1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Prática de Naturismo/Nudismo em Portugal

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Aurélio 27 Abr 2014 às 18:24.

1. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    sabes que nem toda a gente esta a avontade com o proprio corpo e gozar é uma maneira de afastar as atenções de si para o outro, o que queria dizer quanto a delimitação é que pode chegar-se a extremos e criar-se "guetos" a lei apenas devia dizer tipo que para fazer naturismo tem de se afastar x metros da praia principal e pronto. ca em cima há varias praias que são desde há muito usadas por naturistas e vai lá quem quer mas ja esta avisado pelo que é normal ver-se malta nua ou em fato de banho

2. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    As praias naturistas oficiais apenas existem para que haja uma protecção na lei, em caso de "confronto", não com as entidades policiais mas com a "gente estúpida" que por vezes aparecem em zonas mais pro nudistas !
    Contudo existe imensas praias toleradas de nudismo, particularmente no sul do país, primeiro porque são praias isoladas e dificil acesso, e por isso mesmo sem ser praias nudistas são sempre frequentemente utilizadas por Nudistas.
    Depois temos as praias com extenso areal em que é socialmente tolerável a pratica de naturismo, porque eles afastam-se da zona dos texteis, e por isso muito raramente há chatices, e sobretudo porque na maior parte são casais ...

Na lei diz que a zona de naturismo tem que ficar no minimo a 500 metros da zona concessionada.
    Concordo contigo, deveria bastar isso, mas já sabes que muita gente funciona conforme o pastor manda, e não conseguem pensar por si mesmas !

Até parece que estar-se nus em locais de banho (praia) é algum crime !

Eu faço naturismo há pouco tempo, ocasional o ano passado e há dois anos, e este ano aos pouco vou-me "libertando", e no outro dia estive a conversar com duas raparigas também nuas, e senti indiferença delas ao relação ao meu corpo e vice versa, e isso torna a experiência extremamente enriquecedora e libertadora.
    Acreditem ou não o facto é que ao ver a pessoa totalmente nua parece que o desejo desaparece, mas isso é conforme nos habituamos a ver os outros nus ou nuas.
    Mas para quem não faz nudismo ... é dificil entender isto !

3. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Sei que Portugal perde milhões de euros todos os anos por não ter as mesmas condições para o naturismo que há em Espanha.

Não pratico nem estaria à vontade para o fazer em locais com outras pessoas, mas respeito quem o faz e não me incomada. Lamentavelmente, são as mulheres mais velhas que aderem a esta prática no Algarve.

Tenho uma vizinha da Suíça que é praticante e já temos falado deste tema. Diz que em Portugal os portugueses têm medo de praticar mas no Algarve encontra tolerência e curiosidade, mas não preconceito. Esse existe entre portugueses, mas não em relação aos estrangeiros que são praticantes. Sei que as praias não podem ter concessões, o que é um entrave para o desenvolvimento deste tipo de turismo. Falta também marketing por parte das autoridades turísticas e dos empresários, há países que tentam captar praticantes de naturismo como Espanha mas em Portugal isso não sucede.

Em suma, além de ser um estilo de vida antigo -já no século XIX havia naturistas na Alemanha- é também um negócio e é uma pena que Portugal esteja a perder dinheiro para Espanha por não oferecer condições. Faltam concessões nas praias e publicidade, bem como mais áreas onde a prática seja legal, para tantas centenas de quilómetros de costa há pouquíssimas praiais deste tipo, e afinal há espaço para todos.

4. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Perdemos imenso dinheiro, na ordem das dezenas de milhões de euros, e somente o ano passado é que parece que a região de Turismo do Algarve estava a avaliar o potencial deste mercado.
    Tal como eles aconselham o naturismo deve ser feito por fases, não te atires de cabeça senão vais-te magoar :D . Vai para uma zona nudista e observa discretamente as outras pessoas nuas, e vê como te sentes. Depois mais tarde procura uma zona onde estejas completamente sozinho tira a roupa, e vê como te sentes.
    Depois aos poucos vai-te aproximando de uma zona onde estejam nudistas, e tira a roupa, vais ver que nem olham para ti, e depois tenta interagir um pouco com eles, mas só quando se sentires mais á vontade.
    Mas jamais tires a roupa perto de gente que não seja nudista, se senão estás completamente seguro, pois uma reacção menos natural de quem olha pode fazer com que nunca mais na vida tires a roupa.
    E não te preocupes com o tamanho e o formato elas (as raparigas ou mulheres) não ligam para isso, porque afinal são naturistas, logo estão acostumadas a isso ....

Infelizmente no Algarve a maior parte dos naturistas são casais a entrar nos 30 até quase aos 70 anos, estranhamente deveria ser ao contrário pois segundo dizem os jovens são mais liberais, estranho isto não ...
    Do mesmo modo encontro na grande maioria estrangeiros, a praticar.
    Por aqui que já li os portugueses parece que são quase "obrigados" a ir para Espanha para usufruir da sua condição o que é muito triste sinceramente, porque em Portugal apesar de existirem praias grandes, não existem praias verdadeiramente naturistas, apenas zonas delimitadas para o efeito, para além de não haverem digamos "Resorts" como existe em Espanha.
    Quanto ao investimento quando surge é Estrangeiro mas tudo em Portugal é feito a medo, e com anonimato devido ao preconceito !

E nas praias destinadas para o efeito as supostas placas que encontro nos sites naturistas portuguesas parecem ter sumido, não percebo porquê, por isso quase que se tem que contar os passos. É ridículo ...

Obrigado pelo teu comentário Frederico, e os pouquissimos comentários que este tópico tem tido reflecte isso mesmo, os imensos tabus e preconceitos que este tema ainda tem tido, quando o nudismo absolutamente nada de mal tem.

PS: Em sites da especialidade sugerem que existe na ordem dos 30000 a 100000 pessoas que praticam naturismo/nudismo em Portugal. Eu não acredito minimamente neste valor, pois falando em portugueses se ouver uns 10000 portugueses já será uma sorte !

5. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Pois eu acho que os poucos comentários que este tópico tem tido reflecte exactamente o contrário. Que este não é um assunto polémico, como tal ninguém andou aqui a discutir nada. Apenas algumas pessoas mais idosas, tacanhas ou beatas podem estar contra esta prática.

Não vejo o mínimo problema na prática de naturismo, nem me incomoda nada que esteja alguma pessoa nua numa praia.

Mário Barros gostou disto.
  6. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Ainda bem que pensas assim ...

7. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Na praia de Cacela Velha sempre houve naturistas e quem é da Manta Rota sabe disso, sucede que a zona desenvolveu-se, escreveram muitos artigos nos jornais e nas revistas sobre a praia da Fábrica e ficou na moda ir para a zona onde tradicionalmente iam os naturistas.

Conheço uma senhora na casa dos 50, que comprou casa na Manta Rota, e apresentou queixa à GNR porque viu pessoas nuas nessa praia. Ouvi dizer que tem havido mais queixas e o jipe da Guarda Marítima uma dia foi à praia, e andaram a ameaçar os naturistas com multa se não se vestissem. A minha vizinha estava lá nesse dia e assistiu à cena, e nunca mais foi a essa praia. Foi a primeira vez que sucedeu algo do género, há uns anos fora de época alta até era normal ver famílias estrangeiras e casais a fazer naturismo na Manta Rota, na zona principal da praia.

Mesmo até no Algarve a convivência nem sempre é pacífica.

8. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    A praia de Cacelha Velha está um bocado estranha parece ter duas barras e no outro dia vi lá algumas pessoas, que acredito estarem a praticar naturismo, e existe uma zona apenas acessivel por barco. A zona que falas é uma extensão da praia da Manta Rota que nesta altura é calma mas depois do Verão
    e muito mais frequentada. Eles (os naturistas) chamam de praia do Anção.

Menos uns que vêem para essa praia e gastam dinheiro na Manta Rota.
    Quanto a mim nunca mais me vêem nessa praia, a zona está transformada numa estância de férias, gente que nem do Algarve é .. e vem para aqui, e acham que isto é deles. Essa "senhora" pertence a essa corja porque se fosse de cá não faria, porque toda a gente sabe que naquela zona é frequentada por naturistas .....
    Pertence àquelas que nunca viram um homem nu, temos pena ....
    Neste momento com a enorme influência que existe nessa zona eu recomendo vivamente não fazer naturismo nessa praia no Verão ......

Mesmo até no Algarve a convivência nem sempre é pacífica.

9. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Ca no Norte havia uma praia na Povoa Varzim que se fazia naturismo , mas desde que o pessoal da aldeia mais proxima foi para la ameaca -los , poucos se aventuram agora a fazer .

Ca no Norte e tramado para isso , quem fizer naturismo arrisca -se a levar . . .

Mas os mesmos que se armam em puritanos sao os mesmos que depois pela calada vao de binoculos ver se vem alguma coisa , eu ja cheguei a ver isso . Patetico !

CptRena e Mário Barros gostaram disto.
  10. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Penso como já disse o Frederico atrás é a falta de divulgação por parte das entidades turísticas que leva a que se perca milhões de euros na ausência destas práticas por cá, mas mais fundamental é legislar primeiro antes de divulgar claro, há já em Portugal algumas zonas declaradas até para várias orientações sexuais, essencialmente na margem sul do Tejo, agora como delimitar tais zonas não sei, mas a verdade é que na cultura de quem vai para lá já sabe onde estão mais ao menos os limites.

Em Portugal até por volta dos anos 60/70 o corpo era sagrado, o próprio despir para actos médicos ou mesmo operar certas partes do corpo era quase uma profanação, havia inúmeros mitos de regiões onde não se devia tocar, mas felizmente tudo isso mudou, a televisão e as revoluções culturais nos anos 80 no que toca ao corpo a cultura da praia e do bikini levaram a que se evoluísse muito na nudez, mais tarde ou mais cedo acabará por se legislar tal prática, pois cada vez mais tudo é "natural" e as modas continuam a encurtar cada vez mais as roupas que se usam :p tanto na praia como no resto.

1927

Anos 60/70.

Daqui pra frente já todos sabemos como foi :p.

CptRena gostou disto.
  11. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Isso no Norte foi na praia da Estela, tem lá perto um campo de golfe, conheço quem vá lá jogar. Recordo-me bem de ler na comunicação social, que havia populares da zona que iam para a praia ameaçar os naturistas. Nunca fui à praia mas já estive no campo de golfe e nota-se ao longe que é praia isolada e afastada pelo que não deveria haver estas confusões, há espaço para todos.

Mario faltam áreas concessionadas, praias naturistas com direito a bar, WC e vigilância, isso em Portugal ainda não é permitido. Por exemplo, se alguém for para a praia naturista do Barril e tiver algum problema no mar o vigilante mais próximo está quase a 1 km...

Faltam também estruturas de apoio às praias para os turistas ficarem instalados, isso também não existe...

A praia de Cacela Velha foi estupidamente destruída com uma barra aberta artificialmente há uns 3 ou 4 anos. Agora o mar está a destruir a península arenosa e a avançar sobre a ria, ali nunca existiu barra, esta esteve sempre no Alacém a alguns quilómetros de Cacela Velha.

Aqui na zona de Tavira nunca houve preconceito por parte dos locais para com os naturistas, quem faz queixas e cria controvérsia são pessoas do Norte do país que compram segunda habitação aqui na zona.

Aliás, é sintomático que todas as praias naturistas oficiais estejam no Sul, não há nenhuma no Litoral Norte.

12. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Existe somente uma praia com apoios e nadador salvador, salvo erro é somente no mês de Agosto. Obviamente essa praia o nadador está vestido.
    Quanto a não ser permitido, não se trata disso, não existe nada que proiba, é somente uma questão mesmo de vontade. A praia das Adegas em Odeceixe é unicamente naturista e muito frequentada por naturistas durante o Verão e como disse tem apoios e nadador salvador.

Se falas em infraestruturas naturistas elas não existem em Portugal, ao contrário de Espanha (Espanha enche os bolsos), contudo os naturistas podem aproveitar perfeitamente os hoteis e andarem nus nos quartos :D

Reparei que me pareçeu claramente aquilo um bocado estranho quando estive em Cacela, penso até que brevemente o mar vai visitar Cacelha Velha. Não deve tardar muito a voltar a vir um Inverno a sério por cá.

Pois não querem que ocupem a estância de férias deles. Na praia do Barril ainda ontem texteis e naturistas estavam mesmo ao lado uns dos outros, e as pessoas a darem a sua voltinha e ninguém ficava escandalizado. Estava muito frequentado por naturistas como ainda não tinha visto este ano ....

Não sei se já foste á Praia Grande entre Pêra e Albufeira, mas é uma praia muito partilhada entre texteis e nudistas, na maior parte dos frequentadores são estrangeiros, a convivência é e sempre foi pacifica ....
    Os naturistas há muito tempo que tentam legalizar aquela praia, mas ás vezes penso serem um bocado ingénuos nas suas pretensões. Tentam apresentar um relatório mostrando o numero de frequentadores naturistas, quando devia era mostrar o dinheiro que os naturistas gastam na zona, e quando podiam ganhar mais se fosse legalizado. Tá mal ..... esta gente quer é tacho !

13. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Já agora dei uma valente caminhada á praia de Tavira (ilha de Tavira ... a chamada 4 águas) e foi a pior praia que já vi este ano .....
    Lixo por todo o lado, canas paus, águas e afins .... tudo ali ... Uma grande zona concessionada e quase sem lugar para chapéus de sol e nudistas nada nem sequer um Top less.

Frederico ainda tens visto nudistas nos ultimos anos aí nessa praia. Lembro-me de antes ir e imensos nudistas logo a seguir á zona concessionada ... mas dava-me a ideia que a praia era bastante maior antigamente ....

14. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Quando andava no Secundário recordo que essa praia das Quatro Águas, que é a zona a oeste da praia da Ilha de Tavira era conhecida como zona de naturismo, estou há muitos anos no Porto por isso não sei se ainda é zona naturista.

Pelo que sei as zonas do sotavento com fama de praias naturistas são: Cacela Velha, Quatro Águas, Barril, Armona e Deserta.

Acho que no Algarve haveria condições para que quase todos os concelhos com costa tivessem a sua área naturista legalizada, este tipo de turismo tal como outros tipos de turismo, como o ambiental, nunca foram prioridade, e Espanha acaba por ficar com o dinheiro.

15. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Na década de 90 até quase ao final da mesma, nem sequer havia praias naturistas e eu via raparigas nuas com os namorados em quase todas. As que via mais era: 4 Águas, Barril, Fuzeta, Cabanas de Tavira, ect ....
    Contudo começei com problemas de auto-estima e deixei de ir á praia.

Neste momento sei que na Deserta, Armona (nunca fui), Barril se faz naturismo .... nas outras não sei !

Na zona Barlavento tens verdadeiros tesouros por descobrir, pois nem fazes ideias da autentica caça ao tesouro que se tem que fazer no Algarve. Existe uma em que até que contar os passos para achar a praia...:D

CptRena gostou disto.

Partilhar esta Página