Pluviómetro artesanal



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É a parte de colheita.... logo é a parte grande...

Resumindo...

O raio da parte maior do funil tem 4,4 cm

Ao = pi*r^2 = pi*4,4^2 = 0,60 cm

ou seja, altero os 0,1017 pelos 0,60 e ta feito ?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Há uma gaveta na minha cabeça que ainda nao conseguiu abrir...

quer dizer se a boca do funil fosse maior, teria maior quantidade de agua no receptor, ou seja teria mais mm acumulados...nao devia ter a mesma quantidade?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para fazer um pluvi precisas de arranjar um funil, esse funil vai captar agua segundo a area da "boca", dada por pi*R^2...
Sabendo o diametro da boca, divides esse valor por 2 (R) e depois multiplicas esse valor, ao quadrado, por "pi" ( 3.1416).

Depois, sabendo a area da boca, tens de fazer uma porporção entre o volume de agua que cai nessa area e o volume que cairia em 1m quadrado.

Area da boca---Xmm
1m quadrado----Ymm

Y ( valor final) seria X a dividir pela area da boca.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Depois, sabendo a area da boca, tens de fazer uma porporção entre o volume de agua que cai nessa area e o volume que cairia em 1m quadrado.

Area da boca---Xmm
1m quadrado----Ymm

Y ( valor final) seria X a dividir pela area da boca.

Lá está, quando me explicaram como fazer isto, não me falaram em volumes...e ja vi por ai falarem em alturas etc :S

a Area da boca é 0,60 cm^2...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Lá está, quando me explicaram como fazer isto, não me falaram em volumes...e ja vi por ai falarem em alturas etc :S

a Area da boca é 0,60 cm^2...

O volume é correspondente á quantidade de agua....1 decimetro cubico é 1 litro...
Se acumulares meio litro de agua (= 0.5dm cubicos) num copo medidor, e caso tenhas obtido esse valor a partir de um funil com uma abertura de 25cm quadrados, o valor final por metro quadrado é de 0.5L/0.25m quadrados.

Para passares a mm tens que 1mm/m2 é o mesmo que 1L/m2, fazendo depois a regra de 3 simples;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Como a area da boca é 60 cm quadrados, e não 0.60 cm quadrados ( 0.60cm quadrados é o mesmo que 6 milimetros quadrados), então tens que, caso caiam, imagina, 0.25 litros de agua dentro do copo medidor, o valor de precipitação seria de 0.25 litros de agua/60cm2.

Como tu queres medir em mm por METRO quadrado, então tens que:

0.25L---60cm2
xL......1m2 Logo, X é 60/0.25 litros.

Para passares a mm, é só lembrares-te que 1mm/m2 é o mesmo que 1L/m2.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O volume é correspondente á quantidade de agua....1 decimetro cubico é 1 litro...
Se acumulares meio litro de agua (= 0.5dm cubicos) num copo medidor, e caso tenhas obtido esse valor a partir de um funil com uma abertura de 25cm quadrados, o valor final por metro quadrado é de 0.5L/0.25m quadrados.

Para passares a mm tens que 1mm/m2 é o mesmo que 1L/m2, fazendo depois a regra de 3 simples;)

Ok, conclusão...

A Area do meu funil é de 0,60 cm^2

se por exemplo caírem 3 L através desse funil para o balde,3L/0,60cm^2=5mm ?

esses 5 mm estão correctos ?


penso que agora já percebi :p

Obrigado ao pessoal ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
se por exemplo caírem 3 L através desse funil para o balde,entao 3L/60cm^2=0,05

se:

1mm/m^2 = 1L/m^2
Xmm/m^2 = 3L/m^2

3/1 = 3mm ??????? nao percebo..
 

NChomsky_fan

Cirrus
Registo
13 Nov 2010
Mensagens
17
Local
UK
Para passares a mm, é só lembrares-te que 1mm/m2 é o mesmo que 1L/m2.

Errado, a equivalencia correcta e' 1 mm = 1 L / 1 m^2 = x L / x m^2, isto e' muito fa'cil de provar matematicamente, ver o meu post anterior.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Errado, a equivalencia correcta e' 1 mm = 1 L / 1 m^2 = x L / x m^2, isto e' muito fa'cil de provar matematicamente, ver o meu post anterior.

E não foi o que eu disse??

1l/m2=1mm/m2, logo xl/m2=xmm/m2...obvio;)
 

NChomsky_fan

Cirrus
Registo
13 Nov 2010
Mensagens
17
Local
UK
E não foi o que eu disse??

1l/m2=1mm/m2, logo xl/m2=xmm/m2...obvio;)

Nao sei o que disseste, mas o que escreveste e continuas a escrever e' isto:

1 mm / 1 m^2 = 1 L / 1 m^2

Isso e' o mesmo que escrever 1 mm = 1 L, talvez haja universos em que uma dimensao seja igual a 3 dimensoes mas toda a evidencia aponta para que no universo em que vivemos isso nao seja assim.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Mas ha aqui uma coisa que...pronto...

Quanto menor for a abertura do funil, mais mm serão acumulados com o mesmo nº de Litros?

por exemplo 10L / 0,60m quadrados = 16,6mm
mas... 10L / 0,40m quadrados já são muito mais mm...

não devia dar o mesmo nº de mm para a mesma quantidade de L ?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mas ha aqui uma coisa que...pronto...

Quanto menor for a abertura do funil, mais mm serão acumulados com o mesmo nº de Litros?

por exemplo 10L / 0,60m quadrados = 16,6mm
mas... 10L / 0,40m quadrados já são muito mais mm...

não devia dar o mesmo nº de mm para a mesma quantidade de L ?

Não sei se entendi bem a questão mas...

Se chovem 10 l numa área mais pequena... é porque de facto choveu mais! Se eu consegui apanhar 10 Litros num tubo, então é porque choveu mais do que se eu conseguisse apanhar 10 litros num alguidar...

Outro exemplo: Se eu tiver um colector do tamanho do meu quintal eu conto toda a chuva que lá cai. Se tiver apenas um copo, conto só a água que está na área do copo. Para saber toda a água que caiu, então eu teria o equivalente a ter todo a área do quintal preenchida de copos...

Penso eu de que...