Pedido de dados meteo/clima

diogoferr

Cirrus
Registo
1 Jul 2015
Mensagens
2
Local
Porto
Boa tarde MeteoPT,

Só descobri este site hoje (através deste mesmo tópico) e resolvi tentar a minha sorte com o seguinte pedido:

Estou de momento a efetuar um trabalho de Universidade sobre energias hídricas em Portugal, e necessitava de uma amostra de dados bastante grande, nomeadamente a precipitação mensal em Portugal (desde 2010 até 2014). Tive já à procura no site do IPMA mas sem sucesso. A única coisa mais parecida que consegui encontrar foram os BOLETINS METEOROLÓGICOS PARA A AGRICULTURA, que por sinal estão em PDF (tornando a extração de dados muito complicada).

Gostaria então de saber se alguém aqui me poderia indicar para algum site ou algo do género para eu conseguir ter os dados. Isto porque já contactei o IPMA mas após ler os comentário aqui no fórum perdi a esperança, uma vez que penso que sairá bastante caro €€€.

Melhores cumprimentos!
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boa tarde MeteoPT,

Só descobri este site hoje (através deste mesmo tópico) e resolvi tentar a minha sorte com o seguinte pedido:

Estou de momento a efetuar um trabalho de Universidade sobre energias hídricas em Portugal, e necessitava de uma amostra de dados bastante grande, nomeadamente a precipitação mensal em Portugal (desde 2010 até 2014). Tive já à procura no site do IPMA mas sem sucesso. A única coisa mais parecida que consegui encontrar foram os BOLETINS METEOROLÓGICOS PARA A AGRICULTURA, que por sinal estão em PDF (tornando a extração de dados muito complicada).

Gostaria então de saber se alguém aqui me poderia indicar para algum site ou algo do género para eu conseguir ter os dados. Isto porque já contactei o IPMA mas após ler os comentário aqui no fórum perdi a esperança, uma vez que penso que sairá bastante caro €€€.

Melhores cumprimentos!

Boa tarde,

No site do IPMA tens os boletins climatológicos (mensais, anuais e também de algumas estações do ano). Mas tudo em pdf.
Vê aqui: http://www.ipma.pt/pt/publicacoes/boletins.jsp?cmbDep=cli&cmbTema=pcl&idDep=cli&idTema=pcl&curAno=-1
 

diogoferr

Cirrus
Registo
1 Jul 2015
Mensagens
2
Local
Porto
Boa tarde,

No site do IPMA tens os boletins climatológicos (mensais, anuais e também de algumas estações do ano). Mas tudo em pdf.
Vê aqui: http://www.ipma.pt/pt/publicacoes/boletins.jsp?cmbDep=cli&cmbTema=pcl&idDep=cli&idTema=pcl&curAno=-1
Obrigado pela resposta, tinha sido aí que já tinha visto os dados.

Entretanto encontrei por acaso estas publicações que para além de terem precisamente as informações que queria, têm também em formato excel!! (xls e totalmente gratuito)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e AnDré

DianaSF

Cirrus
Registo
10 Jul 2015
Mensagens
5
Local
Porto
Boa noite,

O meu nome é Diana e o meu propósito aqui é pedir a vossa ajuda.
Então, estou neste momento a terminar o meu mestrado e o meu problema é que um dos revisores queixou-se do facto de eu não ter dados meteorológicos da minha área de estudo em concreto, nomeadamente a Portela do Homem no Gerês. Apesar de ter encontrado no SNIRH dados relativos à precipitação na estação da Portela do Homem, estes contêm um gap exactamente nos anos que mais me interessam (1999-2014). Também necessito da temperatura, mas o ponto mais próximo para o qual há dados é Ponte de Barca, contudo, igualmente com imensos gaps que impossibilitam o seu uso.
Algum dos membros tem conhecimento da existência destes dados? Ou, quiçá, tê-los e que me possa disponibilizar? Na pior das hipóteses para mim, será usar dados de Braga ou Ourense já em Espanha.

Desde já agradeço e fico a aguardar resposta.

Cumprimentos,
Diana
 

DianaSF

Cirrus
Registo
10 Jul 2015
Mensagens
5
Local
Porto
Ninguém me pode ajudar?
Talvez não tenha sido muito específica. Preciso apenas da temperatura média anual e precipitação anual. O ideal seria da Portela do Homem, em alternativa qualquer ponto do PNPG e em última instância, Braga.
No IPMA pedem demasiado dinheiro mesmo com todos os papéis assinados pela faculdade e etc. Já pesquisei aqui pelo fórum mas sem nada que possa usar em alternativa a Ourense (ES) cujos dados estão disponíveis no intervalo de 1972 até 2011. E depois no NOAA consigo de 2011 em diante.
Alguém tem alguma ideia? Nem que seja um "Não há essas informações."
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ninguém me pode ajudar?
Talvez não tenha sido muito específica. Preciso apenas da temperatura média anual e precipitação anual. O ideal seria da Portela do Homem, em alternativa qualquer ponto do PNPG e em última instância, Braga.
No IPMA pedem demasiado dinheiro mesmo com todos os papéis assinados pela faculdade e etc. Já pesquisei aqui pelo fórum mas sem nada que possa usar em alternativa a Ourense (ES) cujos dados estão disponíveis no intervalo de 1972 até 2011. E depois no NOAA consigo de 2011 em diante.
Alguém tem alguma ideia? Nem que seja um "Não há essas informações."

Olá, bem vinda ao fórum

O IPMA já não tem estações nessa área do PNPG. A estação mais próxima é em Cabril. Se fossem datas mais antigas até tenho os anuários e também outros estudos de precipitação.

Como já investigaste o SNIRH receio que não haja realmente dados.

Quando inquiriste o IPMA e eles indicaram o custo, queriam dizer que a estação existia e tinham os dados dos anos que referiste mas o custo era elevado ou disseram apenas em geral qual era o custo para qualquer estação/ano etc?
 
Última edição:

DianaSF

Cirrus
Registo
10 Jul 2015
Mensagens
5
Local
Porto
Olá, bem vinda ao fórum

O IPMA já não tem estações nessa área do PNPG. A estação mais próxima é em Cabril. Se fossem datas mais antigas até tenho os anuários e também outros estudos de precipitação.

Como já investigaste o SNIRH receio que não haja realmente dados.

Quando inquiriste o IPMA e eles indicaram o custo, queriam dizer que a estação existia e tinham os dados dos anos que referiste mas o custo era elevado ou disseram apenas em geral qual era o custo para qualquer estação/ano etc?

Olá,

Antes de mais, obrigada pela resposta.
Portanto, o meu estudo remete a uma "janela" de 1999 até 2014, que é o intervalo que realmente importa ter os dados. Contudo era muito interessante para mim ter dados anteriores, desde a década de 50 por exemplo, para mostrar a tendência.
Sim, no SNIRH nada. É que se o dataset da Ponte da Barca estivesse em condições era mesmo esse que usava, mas tem algumas ausências de dados que me incomodam e que me fazem automaticamente preferir Ourense.
No IPMA eles dizem que têm de Monção, Ponte de Lima e Braga. Eles não disseram se tinham ou não estações lá no Parque, mas eu presumo que não as mencionaram pois não apresentam dados para toda a sequência temporal que pedi. Por isso, a pagar por informação que nem sequer é dentro do parque prefiro, novamente, usar as informações de Ourense.
Os dados que dizes ter são de quando mesmo?

Mais uma vez obrigada e fico a aguardar resposta.

Cumps,
Diana
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também não posso ajudar.
Para além do IPMA e SNIRH existe outra rede meteorológica, a da DRAPN do MA, mas ao contrário do que sucede noutras DR, eles cobram pelos dados, é um país esquisito este.
Também não sei desde que ano tem dados, nem se tem falhas, mas experimenta contactar. De qualquer forma essa rede tem estas estações:

4KuKHOS.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Os dados que dizes ter são de quando mesmo?

Basicamente, penso que possuo todos os anuários que foram publicados pelo INMG, IM, Serviço Meteorológico Nacional e até do pioneiro Observatório do Infante D.Luís. No entanto o último ano disponível é bastante anterior a 1999, não sei precisar exactamente qual é (estão arquivados num local a que tenho acesso mas não neste momento, preciso de alguns dias para investigar).
 

DianaSF

Cirrus
Registo
10 Jul 2015
Mensagens
5
Local
Porto
Obrigada pela dica,Vince. Na verdade, pagamentos estão fora de questão, para além de que eu também acredito que estas informações deveriam ser de acesso livre. Também já falámos com o responsável do Parque e é impressionante que eles não tenham um histórico destes dados.

StormRic, nesse caso não me serve de muito não, mas obrigada.

Penso que de facto terei de utilizar os dados espanhóis que ainda vão havendo. Obrigada pela vossa ajuda, apesar de não ter achado aquilo que pretendia pelo menos já não vou perder mais tempo à procura.

Continuação de bom trabalho a todos.

Cumprimentos,
Diana
 

High Lands

Cirrus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
8
Local
Baião (700m)
Bom dia,

No âmbito de um trabalho académico necessito do número de dias com neve por mês desde 1971 até ao mais recente possível para Montalegre e Vila Real.
Sei que o IPMA produziu um Relatório Técnico "Episódios de Neve em Portugal Continental entre Novembro de 2008 e Fevereiro de 2009", mas não o encontro online.

Alguém tem estes dados que me possa facultar e sabe onde encontro o relatório técnico?

Obrigado pela ajuda.

Emanuel
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia,

No âmbito de um trabalho académico necessito do número de dias com neve por mês desde 1971 até ao mais recente possível para Montalegre e Vila Real.
Sei que o IPMA produziu um Relatório Técnico "Episódios de Neve em Portugal Continental entre Novembro de 2008 e Fevereiro de 2009", mas não o encontro online.

Alguém tem estes dados que me possa facultar e sabe onde encontro o relatório técnico?

Obrigado pela ajuda.

Emanuel
o Relatório de que fala deve ser este?:

http://www.uc.pt/fluc/nicif/riscos/..._VENR/12-Ilda_Novo_Episodios_neve_em_Portugal

Informações mais completas só contactando o IPMA ou dê uma vistas de olhos nos boletins climáticos.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Bom dia,

No âmbito de um trabalho académico necessito do número de dias com neve por mês desde 1971 até ao mais recente possível para Montalegre e Vila Real.
Sei que o IPMA produziu um Relatório Técnico "Episódios de Neve em Portugal Continental entre Novembro de 2008 e Fevereiro de 2009", mas não o encontro online.

Alguém tem estes dados que me possa facultar e sabe onde encontro o relatório técnico?

Obrigado pela ajuda.

Emanuel

@High Lands neste tópico poderás encontrar mais alguma informação acerca desses eventos: http://www.meteopt.com/forum/topico/neve-a-cotas-baixas-em-portugal.622/

Creio o membro @StormRic tinha o link para site com essas informações. Pode ser que ele ainda se recorde

Bom trabalho ;)
 

High Lands

Cirrus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
8
Local
Baião (700m)
Obrigado Thomar,

O link que me enviou refere-se à apresentação que foi feita no âmbito de um colóquio e que teve por base o relatório, contudo, a peça escrita do relatório até ao momento não a encontrei. De qualquer modo agradeço a ajuda.
 

GustavoVieira

Cirrus
Registo
15 Mar 2016
Mensagens
5
Local
Faro
Boas Pessoal,

Queria saber se alguêm sabe se é possivel arranjar uma time series/base de dados, onde seja possivel observar dados de temperatura ou temperatura do mar numa escala ampla, do tipo de 1800 até 2016 mensalmente, em alguma cidade portuguesa, ilhas incluidas?
Preciso destes dados para o tratamento de dados para uma disciplina do mestrado.


Um Abraço