Permacultura

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por pedrw 29 Jul 2017 às 22:51.

1. pedrw

pedrw
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Jul 2017
    Local:
    lisboa
    Um conceito muito interessante (ver exemplo no video) que consiste em criar espaços urbanos comestíveis, ecológicos e auto sustentáveis. Uma mistura harmoniosa de flores de jardim, ervas aromáticas, produtos hortícolas, árvores de fruto e arbustos frutíferos (preferencialmente comestíveis). Desta forma é possível criar espaços atraentes que não só alimentam o nosso espírito como também satisfazem as nossas necessidades alimentares. E é exactamente isso que eu estou criando na minha quinta. E existe algo mais gratificante que contemplar um belo jardim que para além de toda beleza que nos proporciona também nos oferece alimentos deliciosos e saudáveis ?

Em baixo, algumas imagens do meu jardim comestível (que se encontra ainda no inicio)
    Inspirado na Permacultura

#1 pedrw, 29 Jul 2017 às 22:51
    Última edição: 30 Jul 2017 às 00:33
    MSantos, Pedro1993, Toby e 2 outras pessoas gostaram disto.
  2. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Parabéns, Bonitas fotos! Eu também tento aplicar ideias da permacultura no meu terreno onde tenho as árvores de fruto... :thumbsup:

Toby, António josé Sales e pedrw gostaram disto.
  3. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Alcobaça
    Eu também sou totalmente a favor da permacultura aliás faço agricultura biológica que é parecido, já agora excelente fotos Pedrw muito bem tiradas parabéns.:D:thumbsup::thumbsup:

luismeteo3 e Toby gostaram disto.
  4. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Ah… os jardins do norte… estam-o escondido e o clima ajuda, na Bélgica (Bruxelas) tínhamos um bonito jardim…
    aqui ele não chegamos, além disso com um construtor de casa sem escrúpulos que tem enterrar TODOS OS desperdícios (tijolo, cimentos, telha, fio elétrico, garrafa, etc.…) :angry:

Collapse Signature Expand Signature
    MSantos e luismeteo3 gostaram disto.
  5. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Muitos parabéns pelo tópico, e também pelas boas ideias que tens aplicado aí no teu terreno, eu já á alguns anos que também tenho aplicado algumas das técnicas de permacultura aqui pelos meus terrenos. Tento sempre conjugar a permacultura, com a agricultura biológica.
    Eu sou da opinião que devemos criar solo, e não estragá-lo com mobilizações sucessivos, o que causa muita erosão, e consequentemente perda de solo e de nutrientes.
    Todos juntos podemos aprender muito sobre o tema em questão.

MSantos e luismeteo3 gostaram disto.
  6. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Sim isso é muito importante. Eu nunca lavro a terra, e tenho sempre toda a gente contra. Outra coisa que eu acho muito importante é plantar árvores que acrescentem fertilidade à terra e que não estejam sempre a tirar, como a família de plantas eleagnus ou as que produzem muitos restos vegetais como folhas e ramos. Este sítio ajudou-me muito: http://tcpermaculture.blogspot.pt/

António josé Sales e Pedro1993 gostaram disto.
  7. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Eu vou agora começar em breve um projecto de plantação de arvores de frutos e de espécies autóctones, bem como de horta biológica, e claro que vou mobilizar o solo o menos possível, com a sementeira de um prado permanente na linha das árvores, para depois cortar e deixar no solo, para eles nunca estar exposto, e assim aumentando a sua fertilidade.
    Porque como eu costumo dizer que lavar é mesmo um vicio, pois vejo aqui muitos terrenos em que usam e abusam da lavoura todos os anos seguidos.

António josé Sales e luismeteo3 gostaram disto.
  8. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Pois isso é o que eu faço, deixo crescer o prado natural e corto 2x por ano. Mas se plantares algumas árvores que fixam azoto e aumentam a fertilidade, como as eleagnus, aumentas a fertilidade do terreno e a quantidade de fruta que recolhes.

9. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
  10. pedrw

pedrw
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Jul 2017
    Local:
    lisboa
    Qual será a melhor planta para cobrir o solo e que seja perene ? Por exemplo, no Brasil é usado a gravinha do amendoim (ver video) que para além de cobrir o solo enriquece a terra fornecendo-lhe nutrientes que contribuem para o melhor desenvolvimento das árvores de fruto, tanto que é considerada a melhor amiga destas...

'Colecionador' de frutas raras cultiva 1,3 mil espécies

António josé Sales gostou disto.
  11. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Eu também tenho algumas espécies vindas do Helton, principalmente eugénias, psidium e myrtáceas. Existem várias, por exemplo comfrey, sorrel, as urtigas, os fetos, etc. Mas se fores cortando a erva algumas vezes por ano, as espécies nativas da tua área vão começar a crescer. Nos primeiros tempos nascem as oportunistas mas depois a selecção dá-se.

pedrw gostou disto.
  12. pedrw

pedrw
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Jul 2017
    Local:
    lisboa
    Está a falar da Eugenia sprengelli ? E também dá frutos (comestíveis) em Portugal e produz bem ? Eu plantei alguns arbustos com esse nome que uso para sebes mas parece que são diferentes e não dão fruto...

luismeteo3 gostou disto.
  13. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Sim, pitangas também. Existem muitos tipos e de várias cores e tamanhos. A pitanga demora a dar fruto mas acaba por dar, tal como a cereja do rio grande do sul que dá praticamente em todo o país. Tens também as uvaias e as jaboticabas. E os araçás que tem variedades que não acabam! As feijoas também dão em todo o país e é uma fruta fabulosa! E a lista não acaba! :D

14. pedrw

pedrw
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Jul 2017
    Local:
    lisboa
    Mas como está a compara-las com as cerejas será que tal como as cerejas também não produzem frutos na zona de Lisboa ? Eu plantei uma cerejeira no Magoito (zona de Sintra) e cresceu imenso mas nunca deu mais que 2 ou 3 cerejas e nunca vi uma cerejeira que desse muitos frutos nesta zona porque dizem que precisa de Invernos muito frios para frutificar.

luismeteo3 gostou disto.
  15. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Os araçás e as feijoas já se vem á venda com alguma regularidade á venda aqui pelos viveiros, secalhar também estou tentado a plantar ambas as plantas, até porque foi fruto que nunca provei, e creio que ainda não se vem á venda nos supermercados, a não ser quando eles se lembram de fazer alguma promoção de futos exóticos.

luismeteo3 gostou disto.

Partilhar esta Página