de Leiria com registos de 1971 a 2000.
Sabem se existem dados mais recentes , mesmo que sejam provisórios ?
Obrigado

Esses não são de Leiria, se vires bem, em cima, no gráfico, há de dizer lá "Lisboa/Geofísico", e até as normais são as mesmas:D

Será uma gafe do IM?:huh::disgust:

Mas não, não existem dados mais recentes, pois a ema de Leiria só começou a funcionar oficialmente em 1996 (na Ponte das Mestras) e mesmo assim estes dados não eram representativos para a cidade de Leiria, por isso tiveram de mudar a localização da EMA para o aeródromo de Monte Real (se não estou em erro) entre 2006 e 2008, assim o porquê de não haver ainda normais climatológicas para a nossa "Home City":D:angry:.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Não tinha reparado nesse detalhe!!
Claro que não há modo de ter acesso a esses registos de 96 até agora, certo ?
Quanto á EMA, penso que está colocada no aeródromo de Leiria e não no de Monte Real.
 

MARIA3172

Cirrus
Registo
15 Out 2014
Mensagens
2
Local
Porto
Boa tarde
Precisava de saber como estavam as condições meterológicas no dia 31/12/2012 entre as 15h e as 16h, no Porto e Gaia.

Alguém me consegue ajudar?

Obrigado.
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Boa tarde
Precisava de saber como estavam as condições meterológicas no dia 31/12/2012 entre as 15h e as 16h, no Porto e Gaia.

Alguém me consegue ajudar?

Obrigado.
Na página principal do forum vai a "Seguimento meteorológico" e na página 10 encontras o tópico "Seguimento Litoral Norte Dezembro 2012" e aí mesmo no fim (31 de Dezembro), pela data e hora das mensagens, vês as mensagens de foristas do Porto e outros locais do Norte a essa hora que referem as condições nesse momento
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e MARIA3172

susana.moco

Cirrus
Registo
21 Abr 2008
Mensagens
20
Local
Coimbra
Alguém me sabe indicar se com os dados publicados pelo IPMA dos boletins meteorológicos diários daria para calcular os índices PET e Temperatura média radiante para Coimbra, Beja e Faro a partir de 1981?
Obrigada
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém me sabe indicar se com os dados publicados pelo IPMA dos boletins meteorológicos diários daria para calcular os índices PET e Temperatura média radiante para Coimbra, Beja e Faro a partir de 1981?
Obrigada

Embora não tenha formação suficiente para responder à tua questão, vou tentar ajudar.
Quais são as observações necessárias para calcular o Physiological Equivalent Temperature e o Mean Radiant Temperature ?
Os boletins diários tinham observações de 6 em 6 horas e as estações referidas têm todos os parâmetros observáveis. Essas estações constam do boletim diário desde pelo menos 1981.
Este trabalho, por exemplo, penso que se refere a esse cálculo http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1998-66/66_03.pdf
Disponho de algumas colecções de boletins diários a que posso aceder brevemente embora estejam com certeza disponíveis para consulta nos Centros e sede do IPMA. O Centro mais perto de Coimbra é em Viseu.