Portugal, o país mais quente da Europa?

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
De que me vale dizer que castelo branco tem uma temperatura média anual de 15.5-15.7C? Até é capaz de ser a temperatura do país e até é capaz de ser igual à temperatura média de uma de muitas cidades do litoral. Mas o clima de castelo branco não tem nada mas mesmo nada a ver com o litoral! Normalmente existem 2 meses onde se cruzam as temperaturas do litoral em relação a esta cidade, a partir da qual fica mais quente no verão e mais fria no inverno! Normalmente é em abril/maio e outubro/novembro que se trocam as temperaturas, e contudo anualmente até podem mostrar a mesma média! Concluindo o raciocínio, de que nos serve a média anual sem outros dados?? Pouco. :)

Exacto! Daí não se poder julgar o clima de um país pelo clima de uma cidade.
A melhor forma é através de uma grelha de pontos, distribuídos da forma mais homogénea possível.
Em Portugal continental os pontos não são muitos. Nas normais 1971-2000 são 54 pontos, mas penso de distribuídos de forma a dizermos que os 15,2ºC de temperatura média não fogem muito à realidade.
O mesmo para Espanha.
Quanto a Itália, os 13,1ºC foram obtidos de uma forma bem mais precisa. (pdf. que enuncie no post anterior, na página 3).
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E eu ainda não percebi esta discussão toda .... falando aqui em capitais escolhidas cirurgicamente diga-se de passagem !!
Sabe-se perfeitamente que Faro, Lisboa e Porto nunca poderiam ser as cidades mais quentes ..... porque estão voltadas para o Atlântico e muito menos se pode comparar um clima por cidades ....
Também me parece uma estupidez sinceramente, desculpem esta discussão porque não estamos a comparar países com as mesmas características geográficas, com o mesmo relevo, clima, com a mesma densidade de estações e principalmente com o mesmo tamanho !!
Podemos ter um país só com altitude muito baixa, e outro com altitude mais elevada, um com metade que é uma torradeira, e outra parte que é um congelador.
Sinceramente acho esta discussão com pouco interesse .... e pouco a haver com nome do tópico para além de se andar demasiado em ciclo por aqui ....

Sinceramente acho que discutirmos a região mais fria ou mais quente numa dada estação do ano seria mais interessante .... porque existem países como a Grécia por exemplo que tem no Inverno muitos sitios com temperatura gélidas e depois no Verão é um autêntico "assado" bem como a região da Andaluzia na Espanha que tem sempre durante 5 meses temperaturas superiores a 35º
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Não se esqueçam que 60%,70% do territorio portutgues fica a Norte do Rio Tejo onde é impossivel chegar-se a temperaturas medias anuais altas e amenas antes pelo contrario e que os restantes 20% são o Interior Aletejano mesmo com um Verão abrasador as temperaturas baixas durantes 4,5 meses do ano não permitem ter esses tais valores que se registam essas temperaturas no mediterraneo anualmente...

Comparativamente com as regiões da bacia do Mediterrâneo, são os meses de Verão que fazem baixar um pouco as médias anuais de Portugal. Nos meses de Verão, a influência do Atlântico não permite mínimas tão altas como aquelas que se registam nas regiões da bacia do Mediterrâneo.
Nos meses mais frios acontece o inverso, é em Portugal que se registam os valores médios mais elevados.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Re: Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Mas quero provar o quê?
Eu até agora só falei de países e não de cidades. E falei em 4 países: Portugal, Grécia, Itália e Espanha.

Mas vamos a valores:

15,2ºC diz o IM que é a temperatura média em Portugal Continental.
14,6ºC diz a AEMET que é a temperatura média anual em Espanha (totalidade do território espanhol).
13,1ºC é a temperatura média anual de Itália. (Totalidade do território) (página 16 - pdf)

Ainda não encontrei um valor para a Grécia. Apenas mapas...

De tanta treta escrita, fala-se em valores concretos. :palmas:
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Digam-me então um país que seja mais quente no Verão do que o nosso e Espanha......
Sim falo apenas em termos de Verão !!
E um país que seja mais quente do que o nosso no Inverno !!!

Quanto á historia das médias isso já é um bocado mais perigoso porque imaginemos que temos um país muito pobre com estações de 500 km, sendo muito e outro muito rico com estações de 100 em 100 km ..... pois isso das médias torna-se perigoso e teria que haver um critério europeu do tipo:
- tem que haver uma estação meteorológica de 100 km em 100 km ...

Penso que em termos de temperatura e devido á posição em que estamos é complicado não ser os mais quentes embora me tenha lembrado neste momento da Ilha de Chipre !!!
Em termos de precipitação a Espanha é mais seca do que nós bem como creio que possivelmente a Grécia também !!





Gostaria tb de saber como pode achar q somos o pais mais quente da europa se a nossa cidade mais quente tem uma temperatura media anual infeiror a mu
israel e chipre também é certamente mais seca do que nós e possivelmente a Turquia mas aí tenho dúvidas devido a uma cadeia montanhosa.

E não ... não tenho dados para confirmar apenas o meu "faro meteorológico"


Nosso Inverno onde??? no Algarve??? em Lisboa??? porque no alto alentejo,beira inteiror,tras-montes mais de 70% do territorio e minho o nosso inverno e mais frio que muitas regiões europeias mas na boa, andamos uma vida inteira a sermos convencidos q o nosso pais é o mais quente da europa... tb nos andaram a convencer a umas decadas que eramos uma potencia mundial mas depois la se descobriu que não eramos...

Falo no Inverno porque no Verão acaba quase por ser um insulto a inteligencia de alguem acharmos que o nosso verão é o mais quente da europa... lol... mas não sou eu que digo são os nº...

Aurelio explique-me so como o seu faro meteorologico explicam isto:

superior aos 17,2º Graus de Faro:
Beirute:20,5º
Nicosia:19,4º
Creta:18,3º
Atenas:17,5º
Corfu:17,5º
LaValleta:18º
Palermo:18,5º
Catania:17,5º
Sevilha:18,6º
Cordoba:17,6º
Malaga:18ª
Valencia:17,8º
Alicante:18º

comparando com isto:

Portugal:

Temp. media anual Capitais de distrito:

Norte:
Braga: 14º
Porto:15º
Vila Real:13,5º
Bragança:12º

Centro:
Coimbra:15,5º
Castelo Branco:15,7º
Leiria:15,3º

Sul:
Lisboa:16,5º
Portalegre:15,6º
Evora:15,8º
Beja:16º
Faro:17,2º


so estou a perguntar leia bem o que escrevi Aurelio... como é que podemos achar que nas nossas cidades onde vivemos o nosso clima é mais quente mais ameno... que estas dezenas de cidades mediterranicas???

Julgo que por vezes confunde-se um pouco o desejo com a realidade... eu compreendo que a maioria dos portugueses desejavam que fossemos o pais mais ameno da europa que tivessemos o melhor clima da europa... mas pelos vistos não somos os unicos antes pelo contrario o nosso toque atlantico da um perfume ao nosso clima muito singular aproximando-o em mts aspectos mt mais ao clima do litoral frances ou do norte de espanha do que dos restantes paises do Mediterraneo... explique-me em que cidade mediterranea tem temperaturas de 12º,13º graus de minima como tem no Beira Litoral,Minho durante os meses de Julho e Agosto??? por exemplo....

cumps
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Nosso Inverno onde??? no Algarve??? em Lisboa??? porque no alto alentejo,beira inteiror,tras-montes mais de 70% do territorio e minho o nosso inverno e mais frio que muitas regiões europeias mas na boa, andamos uma vida inteira a sermos convencidos q o nosso pais é o mais quente da europa...

Uma afirmação destas convinha ser fundamentada com alguns dados. 70% do território de Portugal tem um Inverno mais frio que muitas regiões da Europa? Que regiões?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Continuo a achar perigoso isto tratado assim .... de que médias estamos a falar, das temperaturas médias propriamente ditas, das médias das máximas.
Se estamos falando de média isto é muito perigoso e erróneo senão vejamos:
Cidade X:
Temp Min: 20º
Temp Max: 30º
Temp Media: 25º

Cidade Y:
Temp Min: 10º
Temp Max: 42º
Temp Media: 26º (agora depende de como é calculada esta média pelos IM)

Então qual é a cidade mais quente ????????
Sabiam que existem desertos em que faz muito frio á noite e durante dia é torrido com valores da ordem dos 50º !!

Já agora:
uperior aos 17,2º Graus de Faro:
Beirute:20,5º
Nicosia:19,4º
Creta:18,3º
Atenas:17,5º
Corfu:17,5º
LaValleta:18º
Palermo:18,5º
Catania:17,5º
Sevilha:18,6º
Cordoba:17,6º
Malaga:18ª
Valencia:17,8º
Alicante:18º

Engraçadas estas cidades ... e qual a diferença de amplitude térmica durante um dia ???
Se eu vivesse nos trópicos em que a minima e a máxima é na ordem dos 26º e aqui fosse igual, seria a minha cidade mais quente ....isto analisado assim é perigoso
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
andamos uma vida inteira a sermos convencidos q o nosso pais é o mais quente da europa...

superior aos 17,2º Graus de Faro:

Continua a confusão... Países ou cidades?
É que a resposta dos países já dei atrás.

Quanto a cidades, não vi ninguém dizer que tínhamos as cidades mais quentes da Europa.
Mas já agora, actualizando os seus dados, a temperatura média anual em Faro (71-00) é 17,35ºC e de Lisboa (Geofísico) é 17,0ºC.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Demasiado alto me parecía ese valor de 14,6 ºC de temperatura media para todo el territorio español y creo haber encontrado la explicación. En realidad son varios factores:

1. La inclusión de Canarias, que posee un clima subtropical y que poco o nada tiene que ver geográficamente con el resto del estado (de hecho geográficamente (insisito para que quede claro) no pertenece ni al mismo continente).

En ese punto calculé la temperatura media anual (1971-2000) utilizando las 69 estaciones peninsulares y baleares que figuran en la página web de AEMET (es decir, todas menos las canarias). El resultado fue de 14,4 ºC. Tampoco era una variación considerable con respecto al valor que aportaba AnDré, pero me seguía pareciendo muy alto...Y entonces me di cuenta de lo que realmente ocurría:

2. España es un país con aproximadamente el 60% (exactamente el 58%) de su territorio por encima de los 600 msnm (cerca de 300.000 km2) . Tan sólo el 11% del territorio está por debajo de los 200 msnm. Todo ello con datos oficiales del INE (Instituto Nacional de Estadística) en la mano.
Bien, pues resulta que de las 69 estaciones analizadas sólo 21 están por encima de los 600 msnm (el 30% del total) y la friolera de 33 por debajo de los 200 msnm (el 48% del total). Para más inri 26 de esas 33 estaciones situadas por debajo de los 200 msnm son costeras y 19 de las 33 se localizan en la zona sur peninsular. Tabla resumen (porcentaje de territorio y estaciones por encima o debajo de una determinada altitud):


.................................España real.......Representación de España en AEMET.....Diferencia

menos de 200 msnm.........11%...............................48%................................ +37 puntos
más de 600 msnm.............58%..............................30%................................. -28 puntos

Como se ve las diferencias entre una y otra columna son más que significativas lo que nos lleva a la conclusión de que la representatividad real de las estaciones sobre la realidad del territorio nacional no es demasiado buena. Y, por tanto, realmente la temperatura media de la España peninsular+Baleares es apreciablemente más baja. De lo que es representativa esa temperatura es de la temperatura media de los lugares en que predominantemente se concentra la población española, que obviamente no es lo mismo que la temperatura media del país.

Fijaos en el hecho de que sólo 1 de las 69 estaciones tratadas se puede considerar de alta montaña (y por muy poco y ni siquiera está en las cordilleras principales ni en las más frías), y que sólo 6 (incluyendo la anterior) se sitúan a más de 1000 msnm. Eso es una absoluta barbaridad en un territorio con tanta cantidad y tanta superficie cubierta por altas mesetas, parameras y cordilleras importantes (con picos de casi 3.500 msnm en el área peninsular). Imaginaos, para todo el Portugal continental se han utilizado 54 estaciones (que no son muchas); en España para una superficie mayor (la que hay por encima de 1000 msnm) sólo 6. De locos.

Saludos y espero haber aclarado algo el asunto en lo que se refiere a España :)
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Nosso Inverno onde??? no Algarve??? em Lisboa??? porque no alto alentejo,beira inteiror,tras-montes mais de 70% do territorio e minho o nosso inverno e mais frio que muitas regiões europeias mas na boa, andamos uma vida inteira a sermos convencidos q o nosso pais é o mais quente da europa... tb nos andaram a convencer a umas decadas que eramos uma potencia mundial mas depois la se descobriu que não eramos...

Falo no Inverno porque no Verão acaba quase por ser um insulto a inteligencia de alguem acharmos que o nosso verão é o mais quente da europa... lol... mas não sou eu que digo são os nº...

Aurelio explique-me so como o seu faro meteorologico explicam isto:

superior aos 17,2º Graus de Faro:
Beirute:20,5º
Nicosia:19,4º
Creta:18,3º
Atenas:17,5º
Corfu:17,5º
LaValleta:18º
Palermo:18,5º
Catania:17,5º
Sevilha:18,6º
Cordoba:17,6º
Malaga:18ª
Valencia:17,8º
Alicante:18º

comparando com isto:

Portugal:

Temp. media anual Capitais de distrito:

Norte:
Braga: 14º
Porto:15º
Vila Real:13,5º
Bragança:12º

Centro:
Coimbra:15,5º
Castelo Branco:15,7º
Leiria:15,3º

Sul:
Lisboa:16,5º
Portalegre:15,6º
Evora:15,8º
Beja:16º
Faro:17,2º


so estou a perguntar leia bem o que escrevi Aurelio... como é que podemos achar que nas nossas cidades onde vivemos o nosso clima é mais quente mais ameno... que estas dezenas de cidades mediterranicas???

Julgo que por vezes confunde-se um pouco o desejo com a realidade... eu compreendo que a maioria dos portugueses desejavam que fossemos o pais mais ameno da europa que tivessemos o melhor clima da europa... mas pelos vistos não somos os unicos antes pelo contrario o nosso toque atlantico da um perfume ao nosso clima muito singular aproximando-o em mts aspectos mt mais ao clima do litoral frances ou do norte de espanha do que dos restantes paises do Mediterraneo... explique-me em que cidade mediterranea tem temperaturas de 12º,13º graus de minima como tem no Beira Litoral,Minho durante os meses de Julho e Agosto??? por exemplo....

cumps

Estes são os dados oficiais e enquanto você não apresentar dados gerais (e não de cidades em particular) que fundamentam o que diz, chamo-lhe com as letras todas de mentiroso e aldrabão.

Mas quero provar o quê?
Eu até agora só falei de países e não de cidades. E falei em 4 países: Portugal, Grécia, Itália e Espanha.

Mas vamos a valores:

15,2ºC diz o IM que é a temperatura média em Portugal Continental.
14,6ºC diz a AEMET que é a temperatura média anual em Espanha (totalidade do território espanhol).
13,1ºC é a temperatura média anual de Itália. (Totalidade do território) (página 16 - pdf)

Ainda não encontrei um valor para a Grécia. Apenas mapas...
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Bueno, pues creo que ya tenemos "ganador" (una palabra muy fea hablando de climatología) en la comparación entre estos 4 países: Grecia. He hecho lo mismo que hice para España con las estaciones disponibles en la página web del HNMS (Hellenic National Meteorological Service) y el valor medio final ha sido, nada más y nada menos, de 16,8 ºC. El número de estaciones utilizadas ha sido de 34 (lo cual representa una ratio mejor que la de España sin ir más lejos. En Grecia 1 estación por cada 3.882 km2 y en España 1 por cada 7.333 km2 :disgust: ). Ahora bien, hay que hacer algunas matizaciones importantes:

1. Esos 16,8 ºC resultan la media anual de las medias PONDERADAS mensuales. En Grecia se hace así, no con la media aritmética mensual, y así es como lo ofrece el HNMS en su web. ¿Qué quiere decir eso y qué implica? Pues que normalmente la media ponderada es más baja que la aritmética en invierno y más alta en verano. Al cabo del año resulta un desfase aproximado de +0,5 ºC de la media ponderada sobre la aritmética (lo he calculado tras analizar unas cuantas estaciones de todo el país. No todas porque es mucho curro :D ). Por tanto, y aproximadamente (recordad),: 16,8 - 0,5 = 16,3 ºC de media aritmética anual.

2. Tengo la sensación de que ese valor también representa, al igual que sucede en España, la media anual de las temperaturas de los lugares donde se concentra preferentemente la población y NO de la totalidad del pais (las zonas montañosas y de altura están peor representadas). Como digo, algo similar a lo que sucede en España aunque probablemente no tan exagerado como en el país ibérico (por lo de la ratio de antes). En ese caso tenemos que tener en cuenta en la comparación que la media italiana (13,1 ºC) es la más fina (la más "real") y la que más se aproxima a la realidad del país completo, la española (14,4 ºC) y la griega (16,3 ºC) a la media de temperaturas de los lugares en que habita preferentemente la población (la real será apreciablemente más baja), y la portuguesa (Portugal continental) pues no sé, mejor que me lo digais vosotros :D

3. Muy llamativa ha resultado la escasez de estaciones por debajo de los 15 ºC de media ARITMÉTICA (ya lo he convertido) en ese listado de la web oficial griega: 7 de 34!!!!!!!. Algo que aquí en España es de lo más normalito del mundo incluso en costeras (por ejemplo, 13,2 ºC de media anual en la costa asturiana. Ese valor allí en costa es impensable) y de baja altitud: ese hecho sucede en 43 estaciones españolas de las 69 utilizadas; y eso a pesar de estar horriblemente representadas las zonas medias y altas ibéricas, tal y como expliqué en el anterior post (hecho que también parece suceder en el caso griego, insisto). También resultan llamativos los valores medios brutales de Creta y algunas islas del Egeo (por encima de los 19ºC, casi nada).

4, Me parece complicado igualar ese dato griego (insisto que SÓLO representa la media de temperaturas de los lugares en que habita preferentemente la población) en otro zona europea a no ser en Malta o Chipre (con la duda de si es un páis europeo o asiático geográficamente hablando. Políticamente sí es europeo, de hecho pertenece a la UE).

Saludos
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Obrigado Pek por teres descobrido o valor, embora como disseste esses 16,8ºC só representam os lugares onde habitam populações.

Estive a ver a página grega, e achei curioso a estação meteorológica mais alta estar pouco acima dos 700m de altitude. Isto, quando 80% do território grego são montanhas, e uma boa percentagem delas atingem mais de 1500-2000m de altitude.

O que depreendo é que provavelmente esses 16,8ºC de temperatura média, correspondem aos 20% da Grécia que não são montanhas.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Estes são os dados oficiais e enquanto você não apresentar dados gerais (e não de cidades em particular) que fundamentam o que diz, chamo-lhe com as letras todas de mentiroso e aldrabão.

Costa penso q seja consensual que as suas palavras reflectem alguma intolerencia aos meus pontos de vista... normalmente quando se não tem argumentos para se discutir algum tema de forma aberta e tolerante entre-se no campo das ofenças pessoais... eu pessoalmente não irei entrar nessa "Onda" pois sei perfeitamente que o Costa goza de um maior estatuto e credibilidade que eu aqui neste Forum e que se o fizer corro os serios riscos de ser chamado atenção ou ser mesmo inibido do forum, ou seja em caso de trocas de palavras menos correctas eu seria sem duvida o elo mais fraco por isso não me vou defender nem responder a letra quando o Costa me chama esses nomes todos impunemente...

é pena não poder desmentir esses valores que eu apresento sabe porquê??? porque eles são verdadeiros e honestos...

Acho que seria de evitar este tipo de dialogos Costa.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Continuo a achar perigoso isto tratado assim .... de que médias estamos a falar, das temperaturas médias propriamente ditas, das médias das máximas.
Se estamos falando de média isto é muito perigoso e erróneo senão vejamos:
Cidade X:
Temp Min: 20º
Temp Max: 30º
Temp Media: 25º

Cidade Y:
Temp Min: 10º
Temp Max: 42º
Temp Media: 26º (agora depende de como é calculada esta média pelos IM)

Então qual é a cidade mais quente ????????
Sabiam que existem desertos em que faz muito frio á noite e durante dia é torrido com valores da ordem dos 50º !!

Já agora:
uperior aos 17,2º Graus de Faro:
Beirute:20,5º
Nicosia:19,4º
Creta:18,3º
Atenas:17,5º
Corfu:17,5º
LaValleta:18º
Palermo:18,5º
Catania:17,5º
Sevilha:18,6º
Cordoba:17,6º
Malaga:18ª
Valencia:17,8º
Alicante:18º

Engraçadas estas cidades ... e qual a diferença de amplitude térmica durante um dia ???
Se eu vivesse nos trópicos em que a minima e a máxima é na ordem dos 26º e aqui fosse igual, seria a minha cidade mais quente ....isto analisado assim é perigoso

Sim mas o meu ponto de vista acaba por ter alguma coerencia certo??? existem cidades bem mais amenas,quentes que as nossas cidades em nº consideravel espalhadas por varias regiões do Mediterraneo... eu aqui não estou a perspectivar conceitos como amplitudes termicas, horas de insolação, invernos mais ou menos rigorosos apenas estou a referir que existem imensas cidades espalhadas pelo mediterraneo em imensos paises com valores de temperatura media anual superiores as nossas cidades LOGO se estas cidades tem valores de temperatura media anual superiores as nossas cidades mais quentes(Faro,Lisboa e Beja) concluou-o que as cidades portuguesas não são as cidades mais quentes e amenas da europa... so isso nada mais...

cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Uma afirmação destas convinha ser fundamentada com alguns dados. 70% do território de Portugal tem um Inverno mais frio que muitas regiões da Europa? Que regiões?



Dan ok exagerei 70% é muito... mas as cidades e região de Tras-montes e Beira Alta-Viseu,Guarda,Covilhã,Vila Real,Bragança tem de certeza Invernos tão ou mais frios que muitas cidades europeias do centro da europa disso não tenho duvidas e que a maioria das cidades e regiões do Mediterraneo... não tenho duvidas que um Inverno em Bragança não fica a dever nada a nivel de temperatura e mesmo de dias frios ou gelados como cidades como Londres,Paris,Dublin,etc,etc,etc foi so isso que quis trasmitir...

cumps