Pode uma depressão de cut-off sofrer um processo de ciclogénese explosiva?

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por jonsered 28 Jul 2020 às 23:53.

  1. jonsered

    jonsered
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    16 Jun 2020
    Mensagens:
    27
    Local:
    Montanhas de Portugal
    O fenómeno de ciclogénese explosiva, que acontece quando a pressão atmosférica sofre uma descida igual ou superior a 24 hPa em 24 horas (média de cerca de 1 hPa por hora), é muito comum ocorrer em depressões frontais incorporadas dentro da corrente geral e geralmente acontece no outono/inverno e até mesmo na primavera (novembro de 1997 no Alentejo, dezembro de 2000 no norte e centro, dezembro de 2009 na região oeste, fevereiro de 2010 e janeiro de 2013 em todo o país, os famosos Xynthia e Gong respetivamente), sendo os seus efeitos notados principalmente ao nível do vento e da chuva que tenderão a soprar e a cair forte. Mas a pergunta que coloca neste tópico é: e em depressões isoladas da corrente geral (vulgarmente designadas por depressões de cut-off)? Também pode ocorrer ciclogénese explosiva ou neste caso já é bastante improvável?
    Eu tenho a ideia que pode igualmente dar-se o processo de ciclogénese explosiva em cut-offs. Dou o exemplo do dia 17 de outubro de 2015, em que uma cut-off centrada a sudoeste do continente sofreu um rápido cavamento na sua deslocação para norte, provocando chuvas e ventos bastante fortes principalmente no centro e sul do país. A minha dúvida é se a queda da pressão atmosférica em 24 horas foi igual ou superior a 24 hPa para ser considerado ciclogénese explosiva...
     
  2. Iceberg

    Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Jun 2006
    Mensagens:
    782
    Local:
    Braga
    Bom tópico, jonsered, algures pelas montanhas de Portugal :), e espero dar o meu contributo quando tiver alguma disponibilidade, porque de momento as obrigações profissionais falam mais alto. Fica a promessa. :thumbsup:
     
    jonsered, belem e "Charneca" Mundial gostaram disto.

Partilhar esta Página