Pôr do sol no Pico do Areeiro

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Local
Funchal, Madeira
Ida ao Pico do Areeiro (ilha da Madeira) e ver o pôr do sol. Ao subir, imenso nevoeiro fazendo temer o pior mas ao chegar um pouco antes do topo, céu azul e mar de nuvens. A temperatura estava baixa (talvez entre 5 a 8ºC) e muito vento.

Vou partilhar aqui algumas fotos desse momento:

IMG-6542.jpg

Vista para o Pico das Torres com 1851 metros de altitude.

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Local
Funchal, Madeira
Vista deslumbrante, traz memórias incríveis. Dessas 4 falta-me visitar uma...

A mim falta subir ao Pico nos Açores. Ainda hei-de fazer isso se calhar no próximo ano. E se der ainda subo ao Pico da Vara. Que não é muito alto mas deve ser à mesma interessante ir lá.
E subir também ao Pico das Torres.. já estive lá numa zona um bocado abaixo do pico mais alto (tem vários) na antiga vereda que entretanto fechou.
Ainda tenho aqui o video:

PS: as fotos nos primeiros posts apareceram novamente. Ontem reparei que estava a dar um erro qualquer... Agora fica a dobrar. ;)

Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A mim falta subir ao Pico nos Açores
É esse mesmo que me falta.
Eu sei que não conta por ser na mesma Serra que a Torre, mas os 1928m do Cântaro Magro também merecem alguma referência pelo seu isolamento e desafio agreste. Subir à Torre não é desafio algum hoje em dia, mas às Torres ainda é e continuará a ser. Quanto ao Pico, não perde pela demora, é uma boa prova de resistência.

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Local
Funchal, Madeira
Na Madeira: subir ao Pico Ruivo (1861 m) é fácil. Ainda mais fácil é o Pico do Areeiro (1810 m), qualquer um vai lá.

Para subir o Pico das Torres ou o fazes com corda com conhecimentos de escalada. Ou fazes um "scrambling" de nível elevado. Já vi várias fotos e videos da grupos desse género de "passeios" extremos cá da Madeira a subir até lá cima: o grupo Tainadas Madeira por exemplo:

Essa parte que subi ao Pico das Torres foi por uma vereda "normal", não envolvia qualquer tipo de escalada.

Eu já subi também ao Pico Grande (1655 m). No fim, para chegar mesmo ao topo envolve um pouco de "scrambling". Esse está no limite do que consigo fazer:
Ainda me vi um bocado grego para descer mas lá fiz, sem cordas.

Esse pico Cântaro Magro, não o conhecia mas pelas fotos que vi parece estar um pouco acima do meu nível.
Agora o Pico dos Açores qualquer dia vou estar lá no topo, sim sr. Espero que no próximo ano.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esse pico Cântaro Magro, não o conhecia mas pelas fotos que vi parece estar um pouco acima do meu nível.
Olha que não está, na verdade a dificuldade física é apenas moderada, o principal é encontrar o trilho ou a via. Mas mesmo isso hoje em dia deve estar facilitado, penso que já faz parte de uma pequena rota e possa estar até sinalizado ou simplesmente muito trilhado ou com identificações. Note-se que a última vez que o subi foi há... 30 anos. Não demora mais do que meia hora a subida desde a curva da estrada para a Torre. Há até uma via mais escondida que é mais rápida. Mais interessante é fazê-lo desde a base pela parede de 500 m, no Covão da Ametade, mas isso é escalada pura (nunca fiz, só assisti) ou então dar a volta pelo Covão Cimeiro (recomendado). Como sempre, as descidas são mais complicadas e nem sei porque existe aquele provérbio...
Vários trilhos e cimos ainda gostaria de fazer e voltar a fazer na Madeira, e digo, para quem nunca visitou, é uma ilha fantástica, uma tremenda montanha no meio do oceano, preciosa natureza rara, paisagens de cortar a respiração, essas fotos são um exemplo.

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Local
Funchal, Madeira
Olha que não está, na verdade a dificuldade física é apenas moderada, o principal é encontrar o trilho ou a via. Mas mesmo isso hoje em dia deve estar facilitado, penso que já faz parte de uma pequena rota e possa estar até sinalizado ou simplesmente muito trilhado ou com identificações. Note-se que a última vez que o subi foi há... 30 anos. Não demora mais do que meia hora a subida desde a curva da estrada para a Torre. Há até uma via mais escondida que é mais rápida. Mais interessante é fazê-lo desde a base pela parede de 500 m, no Covão da Ametade, mas isso é escalada pura (nunca fiz, só assisti) ou então dar a volta pelo Covão Cimeiro (recomendado). Como sempre, as descidas são mais complicadas e nem sei porque existe aquele provérbio...
Vários trilhos e cimos ainda gostaria de fazer e voltar a fazer na Madeira, e digo, para quem nunca visitou, é uma ilha fantástica, uma tremenda montanha no meio do oceano, preciosa natureza rara, paisagens de cortar a respiração, essas fotos são um exemplo.

Vendo esse video já não parece ser nada de especial a subida, desde que esteja tempo seco. :cool:
Mas definitivamente parece ser realmente uma subida interessante de se fazer.