Possível encontro para caçada - Zonas Sul ou Centro - 27, 28 ou 29/05/2011



Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Então passa por cá e dá uma apitadela, pode ser que nos encontremos, só não vou convosco porque sesta abalo para Aveiro

cumprimentos

Olá vagas. Amanhã vou mesmo a Montemor.

Esta RUN do GFS voltou a carregar na precipitação, embora não muito, e carregou principalmente no CAPE e LI para a tarde de amanhã.

Ainda há mais saídas e mais alterações (embora poucas). Mesmo assim decidi arriscar, até porque quem não arrisca não petisca. :p Vamos lá ver o que se sucede. O "não" sempre está garantido. :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Stormchasing TempoemCorroios - Montemor-O-Novo - 27 Maio 2011

Boa noite a todos. A caçada de hoje foi um completo sucesso. :w00t:

Deixo aqui desde já um breve resumo da caçada. O material recolhido foi bastante, o que vai levar algum tempo a tratar. E como amanhã o cenário se repete, com um ligeiro agravamento (possibilidade de fenómenos localmente severos), quando colocar aqui os meus registos coloco tudo de uma só vez, em tópicos separados, claro (desta caçada + amanhã + Domingo + Segunda - pois pelo menos até Segunda o tempo convectivo vai manter-se).

Cheguei a Montemor-O-Novo antes de hora de almoço. Depois de almoçar, subi até ao castelo. A paisagem era lindíssima, sem igual. A vista para todos os quadrantes era excelente (e digo excelente pois estou habituado a pouco). O céu estava com alguns cumulus, de pequena dimensão e muito dispersos e frequentes. :)

Após umas longas 4 horas de espera, e a consultar regularmente o Sat24 / detector Tempoemcorroios / site do IM / outras fontes, eis que o vagas decidiu juntar-se a mim, com mais 2 amigos. Após algum tempo de convívio e troca de informações e alguns assuntos sobre a meteorologia, o vagas teve que ir embora para fazer as malas.

O céu entretanto começou a apresentar cada vez menos cumulus, mas mais espessos e altos, e chegou a ameaçar cair um aguaceiro. Após a primeira ameaça, foi sempre a progredir. Lá iam surgindo cada vez mais cumulus, alguns com um óptimo aspecto. Entretanto o Chasing Thunder (que trouxe também o seu irmão) encontrou-se comigo. Mais uma hora de convívio e boa disposição, foi na altura em que o Chasing Thunder chegou que o céu estava já digno de alguns registos. E assim foi, começámos a fotografar as primeiras células que apareceram. Estava muito escuro a Sul e ouvia-se trovoada, o mesmo se passava um pouco mais ao lado, mais para Norte. Depois de conseguidas umas boas fotografias, o trepkos entrou em contacto comigo e encontrou-se connosco. O Chasing Thunder teve que ir embora, e eu e o trepkos (que me deu boleia) dirigimo-nos para outro spot. Lá foi a cereja no topo do bolo, com uma célula que começou pequenina e se tornou gigantesca. As cortinas de chuva da mesma eram muito definidas e visíveis, e indicavam precipitação muito forte a poucos quilómetros de nós. Ouviam-se trovões, alguns deles mais perto que outros.

A célula esteve sem exagero mais de uma hora (filmei durante mais de umahora a célula, para fazer um time lapse) praticamente estacionada sempre a debitar precipitação forte e quase sempre no mesmo local. Foram visíveis alguns raios intra-nuvem, embora nuvem-terra não se tenha avistado nenhum.

Entretanto o trepkos foi tratar do jantar :p e eu fiquei ainda a acabar de fazer os últimos registos. Até ao fim da caçada um Sr. já com a sua idade lá da zona de Montemor-O-Novo fez-me companhia, numa agradável conversa onde trocámos experiências e opiniões sobre diversos assuntos. A parte mais "cómica" de tudo foi quando esse Sr. me perguntou se eu estava a fotografar tornados (chamou de tornados às cortinas de chuva que eram bem visíveis na altura). :D

A célula começou a morrer, e tive ainda tempo para fotografar um lindíssimo pôr-do-sol, sempre com um horizonte repleto de Natureza no seu estado natural.

Valeu bastante a pena e fiquei bastante contente com os resultados. Posso não ter fotografado relâmpagos ou as condições meteorológicas podem não ter sido bem as que esperava encontrar, mas não contaram só os registos efectuados, contaram também os bons momentos passados.

Os meus agradecimentos ao vagas (e seus amigos), ao Chasing Thunder e ao seu irmão, e ao trepkos pela simpatia com que me receberam e trataram. Um obrigado adicional para o trepkos, pois sem ele não teria sido possível deslocar-me até ao último spot onde apanhei a célula de fim-de-tarde. :thumbsup:

Fico agora ansiosamente à espera da próxima oportunidade para repetir esta aventura. :w00t:

Os registos deste encontro serão publicados logo que possível.

Cumprimentos
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Ahhh grande Lightning, espectáculo! :thumbsup:

Só pela tua descrição dá bem para ver que o dia foi um êxito! Parabéns e venham de lá esses registos fotográficos para a malta regalar os olhos! :w00t:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Só tenho uma coisa a dizer, o bocadinho que estive lá foi muito bom, na companhia do Lightning ( Francisco) e na magnifica paisagem que montemor tem para nos oferecer, ora desde mais cá vai os meus registos, peço desculpa pela qualidade, mas a minha máquina não anda muito boa:

1º Fotos do castelo de Montemor-o-Novo:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Paisagem de Montemor:



Uploaded with ImageShack.us

2º a caçada:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Por fim já de regresso ao couço ainda deu para mais umas fotos



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Um pouco mais á frente depois de Passar por brotas, deparo-me com uma célula que estava atrás de mim, parámos o carro e estive ali mais um pouco a fotografar:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Espero ansiosamente por mais opurtunidades destas:w00t:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Vistas excelentes para fotografar e filmar trovoadas :w00t:

Obrigado Chasing Thunder, venham de lá mais registos :thumbsup:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Ainda bem que te conseguiste orientar o resto do tempo e não te perdeste. hehe. :thumbsup:

Venham de lá esses registos que estou curioso, era uma bela célula, com uma enorme beleza, assim que o vagas me disse que estavas no Castelo vi logo que tinha de te levar para o spot da igreja, irias gostar mais e terias melhor visibilidade, não me enganei. Se um dia voltares, já sabes.