Portugal, o país mais quente da Europa?



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Crkvice fica a 940m de latitude, numa cadeia montanhosa muito próxima do mar.
O ritmo da precipitação é quase mediterrâneo, com uma forte redução no Verão, mas sem chegar a haver meses secos.


crkvice.png

fonte

Praticamente metade do ano com precipitação média mensal de 500mm ou mais.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Em termos médios, e considerando o país como um todo, Portugal deve ter uma das temperaturas médias mais altas da Europa. Certamente mais que a Grécia e Espanha. Se nós arrefecemos com a brisa atlântica, a Grécia congela com o vento de norte.

Quanto a precipitação, não nos podemos esquecer que Atenas se situa na região mais quente e seca da Grécia. Na metade oeste da Grécia o clima é bem mais húmido e frio. Daí, resumir o clima da Grécia a Atenas, não é nada correcto.
Também a zona norte e centro de Itália é bastante chuvosa. Excepção para o sul e Sicília.

Voltando a considerar o país como um todo, aí sim é correcto dizer que não somos os mais secos. Devido à extensa área que tem com baixa pluviosidade, Espanha deve ser o mais seco.
Mas isso não significa que não se possa falar de seca em Portugal.
Em Portugal a seca é real. E penso que ninguém tem dúvidas quanto a isso.

E mais, a seca não se traduz só pela precipitação, mas pela evapotranspiração e número de horas de sol. E voltando a considerar o país como um todo, nem Espanha, nem Itália, e muito menos a Grécia, têm tanta irradiação solar como nós temos.

Deve ser mas não é André desculpe discordar mas é o que os nºs me dizem... tenho muitas dificuldades em assumir ou convencer-me de que Portugal é dos paises ou o pais com temperaturas medias anuais mais altas comparativamente com os outros paises do Mediterraneo quando os numeros dizem-me exactamente o contrario... nesse sentido acabo por reforçar mais o meu ponto de vista mesmo que este seja discordardante de muitas opiniões pois sou obrigado acreditar mais em dados objectivos e mensuraveis... o que penso que o André pretende dizer é que no Inverno Portugal é o pais com temperaturas medias anuais das mais elevadadas principalmente a sul do Tejo sim isso é verdade mas anualmente os valores que pesquisei dizem-me coisas interessantes a cidade mais quente capital de distrito de Portugal Faro tem uma temperatura mais baixa 17,2º que todas as cidades a mesma altitude da Secilia do centro,sul da grecia chipre,malta,etc etc ou por exemplo as cidades do Interior de Portugal mais frias Bragança,Guarda Vila Real ,Viseu registam valores iguais ou inferiores á cidade alpina capital do Norte de Italia de Milão ou mesmo de Turim isto é verdade... é por estas e por outras que eu não consigo entender como se pode afirmar que Portugal continental é a zona onde as temperaturas são mais elevadas, reforço o que disse e depois desta pesquisa ainda mais e cada vez Portugal comparativamente aos paises Mediterraneos é o pais mais fresco e tambem um dos mais chuvosos, sim porque a nivel de percipitação faço meia culpa na região sul dos balcãs e parte de oriental sul da Italia(Bari) albania,ocidente da Grecia(Ilha de Corfu) a percipitação curiosamente elevada.

Nota: nesta analise que fiz exclui a região dos Balcãs Servia,Croacia,Eslovenia,etc por 1º achar que o clima destas regiões não é marioritarimente mediterraneo,2º por todas as razões já aqui descritas belgrado antige temperaturas no inverno extremas mais frias que cidades da Escandinavia tem um clima muito particular e proprio no meu ponto de vista...

Mas vejamos as temperaturas:

Portugal:

Temp. media anual Capitais de distrito:

Norte:
Braga: 14º
Porto:15º
Vila Real:13,5º
Bragança:12º

Centro:
Coimbra:15,5º
Castelo Branco:15,7º
Leiria:15,3º

Sul:
Lisboa:16,5º
Portalegre:15,6º
Evora:15,8º
Beja:16º
Faro:17,2º

Nota: todas as cidades registam percipitações anuais medias superiores a 500mm

Outras regiões do Sul da Europa:

Sul de Espanha:
Mais quente que qualquer cidade portuguesa capital de distrito:
Sevilha:18,6º
Cordoba:17,6º
Malaga:18ª
Valencia:17,8º
Alicante:18º

França:
Bastia:15,3º

Italia:
Palermo:18,5º
Catania:17,5º
Napoles:15,5º
Bari:16º
Roma:15,5º
Florença:14,5º
Genova:15,5º
Milão:12,5º

Malta:
LaValleta:18º

Grecia:
Norte da Grecia-região mais fria da Grecia:
Salonica:15º

Norte ocidental:
Corfu:17,5º

Centro e Sul:
Atenas:17,5º
Creta:18,3º

Chipre:
Nicosia:19,4º

Israel:
Beirute:20,5º

Veja bem André... o nº imenso de cidades e regiões do mediterraneo cidades (falo de cidades pois temos de ter um barometro de comparação e não é intelectualmente honesto virmos falar e comparar regiões inahabitadas ou cidades e regiões menos signficativas)...mas veja André o nº de cidades regiões do mediterraneo com valores de temperatura anual superiores á nossa capital de distrito mais quente Faro são imensas

superior aos 17,2º Graus de Faro:
Beirute:20,5º
Nicosia:19,4º
Creta:18,3º
Atenas:17,5º
Corfu:17,5º
LaValleta:18º
Palermo:18,5º
Catania:17,5º
Sevilha:18,6º
Cordoba:17,6º
Malaga:18ª
Valencia:17,8º
Alicante:18º

e já nem falo no Norte de africa... mas veja Dan é por isso que eu tenho serias duvidas mesmo que Portugal a nivel de temperatura media anual seja a região mais quente ou mesmo das mais quentes ou amenas da Europa Mediterranea antes pelo contrario a nossa cidade mais quente é das mais frescas do mediterraneo o que é que eu posso fazer??? lol já sei que iremos falar agora de Moura,Amereleja e Vila Real de Santo Antonio mas mesmo assim so mesmo Vila Real de Santo Antonio poderá competir com estes valores e mesmo assim é muito discutivel mas isso é uma excepção no pais... uma raridade um caso particular 90% do pais tem temperaturas medias anuais inferiores a 17,2º esta é a verdade e na Sul Grecia,Chipre,Secilia,Malta,Sul de Espanha etc,etc nas regiões sem altitude é exactamente o contrario...

e depois ha mais dados interessantes Salonica que fica na provincia mais fria da Grecia sendo a capital dessa provincia e sendo a 2ª cidade da Grecia tem um valor de temperatura media anual superior a nossa Braga ou ao nosso Porto.... lol

Mas existem mais cidades onde neva muito e cidades já consideradas do centro da Europa como Florença e Milão tem valores de temperatura media anual superiores as nossa Bragança identicos a valores de cidades como Viseu ou Vila Real...

é por isto tudo André que respeito a vossa opinião e pontos de vista mas eu mantenho a minha opinião e reforçada ainda é um Mito achar-se que Portugal é o pais mais ameno da europa... por isso digo e repito no universo mediterraneo Portugal é o pais mais anualmente dos mais frescos do mediterraneo...

Agora penso que o André se refira aos meses de Inverno sim ai sem duvida o nosso inverno seja mais ameno que algumas cidades e regiões do mediterraneo mas não todas tambem .....Concordo com o que o André diz se afirmasse apenas os meses de Inverno...

Cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Devemos dar ouvidos ao SocioMeteo e pedir ao IM que extinga imediatamente o seu observatório dedicado exclusivamente às secas em Portugal.



Mais, ele afirma que o Norte nunca sofre de secas.

Mas quando olhamos para a realidade constatamos precisamente que é na zona do Porto que a seca é mais intensa actualmente:

os_pdsi_pt_072010_pt.jpg


http://www.meteo.pt/pt/oclima/observatoriosecas/monitorizacao/situacaoactual/index.html


Lol

Costa eheheh muito pertinente sem duvida a cidade do Porto teve 2 meses secos já está em seca ok as definições são para levar a serio mesmo esta segunda e terça feira choveu perto de 20-30mm na região do Porto mas ok de facto os meses de Julho e Agosto foram secos e extramemente secos sem duvida para existirem fogos na região de Melgaço e Monção onde normalmente em Julho e Agosto corre agua por aqueles montes é natutral que a cidade do Porto não tenha fugido a regra... sem duvida.. é importante não nos esquecermos que entre Outubro e Maio praticamente não parou de chover literalmente no Norte do pais registando-se nºs impressionantes de chuva... A serio Costa eu sei que quer ter razão mas falar em Seca na região do Porto é um pouco demais... penso eu ....

cumprs
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Deve ser mas não é André desculpe discordar mas é o que os nºs me dizem... tenho muitas dificuldades em assumir ou convencer-me de que Portugal é dos paises ou o pais com temperaturas medias anuais mais altas comparativamente com os outros paises do Mediterraneo quando os numeros dizem-me exactamente o contrario... nesse sentido acabo por reforçar mais o meu ponto de vista mesmo que este seja discordardante de muitas opiniões pois sou obrigado acreditar mais em dados objectivos e mensuraveis... o que penso que o André pretende dizer é que no Inverno Portugal é o pais com temperaturas medias anuais das mais elevadadas principalmente a sul do Tejo sim isso é verdade mas anualmente os valores que pesquisei dizem-me coisas interessantes a cidade mais quente capital de distrito de Portugal Faro tem uma temperatura mais baixa 17,2º que todas as cidades a mesma altitude da Secilia do centro,sul da grecia chipre,malta,etc etc ou por exemplo as cidades do Interior de Portugal mais frias Bragança,Guarda Vila Real ,Viseu registam valores iguais ou inferiores á cidade alpina capital do Norte de Italia de Milão ou mesmo de Turim isto é verdade...

Você compara o que mais lhe convém, mesmo quando já lhe foram apresentados dados a provar o contrário.
UM deles foi o facto de em LIsboa até chover menos que em várias cidades do Mediterrâneo, outro são os níveis de insolação e na cereja do bolo, temos a vegetação climácica que não engana ninguém e dá a resposta às dúvidas de todos nós.
E sim dê-nos essas médias anuais de Milão de Turim que é para nós vermos.



é por estas e por outras que eu não consigo entender como se pode afirmar que Portugal continental é a zona onde as temperaturas são mais elevadas, reforço o que disse e depois desta pesquisa ainda mais e cada vez Portugal comparativamente aos paises Mediterraneos é o pais mais fresco e tambem um dos mais chuvosos, sim porque a nivel de percipitação faço meia culpa na região sul dos balcãs e parte de oriental sul da Italia(Bari) albania,ocidente da Grecia(Ilha de Corfu) a percipitação curiosamente elevada.

Resumindo você compara os locais que mais lhe convém, mas esquece-se de outros que lhe indicam o contrário.
Tirar conclusões a partir daí e sem ter em conta todas as variantes a meu ver é no mínimo perigoso.
O André indicou-lhe que a altitude em alguns países mediterrânicos são factores limitativos para as temperaturas médias anuais e representam uma vasta área desses mesmos países, já as zonas mais quentes são situadas sobretudo junto ao litoral, logo os dados fornecidos por algumas cidades representam as zonas mais quentes ou amenas destes países.
Em Portugal, a organização populacional, teve uma ocupação completamente diferente desses países, evitando as zonas mais quentes, pois é menos montanhosa no geral e assim não se pode dizer que as cidades fiquem nas zonas mais quentes, tal como noutros países mediterrânicos.
Assim, sendo e como já foi dito aqui várias vezes antes, não nos podemos guiar apenas pelos dados das cidades para comparamos os climas de diferentes países, pois podemos tomar conclusões precipitadas.
Um agrupamento urbano, tanto quanto sei, foi edificado por razões indiferentes à representatividade climática de uma dada região e representa em Portugal, muitas vezes, pouca área relativamente ao tamanho do distrito.




Mas vejamos as temperaturas:

Portugal:

Temp. media anual Capitais de distrito:

Norte:
Braga: 14º
Porto:15º
Vila Real:13,5º
Bragança:12º

Centro:
Coimbra:15,5º
Castelo Branco:15,7º
Leiria:15,3º

Sul:
Lisboa:16,5º
Portalegre:15,6º
Evora:15,8º
Beja:16º
Faro:17,2º

Nota: todas as cidades registam percipitações anuais medias superiores a 500mm

Outras regiões do Sul da Europa:

Sul de Espanha:
Mais quente que qualquer cidade portuguesa capital de distrito:
Sevilha:18,6º
Cordoba:17,6º
Malaga:18ª
Valencia:17,8º
Alicante:18º

França:
Bastia:15,3º

Italia:
Palermo:18,5º
Catania:17,5º
Napoles:15,5º
Bari:16º
Roma:15,5º
Florença:14,5º
Genova:15,5º
Milão:12,5º

Malta:
LaValleta:18º

Grecia:
Norte da Grecia-região mais fria da Grecia:
Salonica:15º

Norte ocidental:
Corfu:17,5º

Centro e Sul:
Atenas:17,5º
Creta:18,3º

Chipre:
Nicosia:19,4º

Israel:
Beirute:20,5º


Estão aí muitos erros. Não só nos valores apresentados como nas definições.
Gostaria também de saber o que é Beirute tem a haver com Israel.
Tem piada que o Sociometeo utiliza vários países para comparar só com 1 que é Portugal.
Um país não lhe chega para provar as suas teorias de comparações desajustadas, inúteis e impraticáveis tendo em conta a diferenciação do organizamento urbano de todos os países relativamente à sua representatividade e respectivo peso de relevância no clima.
Em Portugal não se colocou estações nas zonas mais quentes, mas mesmo fora delas o Duero já nos mostrou um localidade junto a Alcoutim com 18,8ºc de média anual. Isto certamente que já é um indício interessante embora ainda algo remoto sobre o que se passa nas zonas mais quentes.

Veja bem André... o nº imenso de cidades e regiões do mediterraneo cidades (falo de cidades pois temos de ter um barometro de comparação e não é intelectualmente honesto virmos falar e comparar regiões inahabitadas ou cidades e regiões menos signficativas)...

Eu punha as coisas de outra forma.
AS cidades são pequenas em comparação com a extensão do resto do território e assim são pouco representativas da generalidade climática de um país. SE queremos ter uma atitude séria a nível de análise climática de uma região inteira duvido que se tenha que circunscrever apenas em torno dos dados de um ponto insignificante a nível climático mas eventualmente importante a nível urbanístico. O Homem intencionalmente não fez as cidades em sítios representativos de uma região inteira climaticamente.. Daí que se fazem mapas com distribuições mais alargadas e penso que aqui temos que dar primazia ao trabalho de profissionais e não de outras fontes duvidosas.


mas veja André o nº de cidades regiões do mediterraneo com valores de temperatura anual superiores á nossa capital de distrito mais quente Faro são imensas

superior aos 17,2º Graus de Faro:
Beirute:20,5º
Nicosia:19,4º
Creta:18,3º
Atenas:17,5º
Corfu:17,5º
LaValleta:18º
Palermo:18,5º
Catania:17,5º
Sevilha:18,6º
Cordoba:17,6º
Malaga:18ª
Valencia:17,8º
Alicante:18º

São tudo valores praticamente idênticos uns aos outros, tirando apenas 1 ou outro, são diferentes muito pequenas.
No Barrocal Algarvio, por exemplo, e numa vasta extensão temos médias superiores a 17,5ºc como já foi apresentado aqui no forum.







e depois ha mais dados interessantes Salonica que fica na provincia mais fria da Grecia sendo a capital dessa provincia e sendo a 2ª cidade da Grecia tem um valor de temperatura media anual superior a nossa Braga ou ao nosso Porto.... lol

A Grécia tem vastas regiões bem mais frias que Salonica,até mais a Sul, dado que na verdade, Salonica até é abrigada e fica junto ao mar, embora seja no Norte da Grécia. Daí que é perigoso fazer esse tipo de comparações tendenciosas.



Agora penso que o André se refira aos meses de Inverno sim ai sem duvida o nosso inverno seja mais ameno que algumas cidades e regiões do mediterraneo mas não todas tambem .....Concordo com o que o André diz se afirmasse apenas os meses de Inverno...

Cumps

Sociometeo, estamos todos à espera que nos diga onde é que se disse que POrtugal é o mais quente ou ameno da Europa. Você é o único que aqui parece ter alguns complexos estranhos, pois passa a vida a comparar países de forma desajustada, parcial não se sabe ainda para que fim e com que utilidade.
Este forum tem primado pela utilidade, informação de bom nível, amizade e abertura a outras culturas, mas não se tolera muito a segregação e a desinformação.
Deixei-lhe muitas perguntas que até hoje ainda não respondeu em outros tópicos e você ainda tem a coragem de repetir os mesmos assuntos de sempre, com argumentos já ultrapassados e já sem qualquer sentido.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11


Perdonad el off-topic pero tengo que hacer una matización: ese mapa deja bastante que desear (al menos a escala ibérica) :dry:

¿Acaso no existen los Pirineos, Cordillera Cantábrica, Alta meseta norte-Sistema ibérico? ¿Medias en Pirineos entre 0 y 5 ºC para los meses más fríos :huh: :maluco:? Y no se trata precisamente de regiones pequeñas (más grandes que unos cuantos países europeos)...

Los mapas generalistas europeos son malísimos a la hora de reflejar la compleja realidad climática ibérica. No me cansaré de repetirlo.

Saludos

Por cierto, el autor del mapa debería plantearse cómo es posible la existencia de casi 40 glaciares (sí, ni 1 ni 2 ni 3, sino 40) en la Cordillera Pirenaica con semejantes temperaturas :intrigante: No estaría de más que echara un ojo a imágenes veraniegas como éstas:

comachibosa.jpg


glaciar_aneto.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

SocioMeteo,

Salónica, a cidade Grega que referiu, está muito longe de ser a mais fria da Grécia.
Veja por exemplo Florina. A 650m de altitude, (praticamente o mesmo que Bragança), e com uma média anual que não chega a 11ºC.
E não esquecer que a Grécia não é um país plano. Muito pelo contrário. E quando me referi ao país num todo, é uma temperatura média contando com o seu todo.
Em Portugal continental, sabemos que a média anual ronda os 15,2ºC (período 71-00, boletim anual do IM). E em Espanha, Itália e Grécia, será superior?
A Grécia tem todo um mar quente que a envolve, onde estão a maioria das cidades, mas tem também um interior com um relevo altamente acidentado e uma grande área acima dos 1000m de altitude.
Milão, em Itália, está a 200m de altitude, e mesmo assim tem uma temperatura média de 12,5ºC (dado seu). Que média terão todas as localidades dos Alpes Italianos? A área ainda é muita. E mesmo o interior da península de Itália tem um relevo muito acidentado que chega a ultrapassar os 2000m de altitude.
Espanha tem o sul muito quente, mas e o norte? Fazendo a média da temperatura anual espanhola num todo, quanto dá?

É a isso que me refiro. E por isso fiz questão de referir a expressão "país como um todo".

(falo de cidades pois temos de ter um barometro de comparação e não é intelectualmente honesto virmos falar e comparar regiões inahabitadas ou cidades e regiões menos signficativas)

Não concordo! As cidades estão por norma em regiões amenas. O que não significa que o país no seu todo seja ameno.
Imaginemos, por exemplo, que a ilha da Madeira é um país independente, e apenas temos em conta os dados do Funchal (maior cidade) para caracterizar o clima do país. É correcto dizer que a Madeira tem 18,98ºC de temperatura média anual e 600,8mm de precipitação média anual (período 1971-2000)?


Pek, o mapa que usei é de uma simplicidade tal (mesoescala) que só servia para se ter uma noção da distribuição geral da temperatura média mensal.
Óbvio que os Pirenéus, a Cordilheira Cantábrica, etc, têm temperaturas médias muito mais baixas. E o sociometeo, quando considera a temperatura média anual de um país (e não das cidades), deve ter essa noção.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Se o que vocês querem é afirmar uma temperatura média de um determinado país, tenho-vos a dizer que tal feito, é uma tarefa inglória, pois não se podem fazer omeletes sem ovos e os ovos são registos de estações meteorológicas oficiais que se regulem por métodos, técnicas e equipamentos de internacionalmente reconhecidos. Para podermos calcular a temperatura média de um país com precisão superior a 95%, fazem falta muitas mais estações, e mais: Não poderíamos juntar tudo num molhe e fazer média, pois algumas estão muito próximas e outras muito isoladas. As que existem muito próximas, teriam de representar por isso uma região mais pequena. Como não se fazem omeletes sem ovos, o melhor que temos a fazer é aceitar com alguma reserva o que os mapas de mesoscala nos dizem, mesmo sabendo que são mapas que extrapolam valores onde não é possível medir, tendo em conta variáveis como: altitude (a principal), latitude e a proximidade do mar (continentalidade). Muitas mais variáveis teriam de se ter em conta, nomeadamente as de microescala: albedo do solo, efeito ilha urbana, linhas de água, tipo de vegetação, morfologia do terreno (vale, encosta norte ou sul, bacia, cova, cume), e a insolação.

Tudo o que se possa discutir não vai levar a nada, faltam ovos!! :)

Ps: Outra coisa é dizer: a temperatura média num país cuja região englobe 80% da população é X! Nesse caso calculavamos a temperatura média de braga, porto, aveiro, coimbra, leiria, lisboa, setúbal e faro, e teríamos 80% da população. Mas lá está, provavelmente mesmo assim, apenas 30% da população se iria rever nessa temperatura média.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

SocioMeteo,

Salónica, a cidade Grega que referiu, está muito longe de ser a mais fria da Grécia.
Veja por exemplo Florina. A 650m de altitude, (praticamente o mesmo que Bragança), e com uma média anual que não chega a 11ºC.
E não esquecer que a Grécia não é um país plano. Muito pelo contrário. E quando me referi ao país num todo, é uma temperatura média contando com o seu todo.
Em Portugal continental, sabemos que a média anual ronda os 15,2ºC (período 71-00, boletim anual do IM). E em Espanha, Itália e Grécia, será superior?
A Grécia tem todo um mar quente que a envolve, onde estão a maioria das cidades, mas tem também um interior com um relevo altamente acidentado e uma grande área acima dos 1000m de altitude.
Milão, em Itália, está a 200m de altitude, e mesmo assim tem uma temperatura média de 12,5ºC (dado seu). Que média terão todas as localidades dos Alpes Italianos? A área ainda é muita. E mesmo o interior da península de Itália tem um relevo muito acidentado que chega a ultrapassar os 2000m de altitude.
Espanha tem o sul muito quente, mas e o norte? Fazendo a média da temperatura anual espanhola num todo, quanto dá?

É a isso que me refiro. E por isso fiz questão de referir a expressão "país como um todo".



Não concordo! As cidades estão por norma em regiões amenas. O que não significa que o país no seu todo seja ameno.
Imaginemos, por exemplo, que a ilha da Madeira é um país independente, e apenas temos em conta os dados do Funchal (maior cidade) para caracterizar o clima do país. É correcto dizer que a Madeira tem 18,98ºC de temperatura média anual e 600,8mm de precipitação média anual (período 1971-2000)?


Pek, o mapa que usei é de uma simplicidade tal (mesoescala) que só servia para se ter uma noção da distribuição geral da temperatura média mensal.
Óbvio que os Pirenéus, a Cordilheira Cantábrica, etc, têm temperaturas médias muito mais baixas. E o sociometeo, quando considera a temperatura média anual de um país (e não das cidades), deve ter essa noção.


Ok André não retiro o que disse o territorio portugues não de longe o territorio mais quente da Bacia paises do Mediterraneo lamento mas mantenho o meu ponto de vista... os 18,5º de temperatura media anual de Palermo, Valencia ou de Atenas são de fazer inveja aos 14º do Porto ou aos 16,5º de Lisboa ou mesmo aos 17,2,º de Faro. O engraçado é que consigo dar aqui 6,7 cidades grandes espanholas,3,4 italianas,8,9 gregas com temperaturas medias anuais superiores a 18º graus e aqui niguem me consegue dar uma unica capital de distrito portuguesa onde se chegue aos 17,5º quanto mais superar os 18º graus... se fossemos assim tão quentes como o André pretende comprovar isso não iria acontecer???

Não se esqueçam que 60%,70% do territorio portutgues fica a Norte do Rio Tejo onde é impossivel chegar-se a temperaturas medias anuais altas e amenas antes pelo contrario e que os restantes 20% são o Interior Aletejano mesmo com um Verão abrasador as temperaturas baixas durantes 4,5 meses do ano não permitem ter esses tais valores que se registam essas temperaturas no mediterraneo anualmente, as regiões mais amenas de Portugal e que hipoteticamente poderiam competir com as regiões mais amenas do mediterraneo é o Algarve,Litoral alentejano e Linha do Estoril em Lisboa mas devido as influencias atlanticas no algarve,Litoral alentejano e em Lisboa apesar do Inverno ameno o Verão não é abrasador e os verões são mais curtos e menos prolongados que no mediterraneo logo cidades como Faro,Sagres,Sines ou Setubal não poderão atingir valores de temperatura media que possam competir com cidades de Malta,Secilia,Sul de Espanha ou Grecia ou Chipre, logo as regiões mais amenas de Portugal que apenas preenchem 10-15% do territorio Nacional nem essas excepções á regra conseguem se aproximar dos valores sentidos em muitas outras cidades,regiões mediterraneas.

Cumps,
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Se o que vocês querem é afirmar uma temperatura média de um determinado país, tenho-vos a dizer que tal feito, é uma tarefa inglória, pois não se podem fazer omeletes sem ovos e os ovos são registos de estações meteorológicas oficiais que se regulem por métodos, técnicas e equipamentos de internacionalmente reconhecidos. Para podermos calcular a temperatura média de um país com precisão superior a 95%, fazem falta muitas mais estações, e mais: Não poderíamos juntar tudo num molhe e fazer média, pois algumas estão muito próximas e outras muito isoladas. As que existem muito próximas, teriam de representar por isso uma região mais pequena. Como não se fazem omeletes sem ovos, o melhor que temos a fazer é aceitar com alguma reserva o que os mapas de mesoscala nos dizem, mesmo sabendo que são mapas que extrapolam valores onde não é possível medir, tendo em conta variáveis como: altitude (a principal), latitude e a proximidade do mar (continentalidade). Muitas mais variáveis teriam de se ter em conta, nomeadamente as de microescala: albedo do solo, efeito ilha urbana, linhas de água, tipo de vegetação, morfologia do terreno (vale, encosta norte ou sul, bacia, cova, cume), e a insolação.

Tudo o que se possa discutir não vai levar a nada, faltam ovos!! :)

Ps: Outra coisa é dizer: a temperatura média num país cuja região englobe 80% da população é X! Nesse caso calculavamos a temperatura média de braga, porto, aveiro, coimbra, leiria, lisboa, setúbal e faro, e teríamos 80% da população. Mas lá está, provavelmente mesmo assim, apenas 30% da população se iria rever nessa temperatura média.

Excelente Paulo concordo plenamente com o seu ponto de vista mas se formos por esse raciocinio o meu ponto de vista sai reforçado e acabaria por ter razão logo eles preferem não irem por ai....
So uma nota ai ignoravamos mais de 60% do territorio pois deixariamos de parte todas as cidades do Interior mais frescas e frias que as do litoral.

cumps
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Pek, o mapa que usei é de uma simplicidade tal (mesoescala) que só servia para se ter uma noção da distribuição geral da temperatura média mensal.
Óbvio que os Pirenéus, a Cordilheira Cantábrica, etc, têm temperaturas médias muito mais baixas. E o sociometeo, quando considera a temperatura média anual de um país (e não das cidades), deve ter essa noção.

Sí, si yo te entiendo AnDré. Lo decía básicamente porque en ese mapa otras Cordilleras y Altas Mesetas sí son tenidas en cuenta: Alpes, Cárpatos, Tatra, Balcanes, Montes Tauro-Pónticos-Alta Meseta Centrooriental Turca, etc. Y en cambio las que he citado (y algunas otras) no lo son a pesar de tener amplia extensión y de su importancia (los Pirineos, por ejemplo, forman parte del triunvirato principal de las cadenas montañosas europeas junto al Cáucaso y los Alpes). Fijaos en la extensión (aproximada):

- Pirineos: 60.000 km2
- Cordillera Cantábrica (no incluyo los Montes Vascos ni el Macizo Galaico-Leonés (Montes de León, Macizo Central Ourensano, Sierras de Sanabria): 50.000 km2
- Sistema Ibérico: 60.000 km2
Etc...

Creo que son superficies lo suficientemente grandes (sólo entre estos tres ejemplos suman 170.000 km2, casi nada) como para tener en cuenta incluso en un mapa muy simple y generalista.

Saludos :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Digam-me então um país que seja mais quente no Verão do que o nosso e Espanha......
Sim falo apenas em termos de Verão !!
E um país que seja mais quente do que o nosso no Inverno !!!

Quanto á historia das médias isso já é um bocado mais perigoso porque imaginemos que temos um país muito pobre com estações de 500 km, sendo muito e outro muito rico com estações de 100 em 100 km ..... pois isso das médias torna-se perigoso e teria que haver um critério europeu do tipo:
- tem que haver uma estação meteorológica de 100 km em 100 km ...

Penso que em termos de temperatura e devido á posição em que estamos é complicado não ser os mais quentes embora me tenha lembrado neste momento da Ilha de Chipre !!!
Em termos de precipitação a Espanha é mais seca do que nós bem como creio que possivelmente a Grécia também !!
israel e chipre também é certamente mais seca do que nós e possivelmente a Turquia mas aí tenho dúvidas devido a uma cadeia montanhosa.

E não ... não tenho dados para confirmar apenas o meu "faro meteorológico"
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Excelente Paulo concordo plenamente com o seu ponto de vista mas se formos por esse raciocinio o meu ponto de vista sai reforçado e acabaria por ter razão logo eles preferem não irem por ai....
So uma nota ai ignoravamos mais de 60% do territorio pois deixariamos de parte todas as cidades do Interior mais frescas e frias que as do litoral.

cumps

É o meu raciocínio, não é para contrariar ou favorecer ninguém.. :)

A verdade é que não temos suficiente número de estações que nos transmita necessário nível de confiança, para que possamos dizer "esta é a temperatura média anual do meu país"! Com as estações que temos, é mais seguro indicar uma temperatura média para uma região limitada que engloba 80% da população, mais do que isso não dá suficiente nível de confiança!

E de que nos vale conhecermos a temperatura média de um país??? Significa algo importante? Pouco nos diz, se ignorarmos outras estatísticas: média das mínimas, média das máximas e muito importante os respectivos desvios padrão! Entre outras..
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
De que me vale dizer que castelo branco tem uma temperatura média anual de 15.5-15.7C? Até é capaz de ser a temperatura do país e até é capaz de ser igual à temperatura média de uma de muitas cidades do litoral. Mas o clima de castelo branco não tem nada mas mesmo nada a ver com o litoral! Normalmente existem 2 meses onde se cruzam as temperaturas do litoral em relação a esta cidade, a partir da qual fica mais quente no verão e mais fria no inverno! Normalmente é em abril/maio e outubro/novembro que se trocam as temperaturas, e contudo anualmente até podem mostrar a mesma média! Concluindo o raciocínio, de que nos serve a média anual sem outros dados?? Pouco. :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Ok André não retiro o que disse o territorio portugues não de longe o territorio mais quente da Bacia paises do Mediterraneo lamento mas mantenho o meu ponto de vista... os 18,5º de temperatura media anual de Palermo, Valencia ou de Atenas são de fazer inveja aos 14º do Porto ou aos 16,5º de Lisboa ou mesmo aos 17,2,º de Faro. O engraçado é que consigo dar aqui 6,7 cidades grandes espanholas,3,4 italianas,8,9 gregas com temperaturas medias anuais superiores a 18º graus e aqui niguem me consegue dar uma unica capital de distrito portuguesa onde se chegue aos 17,5º quanto mais superar os 18º graus... se fossemos assim tão quentes como o André pretende comprovar isso não iria acontecer???


Mas quero provar o quê?
Eu até agora só falei de países e não de cidades. E falei em 4 países: Portugal, Grécia, Itália e Espanha.

Mas vamos a valores:

15,2ºC diz o IM que é a temperatura média em Portugal Continental.
14,6ºC diz a AEMET que é a temperatura média anual em Espanha (totalidade do território espanhol).
13,1ºC é a temperatura média anual de Itália. (Totalidade do território) (página 16 - pdf)

Ainda não encontrei um valor para a Grécia. Apenas mapas...