Plantas silvestres comestíveis de Portugal

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Hortelã laranja, nunca provei, mas gosto de um belo chá de hortalã pimenta, erva-prícepe, perpétua- roxa, equinácea, enfim estes são alguns que nunca podem faltar aqui no meu stock, e não esquecendo a lúcia lima, que essa é só apanhada logo directamente para a panela, é uma planta que vou tentar fazer mais exemplares, agora quando a podar, se bem que o nível de sucesso é sempre pouco, pois não é de fácil enraizamento, a não ser com algum enraizador potente aritificial, eu por cá só uso enraizador natural.
Tenho de arranjar erva príncipe e lúcia lima... adoro estes chás! Mas a hortelã laranja é fabulosa. Comprei um vazinho no lidl...
 
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Tenho de arranjar erva príncipe e lúcia lima... adoro estes chás! Mas a hortelã laranja é fabulosa. Comprei um vazinho no lidl...

Erva-prícipe, tenho aqui um vasinho, mas ainda está pequena, e tenho de ver então se experimento o hortalã-laranja, o hortelã- chocolate também tenho, mas está um pouco tímido para crescer.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e belem

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Nunca provei, mas creio que indirectamente comi muitas urtigas. Basta falar nas quantidades industriais de urtigas cozidas com farinha que eu dava, quando era miúdo na quinta dos meus avós, aos perus pequenos para ajudar a crescer e a engordar. :D:D

Pois era os mais antigos, davam as urtigas aos perus, para eles ficarem fortes, e saudáveis, pois tem muito ferro, principalmente.
A urtiga é uma planta mesmo muito completa, pois consegue ter uso na culinária, agricultura, como o chorume, que é tão benéfico.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Vou tentar voltar à minha escola primária (já lá vão 30 anos) para relembrar as flores que lá cresciam e que comíamos em putos. Lembro -me do sabor como se fosse hoje.
Eu comia as azedas e os rapazinhos...
Azedas (Oxalis pes-caprae)
7.-flores-de-Oxalis-834x399.jpg


Rapazinhos (Salvia microphylla)
Rapazinhos+(Salvia+microphylla).JPG
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
  • Gosto
Reactions: belem e luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
  • Gosto
Reactions: belem e luismeteo3

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olha está cheio de sorte, um terreno onde nasce cavalinha vale "ouro", até porque ela só cresce em zonas bastante húmidas.

Obrigado.

Outra espécie da nossa flora, que ocorre na quinta, é o salgueiro-branco, do qual se pode fazer chá com a casca (rica em ácido salicilico). A casca também pode ser mascada e ingerida (mas terá que ser em quantidades moderadas).
https://www.remedio-caseiro.com/beneficios-salgueiro-branco-um-grande-analgesico/

Debaixo dos salgueirais da quinta (e não só), existem numerosos anfíbios e até um réptil que adora água (o lagarto de água).
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Obrigado.

Outra espécie da nossa flora, que ocorre na quinta, é o salgueiro-branco, do qual se pode fazer chá com a casca (rica em ácido salicilico). A casca também pode ser mascada e ingerida (mas terá que ser em quantidades moderadas).
https://www.remedio-caseiro.com/beneficios-salgueiro-branco-um-grande-analgesico/

Debaixo dos salgueirais da quinta (e não só), existem numerosos anfíbios e até um réptil que adora água (o lagarto de água).

É verdade o salgueiro é de facto uma boa planta, nesta altura do ano estão já em plena floração, e fornecem um dos melhores pólens que as abelhas recolhem, plantei agora nesta época cerca de 150 estacas, em galeria ripícola, outra coisa que se pode fazer é um enraizador natural feito também com os ramos do salgueiro, que devido essa ácido característico que ele possui, foi a 1ª vez que experimentei, colocando nesse preparado mais de 300 estacas, agora vamos ver os resultados finais.
 
  • Gosto
Reactions: belem e luismeteo3