Pluviómetro artesanal

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O diametro do funil é 8,7 raio = 8,7/2 = 4,35 = 4,4cm2

tenho um medidor daqueles da cozinha que que está numa escala de 100ml em 100ml, acumulou lá dentro 400 ml = 0,4L
Balança..nao tenho...:S

Só se for no resultado... de em vez ser 65mm andar uma casa para tras e ficar entao 6,5... ou 6,6 (arredondando) sempre é um valor bem mais próximo da realidade..

Alguem me consegue ajudar? (eu bem sabia que havia algo de mal :angry:)

O erro está na medição!
A matemática não falha.

Se dizes que o diâmetro do funil é 8,7cm, então a área é 59,45cm^2 = 0,005945m^2.
Se dizes que acumulou 400ml=0,4L

Volume(L)=Área(m^2)*altura(mm).

Altura(mm)=0,4/0,005945=67,3mm.

Portanto, o problema não está nos cálculos mas nas medições.
Angariar quase meio litro de água a partir de um funil tão pequeno, é com certeza um exagero.
O pluviometro está colocado numa posição correcta? (Longe de qualquer objecto que possa influenciar a captação da chuva)
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O erro está na medição!
A matemática não falha.

Se dizes que o diâmetro do funil é 8,7cm, então a área é 59,45cm^2 = 0,005945m^2.
Se dizes que acumulou 400ml=0,4L

Volume(L)=Área(m^2)*altura(mm).

Altura(mm)=0,4/0,005945=67,3mm.

Portanto, o problema não está nos cálculos mas nas medições.
Angariar quase meio litro de água a partir de um funil tão pequeno, é com certeza um exagero.
O pluviometro está colocado numa posição correcta? (Longe de qualquer objecto que possa influenciar a captação da chuva)



Pronto então, peço desculpa pela confusão, sendo assim acumulei 67mm ? não será abusado na mesma ?... penso que hoje aquii nem ultrapassou os 10 mm.

sim, o pluviómetro está numa zona onde nao ha nada que interfira ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:angry::angry::lmao:

esqueçam...descobri o problema... "deficiência do pluviómetro" o zona da tampa onde encaixei o funil tinha um furinho.. ao chover a tampa ficava cheia de agua e aproveitava para fugir pelo furinho... peço desculpa... fiz um teste agora para ver isto, e so num minuto acumulei logo 0,1 L à pala desse furo...


Obrigadão por tudo e mais uma vez desculpem a confusão :(:(