Pedra da Azóia 22 Outubro 2011

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A Pedra da Azóia fica na base do Cabo da Roca, na enseada da Malhada do Louriçal.
Por isso acredito que seja um dos rochedos mais fotografados em todo o mundo, tendo em conta que não há turista que vá ao ponto mais ocidental da Europa continental e não faça um enquadramento lá de cima a inclui-la.

Mas estas são fotos tiradas na própria Pedra da Azóia.

Desce-se à Malhada do Louriçal por um dos trilhos, na maré vazante viva, e procura-se primeiro uma forma de subir à base da Pedra. Como há vários sítios onde isto pode ser conseguido, cada um escolhe o que quiser. Depois sobe-se o plano inclinado até chegar à parede vertical e começa-se a contornar pela direita até chegar quase à beira. Nesse ponto já é possível ver o resto do percurso e a corda que lhe dá apoio moral. É altura de descansar e pensar se se quer realmente fazer aquilo. Não recomendo, é necesssária experiência, deve-se ficar por aí porque também tem boas vistas.

Pescadores nos blocos do Cabo, vêem-se ao descer o trilho da encosta verde:
Vi5PX39.jpg


Passagem do estreito que dá acesso à Malhada do Louriçal, na maré-baixa. Do lado direito vê-se a parede da base da Pedra da Azóia onde é preciso procurar um acesso fácil:
glL676c.jpg


Depois de passar o estreito. Lá está a senhora pescadora de marisco, que desceu pelo trilho da cascata:
qu3sJl8.jpg


Vista quase no fim da subida, para a falésia do Cabo:
JHzHymv.jpg


No cimo:
aivyFEb.jpg


Até o cimo está coberto pela praga Carpobrotus Edulis. Como é que chegou lá?
Vista para a Malhada. As pedras grandes são os "queijos":
cpqZKhp.jpg


Os Pináculos e o Ciclope. Vê-se os pescadores lá em baixo. Pode observar-se a rampa entre os Pináculos que as ondas sobem para fazer a cascata marinha do outro lado:
hv6AVgL.jpg


Em último plano vê-se parte da Enseada de Assentiz, um dos lugares mais selvagens e que tem menos visitantes, apesar de possuir uma bela praia de areia fina!
BEPOOXI.jpg


Panorâmica do promontório do Espinhaço que aparece em todas as fotos para sul tiradas do Cabo da Roca.
Tem muitos lugares a explorar e para mim é mais impressionante do que a própria Roca. Há vários caminhos campestres que percorrem a crista, em passeios fáceis com grande vista para o Cabo e no meio de uma flora ainda variada e muito bonita:
9RWFvr1.jpg


O Cabo mesmo em frente, vendo-se o trilho:
HbSpVlQ.jpg


A ponta do esporão sul, com os habituais visitantes:
ZoH79fY.jpg