Prática de Naturismo/Nudismo em Portugal

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Aurélio 27 Abr 2014 às 18:24.

  1. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    O que é o Naturismo?

    Mas o naturismo é muito mais do que isso, como podem ver aqui abaixo
    Fonte: http://renuvar.pt/o-que-e-naturismo/
     
    CptRena e blade gostaram disto.
  2. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Boas,

    Antes de mais, sei que este pode ser um tema quente e por isso resolvi no primeiro post dismitificar conceitos e preconceitos ao indicar o que é naturismo (nudismo) e do que se trata.

    Para iniciar o debate deste tema, e sei que muita gente não gostará disto, e chama exibicionistas a essas pessoas, quando não tem nada a ver uma coisa com a outra.

    Um corpo nu é algo natural, trata-se da forma natural do nosso corpo sem qualquer acessório, e por isso não tem nada de sexual, pois o que normalmente acontece é as pessoas não estarem preparadas ou habituadas a ver os outros nus, e por isso olha para o corpo de outros com maldade, como quem olha para uma deliciosa ou horrorosa peça de fruta.

    O nudismo nada tem a ver, trata-se de aceitar o nosso corpo tal como é, e saber aceitar as diferenças entre corpos de forma respeitosa, com indiferença e aceitar o corpo nu, tal como é, apenas um corpo nu, e nada mais do que isso.

    Por vezes existem pessoas que têm uma grande falta de auto-estima, auto-confiança e excessivamente preconceituosa não apenas com o corpo dos outros, mas mesmo com o seu próprio corpo.

    A forma de nudismo permite não apenas nos libertar desses preconceitos, e passar-mo-nos a aceitar como são, como também permite que os outros nos aceitem como somos, com todas as diferenças de formas e tamanhos que nos corpos (especialmente nas zonas intimas) têm.

    Portanto trata-se de uma forma estar, sem qualquer conotação sexual, abrange todos os sexos e todas as idades, sem quaisquer preconceitos ou tabus, em que todos somos diferentes e iguais ao mesmo tempo.

    É praticado por todas as idades, sejam do sexo masculino, feminio, velhos, jovens ou crianças.
    As crianças em nada as afecta porque simplesmente foram educadas a lidar com o nudismo de forma natural, e por isso aceitam o estar nu, com perfeitamente tranquilidade e sem complexos.

    Infelizmente o que nos faz por vezes as pessoas ficaram retrógadas é esta mentalidade falsa puritana, em que o povo português é especialista, no deita abaixo, com patrocinio comercial, daquelas pessoas que são gordas, cheias de celulite, com partes intimas feias (pequenos problemas sexuais como fimoses no pénis ou labios interiores vaginais com tamanho acima da média, ou então pequenos pénis). Os nudistas ou naturistas para eles nada disso importa, pois são apenas pessoas que procuram viver em harmonia com a natureza.

    PS: Para ser-se nudista ou naturista, tens que aprender a amar o teu corpo e aceitar ele como é, e também aceitar o corpo dos outros tal como é, sem olhares ao outro com aquele olhar sexual.
    Já agora antes que saia as perguntas maldosas do estilo :

    " Mas os homens não ficam com uma erecção ao ver belas mulheres nuas ?"
    Resposta: Não, não ficam .... e o porquê já foi muito bem explicado acima no post
     
  3. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    E agora pergunto:

    1. Alguém aqui já praticou nudismo na praia, ou conhece pessoas que o pratiquem?

    2. Estaria interessadas(os) ou pensam algum dia fazer nudismo numa praia destinada para o efeito?

    3. Têm alguma preconceito, acham obsceno, ou sentem revolta por quem faça ?
     
  4. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Bom, eu só espero que a moderação tenha o bom senso de não apagar este tópico, pois seria de uma indelicadeza tremenda e desrespeitusa, não apenas porque pratica este tipo de actividade como pela pessoa que teve a coragem de criar um tópico interessante como este ......

    EDIT: Então ninguém tem uma opinião formada sobre o assunto ?
     
  5. blade

    blade
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Ago 2012
    Mensagens:
    272
    Local:
    grande lisboa (Best city in the world)
    Sei que existem praias de nudistas e parques de campismo tbm não só em portugal mas noutros países da europa, mas existem pessoas sobretudo mais idosos que não acham piada a isso porque foram educados a respeitar as regras.
    Isto é uma das coisas que nunca vai pegar :unsure: porque existe muitas pessoas em baixa forma :D mas irá continuar, o senhor aurélio é praticante?
     
  6. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro

    Meu caro, em Portugal tens 7 praias oficiais, em Espanha tens mais de 400 praias, em Itália também tens imensas praias, em Croácia igualmente, em qualquer país do sul da Europa onde o clima é mais convidativo tem mais praias do que Portugal. Arrisco dizer qualquer país civilizado tem mais praias nudistas do que Portugal.

    Já agora meu caro, o que mais vês em praias de nudismo (acho que em Portugal nem se pode falar bem chamar a isso praias de nudismo) são jovens casais a partir dos 30 anos, e depois casais mais adultos, e lamento informar-te mas as pessoas de idade ainda são das que mais fazem.
    Relativamente aos jovens, aqui em Portugal não é fácil, e mesmo lá fora o que se vê menos, mas isso é por diversos factores, apesar até dos jovens são muito mais liberais. O naturismo pratica-se em familia, quando se é educado assim, ou então quando te juntas com alguém e essas pessoas partilham intimidade, e não têm complexos em mostrar as partes intimas ao parceiro ....

    Já agora, explica-me lá o que é respeitar as regras !!!

    PS: Quando andaste na escola tomavam banho todos vestidos, não ??
     
  7. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Boas ,

    Parabens , Aurelio , pela tua coragem em colocar um topico destes !

    Para mim , desde que existam regras bem definidas , o naturismo e uma pratica como outra qualquer , quem gostar deve ter o direito de o fazer .
     
  8. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Segundo dizem parece que vivemos num país democrático, e parece que a maioria das pessoas votam em ideias progressistas, portanto sem grandes concepções moralistas e ideais liberais ! Nada mais mentiroso, os ideais politicos podem ter evoluido em relação a querer ver um país desenvolvido mas a mentalidade continua retrógada e cheia de enormes preconceitos, liberal para o que lhes convém e retrógada para determinadas áreas que continuam tabus !

    Se vivemos em liberdade deveriamos ter a liberdade de tomar certas atitudes ou comportamentos e podermos decidir aquilo que queremos para a nossa vida, e qual o estilo de vida que pretendemos adoptar.

    Portanto gostava de saber qual o mal das pessoas que pretendem fazer naturismo, poderem-no fazer ? Porque é que as pessoas parece que nunca viram um pénis, uns seios e uma vagina ?

    Independentemente de termos a liberdade, isso não nos dá o direito de ferir digamos o "embaraço" ou o "pudor" daqueles que entendem estar vestidos, e o mesmo acontece do lado contrário.

    Portanto é fundamental se criar zonas naturistas em areais grandes, e praias (normalmente em falésias) destinadas exclusivamente aos naturistas, que é aquilo que acontece normalmente por exemplo em Espanha.
    Não entendo como existe tanto preconceito e falso puritanismo em Portugal.

    Dificil entender esta mentalidade portuguesa, continuamos a ser um país do 3º mundo. Será que pensam que uma praia de nudistas é uma orgia gigante? Oh My GOD, Save Me !

    PS: Penso que os movimentos naturistas que têm travado árduas batalhas aqui em Portugal têm adoptado uma estratégia errada. Em vez de reinvindicarem direitos, deviam apresentar umas folhas de economia e finanças para mostrar o que rende o turismo de naturismo !
     
  9. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Para quem vive aqui no Algarve, existem duas praias oficiais: Praia do Barril e Praia Deserta ...

    Daquelas que conheço existem outras onde é habitual ver-se pessoas praticando naturismo, nomeadamente Trafal (perto de Quarteira), Ilha da Armona, Ilha da Fuzeta, Ilha de Tavira, e não me recordo de mais nada em especial ... mas existem muitas mais na zona Barlavento, onde é tolerado este tipo de actividade desde que fora dos centros.

    Presumo que tolerado, signifique não seres insultado ou levares uma surra :calor:

    Apesar das praias oficiais existentes creio que aquela onde existe maior harmonia , entre naturistas e não naturistas é na Ilha de Tavira (nem é oficial), onde não existem Voyers, e existem imenso respeito entre ambos.
    As pessoas despem-se logo depois do centro a poucos metros, e existe imenso civismo.

    Uma vez fui acompanhado por uma pessoa do sexo feminino comigo, cheguei era cedo, nada de nus, e depois de repente era só nus e nuas á minha volta. Por acaso senti-me envergonhado e embaraçado, mas por estar vestido, e elas não ....

    Tinha uns 16 anos, e apesar da tenra idade senti um enorme respeito, e a rapariga que estava comigo nem ligou por estarem nuas essas pessoas.

    Dificil entender certas mentalidades !

    Admira-me certa gente ainda frequentar ginásios e afins :huh::huh::huh:
     
  10. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Para acabar com a ignorância relativamente a este tema, destaco aqui este vídeo respeitante á definição do conceito de naturismo/nudismo, graças a uma longa entrevista feita pela Conceição Lino !
    Infelizmente existe gente que acha que Nudismo é uma "pouca vergonha", e outros que acham que uma praia de nudismo é uma "Orgia Gigante".

    Mas isto tudo tem a ver com a forma como somos educados, embora defenda que durante a puberdade deve ser evitado devido á insegurança que surge no nosso corpo !

    Contudo do mesmo modo que as pessoas vestidas não se sentem á vontade com pessoas nuas no meio, o inverso também acontece.

    Para educar as pessoas e exterminar tabus, fica aqui este vídeo (se o conseguir meter)

    [ame="http://videos.sapo.pt/w0VQFF7SlRRGqt7kSOkB"]http://videos.sapo.pt/w0VQFF7SlRRGqt7kSOkB[/ame]
     
  11. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    E sim já estive numa praia de nudismo ( quer dizer uma zona delimitada para o mesmo ), e já o fiz mas apenas quando estou sozinho, e sem presença de mirones (esses sim uma verdadeira praga).
    Por acaso há tempos o fiz e apareceram umas raparigas (na casa dos 20, quase 30) que também fizeram e estivemos bastante á vontade e até conversarmos um pouco.
    Pois certas coisas estão apenas na cabeça das pessoas ....
     
  12. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,087
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    Nada contra e até acho a europa bastante open mind nesse aspecto, nos USA quanto sei são mais segregados e mal vistos. o proprio brasil que estamos habituados a pensar como mais tolerantes são na verdade mais restritivos. os naturistas estão renegados para alguns campos vedados como a famosa encosta do sol e o topless pratica autorizada em todas as praias portuguesas e acho que na maioria da europa e proibido por terras de vera cruz
     
  13. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Os EUA têm um problema chamado Bipolaridade, tanto podes ter Estados ultra liberais, como podes ter outro estados ultra conservadores.
    Existem imensas praias oficiais ou toleradas, bem como espaços públicos e afins destinados para o efeito, e mesmo em zonas citadinas como São Francisco há bem pouco tempo também mas parece que agora apareceu ali um "Gay" assumido, que anda a tirar o liberalismo.
    Um bocado hipocrita não, alguém que durante tanto tempo lutou pelos seus direitos e reconhecidos a querer impor leis e limites. Um par de estalos seria pouco !
    Mas eu diria que deve existir pelo menos no mínimo umas 400 praias oficiais ...
    Mesmo assim consegue ser mais liberal do que nós, menos é dificil.


    Quanto ao Brasil, mais uma vez a hipocrisia ao mais alto nível (como detesto a sociedade), tens umas gajas que fazem depilação total, usam os mais pequenos bikinis do mundo, mostrando tudo menos os mamilos e a vagina, mas depois não podem tirar o resto.
    Mas eles têm um problema: chama-se religião extremista, são bues Deus para aqui, Deus para ali ...
    São um país enorme mas apenas têm 7 praias oficiaias as mesmas de Portugal !

    Em Espanha tens 400 oficiais (fora as outras), França, Alemanha, Holanda, Itália, Grécia são outros grandes exemplos .... de onde se pratica naturismo !
     
    CptRena gostou disto.
  14. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,087
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    Rapaz até tens razão, mas tens de ter calma, o naturismo mexe com vários elementos sensiveis as populações, existem várias praias onde tradicionalmente os naturistas se reunem e que são aceites mas não podes de um dia para o outro delimitar praias só para a pratica naturista.
     
  15. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Aqui no Algarve tens 3 praias oficiais neste momento: Deserta (faro), Barril (tavira), e Adegas (odeceixe). Supostamente deveria ter uma placa a assinalar mas parece que sumiram após a sua colocação, assim tem-se que contar os 500 metros que a lei obriga a ficar fora dos texteis (zona concessionada).
    Penso que o importante seria que quando uma praia é naturista (totalmente) estivessem á entrada da mesma colocada uma placa. Existem diversas aqui na zona Barlavento (zona rochosa) que poderia ter esse estatuto ! Na zona Sotavento as praias são enormes, algumas com mais de 4 km mas só com uma entrada e por isso todas elas poderiam ter uma zona delimitada para o efeito com uma placa a assinalar !

    O que mais me fascina no naturismo é aceitação do corpo (nosso e dos outros tal como é) e sobretudo a sensação de liberdade que nos dá .....

    PS: As Beatas e afins, falam em falta de respeito, mas falta de respeito é se criticar o corpo dos outros e troçar dos outros nas costas !
    Se o Naturismo rende-se uns belos milhões de euros, já tinha-se uma imensa quantidade de praias .... apesar dos esforços da FPN, esbarra quase sempre nos falsos puritanos das assembleias municipais !
     

Partilhar esta Página