Portugal, o país mais quente da Europa?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Percebeu então o que quis dizer ?????
Pois bem esta discussão é patética e faz muito pouco sentido .. bem como a sua resposta que não deve ter percebido nada do que eu disse !!!!

Claro que percebi.


Israel também é considerado Europa, certo ??!!

Não.


Chipre e Malta não são bem na Europa, então são aonde ???!!

Chipre é na Ásia e Malta está entre a Europa e a África.
Mas se quiserem considerar Malta europeia, por mim estão à vontade.


O que disse é que podia falar em Chipre e Malta, bem como nos Açores e Madeira (região) dado que em termos de amplitude térmica não devem variar assim tanto ... mas que não fazia sentido e porquê ???
Porque não estão sujeitas a clima continental, no sentido da influencia causada pelo arrefecimento/aquecimento nessas regiões, e portanto poucas oscilações na temperatura !!
Será que é desta .....!!

Exacto.

E VOLTO A DIZER NÃO VALE A PENA COMPARAR PAÍSES ... COMPARE-SE APENAS REGIÕES QUE AÍ SIM CHEGARIAMOS CERTAMENTE A CONCENSO E MUITO MENOS COMPARE-SE CIDADES DIZENDO-SE QUE REPRESENTA 70 A 80 % DA POPULAÇÃO !!

Eu até regiões teria dificuldade em comparar, quanto mais países, pois não há cobertura meteorológica suficiente para tomar conclusões desse tipo.
A Grécia, dos 4 países mediterrânicos europeus principais, é o único com uma média superior no geral das estações a Portugal, mas isto é explicado, como o André já disse, pelo posicionamento favorável destas estações em relação às zonas mais quentes ( poucas estações a reportar dados de zonas moderadas, mais frias e altas que até constituem a grande maioria do país). Claro que mesmo com estas referências claramente favoráveis a Portugal, eu ainda assim, não me iria pôr a dizer que Portugal é o mais quente ou até que é mais quente que x ou y, só porque tem uma maior média geral tendo em conta as suas estações meteorológicas.
Penso que isso, tendo em conta os dados actuais, é completamente impossível de estabelecer.
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Claro que percebi.




Não.




Chipre é na Ásia e Malta está entre a Europa e a África.
Mas se quiserem considerar Malta europeia, por mim estão à vontade.




Exacto.



Eu até regiões teria dificuldade em comparar, quanto mais países, pois não há cobertura meteorológica suficiente para tomar conclusões desse tipo.
A Grécia, dos 4 países mediterrânicos europeus principais, é o único com uma média superior no geral das estações a Portugal, mas isto é explicado, como o André já disse, pelo posicionamento favorável destas estações em relação às zonas mais quentes ( poucas estações a reportar dados de zonas moderadas, mais frias e altas que até constituem a grande maioria do país). Claro que mesmo com estas referências claramente favoráveis a Portugal, eu ainda assim, não me iria pôr a dizer que Portugal é o mais quente ou até que é mais quente que x ou y, só porque tem uma maior média geral tendo em conta as suas estações meteorológicas.
Penso que isso, tendo em conta os dados actuais, é completamente impossível de estabelecer.



Volto a repetir estou a comparar regiões e volto a repetir as regiões da Secilia Italia sul de Espanha toda a faixa mediterranea atenção região do tamanho do territorio portugues as suas principais cidades tem temperaturas medias anuais superiores a cidade capital de distrito mais quente de Portugal Faro... onde estão as duvidas... Logo Portugal não tem a região mais quente da europa alias tem 5,6 regiões no mediterraneo onde as temperaturas medias anuais são superiores as nossas regiões mais amenas... Onde estão as duvidas???
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Volto a repetir estou a comparar regiões e volto a repetir as regiões da Secilia Italia sul de Espanha toda a faixa mediterranea atenção região do tamanho do territorio portuguesas as suas principais cidades tem temperaturas medias anuais superiores a cidade capital de distrito mais quente de Portugal Faro... onde estão as duvidas... Logo Portugal não tem a região mais quente da europa alias tem 5,6 regiões no mediterraneo onde as temperaturas medias anuais são superiores as nossas regiões mais amenas... Onde estão as duvidas???

Você claramente usou e abusou das cidades, porque está a dizer que está a comparar regiões ? Desde quando você tem informações sobre as temperaturas dessas regiões inteiras? Se nem os institutos de cada país têm essas informações, quanto mais você...
Onde estão as dúvidas? Olhe desde o momento em que vi a forma como medem temperaturas em várias estações da Espanha, da Grécia ( ambos em condições completamente não standard e boas para receber calor artificial) e em Portugal ( aquela da Amareleja à sombra foi interessante) deixei até de dar grande valor a muitos desses dados...
É completamente contraproducente, instituições que se dizem científicas, oficiais ter atitudes dessas... E depois, como senão bastasse, ainda há aqui quem queira usar esses dados para provar alguma coisa e a partir daí extrapolar dados para regiões inteiras, quanto a cobertura de uma estação resume-se a uma pequena área em redor de si e nada mais.
Digo-lhe até que esta sua atitude de imposição de Portugal como o país mais frio da bacia mediterrânica, usando dados e realidades que não o favorecem, é no mínimo caricata.
As regiões mais quentes de Portugal, têm uma cobertura muito menor que outros países mediterrânicos, então não entendo o porquê da insistência em usar dados de Faro ( como fez nesta mensagem acima, para depois dizer que está a comparar regiões... Em que ficamos? Faro é uma região ou é uma cidade?), quando há zonas claramente mais quentes que esses locais. É no mínimo algo estranho, mas ok.
Penso que é muito perigoso tentar concluir algo a partir daí.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Você claramente usou e abusou das cidades, porque está a dizer que está a comparar regiões ? Desde quando você tem informações sobre as temperaturas dessas regiões inteiras? Se nem os institutos de cada país têm essas informações, quanto mais você...
Onde estão as dúvidas? Olhe desde o momento em que vi a forma como medem temperaturas em várias estações da Espanha, da Grécia ( ambos em condições completamente não standard e boas para receber calor artificial) e em Portugal ( aquela da Amareleja à sombra foi interessante) deixei até de dar grande valor a muitos desses dados...
É completamente contraproducente, instituições que se dizem científicas, oficiais ter atitudes dessas... E depois, como senão bastasse, ainda há aqui quem queira usar esses dados para provar alguma coisa e a partir daí extrapolar dados para regiões inteiras, quanto a cobertura de uma estação resume-se a uma pequena área em redor de si e nada mais.
Digo-lhe até que esta sua atitude de imposição de Portugal como o país mais frio da bacia mediterrânica, usando dados e realidades que não o favorecem, é no mínimo caricato.
Penso que é muito perigoso tentar concluir algo a partir daí.

Belem vamos ver uma coisa eu não disse mais fria mas sim mais fresca ok?? são coisas diferentes normalmente o Mediterraneo Oriental tem massas de ar continentais que nos nem "cheiramos" que faz com que muitas regiões do mediterraneo tenham extremos climaticos maiores que as cidades portuguesas do LITORAL ok... logo as cidades portuguesas muitas delas não são tão frias como muitas cidades mediterraneas onde se atingem temperaturas minimas abaixo dos -2º graus coisa rara por exemplo nas cidades do Litoral portuguesas mas o mesmo acontece com as cidades Irlandesas por exemplo relativo a europa central ok isso não signfica que as temperaturas anuais em Dublin sejam inferiores a muitas cidades da europa central ok... mas fala e bem nas estações metereologicas já pensou já colocou a hipotese se a cidade de Lisboa tivesse a sua estação metereologica em Torres Vedras ou em Loures??? já viu que mtas noites em que Lisboa estão 6,7º graus em torres estão 0º graus...mas o que quero referir é que Portugal não é a região mais amena da europa e tem 5,6 regiões onde as temperaturas medias anuais são superiores.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Belem vamos ver uma coisa eu não disse mais fria mas sim mais fresca ok??.

Se um local é mais fresco que o outro, deve ser mais frio , não?



são coisas diferentes normalmente o Mediterraneo Oriental tem massas de ar continentais que nos nem "cheiramos".

Sim, sobretudo as do inverno.



que faz com que muitas regiões do mediterraneo tenham extremos climaticos maiores que as cidades portuguesas do LITORAL ok... logo as cidades portuguesas muitas delas não são tão frias como muitas cidades mediterraneas onde se atingem temperaturas minimas abaixo dos -2º graus coisa rara por exemplo nas cidades do Litoral portuguesas mas o mesmo acontece com as cidades Irlandesas por exemplo relativo a europa central ok isso não signfica que as temperaturas anuais em Dublin sejam inferiores a muitas cidades da europa central ok... mas fala e bem nas estações metereologicas já pensou já colocou a hipotese se a cidade de Lisboa tivesse a sua estação metereologica em Torres Vedras ou em Loures??? já viu que mtas noites em que Lisboa estão 6,7º graus em torres estão 0º graus...mas o que quero referir é que Portugal não é a região mais amena da europa e tem 5,6 regiões onde as temperaturas medias anuais são superiores.

Lisboa deve ser de facto das únicas capitais de distrito portuguesas feitas numa das zonas mais quentes do distrito, mas de resto, não conheço outra... E falando de Portugal inteiro isto é pouco, muito pouco.
Você diz que quer referir que Portugal não é a zona mais amena da Europa, pois relativamente a isso eu não sei e sinceramente não vi aqui no forum alguém dizer isso ( talvez porque não hajam informações suficientes para tomar conclusões dessas). Como já alguém disse, não confirmo, nem desminto...
Mas já que o Socio se sente à vontade para afirmar isso, espero que o possa fazer com o cruzamento de muitos dados, de vastas regiões e com a aprovação de algum órgão científico oficial ( ou dados oficiais vá...).
OK, apresente-nos dados de TODAS essas regiões, que tanto apregoa serem mais quentes que as zonas mais quentes de Portugal ( e o quão quentes são estes locais?) com dados completos que incluam cada m2 ( até pode ser km2, pronto). Vá, até pode ser um estudo oficial feito pelo instituto meteorológico desse país. Como me disse um meteorologista que trabalho no IM, só assim se poderia saber que ponto é o mais quente. Quem sabe no futuro com mais tecnologia se saiba, mas a meu ver há coisas mais importantes.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Se um local é mais fresco que o outro, deve ser mais frio , não?





Sim, sobretudo as do inverno.





Lisboa deve ser de facto das únicas capitais de distrito, portuguesas feitas numa das zonas mais quentes do distrito, mas de resto tirando, Setúbal, não conheço outra... E falando de Portugal inteiro isto é pouco, muito pouco.
Você diz que quer referir que POrtugal não é a zona mais amena da Europa, pois relativamente a isso eu não sei e sinceramente não vi aqui no forum alguém dizer isso ( talvez porque não hajam informações suficientes para tomar conclusões dessas). Mas já que o Socio se sente à vontade para afirmar isso, espero que o possa fazer com o cruzamento de muitos dados, de vastas regiões e com a aprovação de algum órgão científico oficial ( ou dados oficiais vá...).
OK, apresente-nos dados de TODAS essas regiões, que tanto apregoa serem mais quentes que as zonas mais quentes de Portugal ( e o quanto quentes são estes locais?) com dados completos que incluam cada m2 ( até pode ser km2, pronto). Vá, até pode ser um estudo oficial feito pelo instituto meteorológico desse país. Como me disse um meteorologista que trabalho no IM, só assim se poderia saber que ponto é o mais quente. Quem sabe no futuro com mais tecnologia se saiba, mas a meu ver há coisas mais importantes.

Não concordo Dublin é mais fresca mas não é mais fria que por exemplo Munique ou mesmo Berlin o mesmo acontece com o territorio portugues face a muitas regiões mediterraneas.
Obivamente que a minha analise é baseada nos dados das principais cidades das regiões o que eu fasço é quais são as principais da Secilia Palermo e Catania quais são as prinicipais cidades da Sardenha Alghero quais são as principais cidades da vasta costa mediterranea centro,sul espanholas Valencia,Alicante,Huelva,etc quais são as principais cidades da Grecia e depois comparo com as cidades portuguesas e com as principais cidades portuguesas e vejo que nem a cidade portuguesa capital de distrito mais quente Faro consegue se aproximar dos valores destas cidades quanto mais as restantes Lerias,Coimbras,C.Brancos,Portalegres,Vianas,Bragas,etc julgo que é logico e legitmo é obvio que não tenho capacidade de fazer esses estudos cientificos que o Belem enunciou capacidade ate posso ter não tenho é os meios o tempo e os conhecimentos ao meu dispor... porque se não compararmos as cidades que acabam por ser uma amostra das regiões começa a ser dificil falar-se de clima e de temperaturas certo?
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Resumen de lo que ya expuse para que se pueda ver con claridad. Temperaturas medias calculadas a partir de datos de estaciones oficiales:

- Países con una red de estaciones que SÍ representa correctamente el territorio nacional:

1. Italia (continental+islas mediterráneas): 13,4 ºC (1971-2003). El valor de 13,1 ºC era para el período 1961-1990


- Países con una red de estaciones que NO representa correctamente el territorio nacional:

1. España (continental+islas mediterráneas): 14,4 ºC (1971-2000)
2. Grecia (continental+islas mediterráneas): 16,3ºC (1955-1997)


Y luego está el valor de Portugal (continental): 15,2 ºC; del que ignoro el período y si representa correctamente el territorio nacional analizado o no.


Consideraciones:

1. Los períodos. Evidentemente no es lo mismo un período 1955-1997 que uno 1971-2000 o 1971-2003; notablemente más cálidos estos últimos de forma general en toda Europa. Eso en una comparación se nota.

2. Los países cuya red de estaciones usada en el cálculo de la media NO representa correctamente el territorio nacional ofrecen unos valores medios que SÍ representan la media de los lugares en que reside la población pero NO la media real del país. Esta última será notablemente más baja que la media ofrecida antes puesto que las zonas más representadas en dicha red de estaciones son las más cálidas, accesibles y habitables, que es donde mayoritariamente reside la población (las ciudades se fundaban en las zonas más amables y agradables del entorno, no en los lugares más frios y crudos).

3. Hay que comparar a "igualdad" de territorio. No se pueden incluir territorios supracontinentales con características climáticas radicalmente distintas que desvirtúan el posible resultado final. Ejemplo: Canarias y otras islas macaronésicas.

4. Las formas de medida de las temperaturas y los posibles errores de situación de las estaciones influyen en los valores finales notablemente. Ejemplo: Soria. Estación oficial situada en mitad de un polígono industrial a media ladera, rodeada de asfalto y edificios y con constante tráfico de camiones. Registra horriblemente las heladas y no representa para nada a una ciudad en que hiela muchísimo (hasta el punto que se llega a congelar el río Duero):

- Media aritmética del mes más frío en este observatorio soriano: 2,9 ºC :maluco: Mínimas absolutas de los últimos años (2005-2009): -12.8; -13.6; -10.0; -8.2; -13.3

- Media aritmética del mes más frío en Soria-Fuentecantos (afueras de Soria a unos 6 km en línea recta del centro de la capital y estación mucho más representativa de la zona que el observatorio soriano): entre 0,5 y -0,5 ºC. Mínimas absolutas (2005-2009): -21.1; -21.0; -16.8; -12.0; -17.1. Y no es un caso aislado ya que hay estaciones en los alrededores tan o más frías que ésta, incluso en la propia capital (otras dos)...

Pues bien, AEMET tiene en cuenta los valores del observatorio, a pesar de su evidente falta de representatividad. Y los demás a aguantarnos :rolleyes:

5. Realizar una comparación completamente justa y real es complicadísimo por la suma de cosas anteriormente expuestas.

Saludos y buen rollo que esto es una bonita afición para pasar un buen rato :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Desculpem intervir mas este tópico já cheira mal, esta discussão inútil anda em círculos, não vão chegar a nenhuma conclusão.:sono::buh:

Caro sociometeo mais cego o é aquele que não quer ver;)

O tema do tópico à muito se perdeu....:rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Desculpem intervir mas este tópico já cheira mal, esta discussão inútil anda em círculos, não vão chegar a nenhuma conclusão.:sono::buh:

Caro sociometeo mais cego o é aquele que não quer ver;)

O tema do tópico à muito se perdeu....:rolleyes:

Ia ... agora que já debateram em ciclos sempre o mesmo podem começar do zero e discutir o tema Precipitação em Portugal e sempre podem comparar com o resto das regiões mediterranicas !!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não concordo Dublin é mais fresca mas não é mais fria que por exemplo Munique ou mesmo Berlin o mesmo acontece com o territorio portugues face a muitas regiões mediterraneas.

Que disparate.
UM local ou é mais frio ou é mais quente que o outro. Agora tudo depende do que se está a comparar ( seja verão, inverno, um dia, uma hora, um minuto,etc...)
Desculpe lá, mais que eu saiba ainda estou sóbrio para saber distinguir que um valor de tºc de um local ou é mais quente, ou é igual ou é mais frio que o outro. Também se podia falar de calor aparente, mas aqui ninguém tá a falar nisto.


Obivamente que a minha analise é baseada nos dados das principais cidades das regiões o que eu fasço é quais são as principais da Secilia Palermo e Catania quais são as prinicipais cidades da Sardenha Alghero quais são as principais cidades da vasta costa mediterranea centro,sul espanholas Valencia,Alicante,Huelva,etc quais são as principais cidades da Grecia e depois comparo com as cidades portuguesas e com as principais cidades portuguesas e vejo que nem a cidade portuguesa capital de distrito mais quente Faro consegue se aproximar dos valores destas cidades quanto mais as restantes Lerias,Coimbras,C.Brancos,Portalegres,Vianas,Bragas,etc

Claro que você só comparou cidades e esse foi o seu calcanhar de aquiles.
Ainda por cima, umas mensagens antes, teve a coragem de dizer que estava a comparar regiões e não cidades.
Continue nessa onda de comparar países climaticamente, a partir das suas cidades e vai ver a que conclusões belas pode chegar.
Até a Etiópia vai lhe parecer temperada em comparação com países muito mais frios que ela.


julgo que é logico e legitmo é obvio que não tenho capacidade de fazer esses estudos cientificos que o Belem enunciou capacidade ate posso ter não tenho é os meios o tempo e os conhecimentos ao meu dispor... porque se não compararmos as cidades que acabam por ser uma amostra das regiões começa a ser dificil falar-se de clima e de temperaturas certo?

Por alguma razão nunca se publicou um artigo científico a comparar climaticamente de forma directa e exaustiva, todos os países mediterrânicos, de forma a abarcar toda a sua extensão, não acha?
Daí que não é você com as suas limitações inerentes, que nos vai convencer que pode usar esses dados das cidades e daí tomar conclusões absurdas e bastante perigosas, para fazer generalizações desse tipo.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Desculpem intervir mas este tópico já cheira mal, esta discussão inútil anda em círculos, não vão chegar a nenhuma conclusão.:sono::buh:

Caro sociometeo mais cego o é aquele que não quer ver;)

O tema do tópico à muito se perdeu....:rolleyes:

Caro MSantos eu não discuto nem debato sozinho.
Não me vou alongar mt mais na conversa...mas mantenho e reforço quase tudo aquilo que aqui referi nada mais...
E este topico como muitos divergem em outros assuntos por acaso este topico ate é um pouco da minha autoria e não visa so falar sobre a percipitação mas sim da temperatura.

Mas não me vou alongar mais penso que já demonstrei o meu ponto de vista agora MSantos se me fizerem perguntas ou comentarios aos meus comentarios é natural que comente certo?

cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Resumen de lo que ya expuse para que se pueda ver con claridad. Temperaturas medias calculadas a partir de datos de estaciones oficiales:

- Países con una red de estaciones que SÍ representa correctamente el territorio nacional:

1. Italia (continental+islas mediterráneas): 13,4 ºC (1971-2003). El valor de 13,1 ºC era para el período 1961-1990


- Países con una red de estaciones que NO representa correctamente el territorio nacional:

1. España (continental+islas mediterráneas): 14,4 ºC (1971-2000)
2. Grecia (continental+islas mediterráneas): 16,3ºC (1955-1997)


Y luego está el valor de Portugal (continental): 15,2 ºC; del que ignoro el período y si representa correctamente el territorio nacional analizado.


Consideraciones:

1. Los períodos. Evidentemente no es lo mismo un período 1955-1997 que uno 1971-2000 o 1971-2003; notablemente más cálido estos últimos de forma general en toda Europa. Eso en una comparación se nota.

2. Los países cuya red de estaciones usada en el cálculo de la media NO representa correctamente el territorio nacional ofrecen unos valores medios que SÍ representan la media de los lugares en que reside la población pero NO la media real del país. Esta última será más baja puesto que las zonas más representadas son las más cálidas, accesibles y habitables, que es donde mayoritariamente reside la población (las ciudades se fundaban en las zonas más amables y agradables del entorno, no en los lugares más frios y crudos).

3. Hay que comparar a "igualdad" de territorio. No se pueden incluir territorios supracontinentales con características climáticas radicalmente distintas que desvirtúan el posible resultado final. Ejemplo: Canarias y otras islas macaronésicas.

4. Las formas de medida de las temperaturas y los posibles errores de situación de las estaciones influyen en los valores finales notablemente. Ejemplo: Soria. Estación oficial situada en mitad de un polígono industrial a media ladera, rodeada de asfalto y edificios y con constante tráfico de camiones. Registra horriblemente las heladas y no representa para nada a una ciudad en que hiela muchísimo (hasta el punto que se llega a congelar el río Duero):

- Media del mes más frío en este observatorio soriano: 2,9 ºC :maluco: Mínimas absolutas de los últimos años (2005-2009): -12.8; -13.6; -10.0; -8.2; -13.3

- Media del mes más frío en Fuentecantos (afueras de Soria a 5-6 km en línea recta de la capital): entre 0 y -0,5 ºC. Mínimas absolutas (2005-2009): -21.1; -21.0; -16.8; -12.0; -17.1. Y hay estaciones en los alrededores tan o más frías, incluso en la propia capital (otras dos)...

Pues bien, AEMET tiene en cuenta los valores del observatorio, a pesar de su evidente falta de representatividad.

5. Realizar una comparación completamente justa y real es complicadísimo por la suma de cosas anteriormente expuestas.

Saludos y buen rollo que esto es una bonita afición para pasar un buen rato :)

Exacto Italia e Espanha são paises territorialmente mt maiores que Portugal tem de facto valores de temperatura media anual inferiores a Portugal mas tambem é verdade que dentro de Italia e em Espanha existem regiões mais amenas quentes com valores de temperatura media anual superiores a Portugal baseando obviamente nos valores das principais cidades refiro-me a toda a costa centro sul mediterranea espanhola e a Secilia em Italia....logo concluou que Portugal não possui das regiões mais quentes e amenas da europa tem 5,6 regiões mais amenas que as nossas mais amenas so isso.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Exacto Italia e Espanha são paises territorialmente mt maiores que Portugal tem de facto valores de temperatura media anual inferiores a Portugal mas tambem é verdade que dentro de Italia e em Espanha existem regiões mais amenas quentes com valores de temperatura media anual superiores a Portugal.

Ah, pois é.
Depois você diz que sou eu que faço das excepções regra.
E ainda gostava de saber que valores têm essas regiões ( valores de cidades não valem...). Claro que o Sociometeo não pode providenciar isto, então porque insiste numa coisa que não sabe?
E territorialmente Itália e Espanha são maiores em termos terrestres, não em termos marítimos.


baseando obviamente nos valores das principais cidades refiro-me a toda a costa centro sul mediterranea espanhola e a Secilia em Italia....logo concluou que Portugal não possui das regiões mais quentes e amenas da europa tem 5,6 regiões mais amenas que as nossas mais amenas so isso.

Não, você não tem dados suficientes que lhe permitam fazer uma afirmação dessas.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Ah, pois é.
Depois você diz que sou eu faço das excepções regra.
E ainda gostava de saber que valores têm essas regiões ( valores de cidades não valem...). Claro que o Sociometeo não pode providenciar isto, então porque insiste numa coisa que não sabe?
E territorialmente Itália e Espanha são maiores em termos terrestres, não em termos marítimos.




Não, você não tem dados suficientes que lhe permitam fazer uma afirmação dessas.

So digo e mantenho Italia e Espanha tem cidades que estão inseridas em regiões onde os valores de temperatura media anual são superiores as cidades portuguesas...
Nada mais que isso.
Palermo-18,5º
Alicante-19º

Lisboa-16,5º
Faro-17,2º

lol so isto.... Julgo que seja inutil falar de Leiria,Porto,Aveiro,Coimbra,Evora,Castelo Branco,Portalegre,Braga,Vila Real,Bragança,Braga etc