Reportagem feita a partir das 17h30, na direcção sueste a partir do Alandroal. http://wNeR0 Fiz o vídeo no intervalo entre a 2ª e a 3ª fotografia. As fotografias estão por ordem cronológica. O fenómeno terá começado mais perto do meu local de observação e foi-se deslocando para sueste.
Bom registo. O que o Gerofil registou é quase de certeza um Tornado, do tipo que os americanos chamam de Landspout. Este tipo de tornados tem uma génese diferente da que está associada a um mesociclone. Nestes casos existe previamente um vórtice/remoinho à superfície que é sugado pela corrente ascendente de uma nuvem em desenvolvimento vertical gerando-se um Tornado. É a mesma génese da maioria das trombas marinhas. Estes tornados são na sua grande maioria fracos (F0-F1), mas nem sempre, por vezes podem provocar bastante estragos podendo chegar à intensidade F3, embora isso seja muito raro Analisadas as imagens de satélite, estas coincidem com uma pequena célula em crescimento a sudeste do Alandroal precisamente à hora do evento, entre as 17:30 e 17:40. (Alandroal no mapa marcado com uma bola)
Bom registo Qualquer fenómeno meteorológico que aconteça em Portugal há sempre um membro do nosso forum para o capturar
Boas Muito bom registo Gerofil Com que maquina é que fizeste o filme ? Tens de desligar a opção zoom digital pois este zoom, tira bastante qualidade, ou foi com o telemóvel ? Mesmo assim acho que é o 1º landspout registado em Portugal Abraços
Parabéns Gerofil, é fundamental estarmos atentos para se captarem imagens destas. P.S. E ter uma máquina à mão ajuda muito...
Bem apanhado Gerofil. Isso é que é andar sempre atento Obrigado pela partilha Acho que devias enviar os registos para o IM.
Á grande Gerofil... Muito bom registo!! no sitio certo á hora certa, e atento Embora a tua camara precisa de um tripé... ou havia muito vento ?
Qual será a probabilidade de um ser humano presenciar um fenómeno destes, ainda por cima em território português? Seja o que for, excelente registo Gerofil!
Olá; agradeço todos comentários entretanto já feitos. Comecei a observar este fenómeno pelo seu topo e por cima dos telhados de uma rua da vila (era um cone perfeito que descia de uma nuvem e que se deslocava de leste para oeste). Demorei dois a três minutos a chegar ao local onde tirei as primeiras duas fotografias; depois fiz o filme e só tirei a terceira e quarta fotografia depois de ter feito o filme. Desconheço mais alguém que tenha observado o fenómeno aqui no Alandroal mas sei que algumas pessoas comentaram a existência de um tufão na Aldeia do Rosário que, para mim, terá sido a localidade mais próxima por onde terá passado o fenómeno. Lembro que eram 17h30 de Domingo e a temperatura estaria bem acima dos 30 ºC. Acho que o fenómeno não será assim tão raro no nosso país; conversando com um amigo dessa aldeia do Rosário, fiquei a saber que há poucos anos (2 ou 3) também terá ocorrido outro fenómeno parecido por ali perto que terá derrubado algumas árvores. Quanto à máquina fotografia, está mesmo a precisar de uma manutenção técnica ou mesmo substituí-la por uma outra mais sofisticada. Um conselho deixo a todos: qualquer que seja o local para onde vaiam, levem sempre uma máquina fotográfica … Ah, e acreditem que se desejarem verem muito um determinado fenómeno, vão ver que um dia terão o desejo concretizado. Por fim, um grande mesmo grande agradecimento ao Vince todo o trabalho de edição e realização final do vídeo.
Não podia deixar igualmente de felicitar o meu vizinho, por tão bom apanhado. É o que se chama estar no local certo à hora exacta! E também eu tenho esa mesma filosofia/crença de que se desejar-mos muito uma coisa mais tarde ou mais cedo ela se concretizará! Quanto à máquina em si, aquelas duas manchas pretas parecem-me uns fungos que se formam nas lentes com alguns anos. Ou optas por uma limpeza feita por algum profissional ou então vai pensando numa nova! Um abraço e muitos parabéns por este momento único!
Hoje vi um Landspout antes de chegar uma trovoada, ia do chão à nuvem e durou ( do momento em que o vi até desaparecer ) cerca de 5 minutos, e tinha um 'funil' de tamanho 'razoável', avistei do meu local de trabalho, uma torre de vigia de incêndios com 12 metros no alto do Castelo de Montemor.